Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Logo mais à noite a equipe do Potiguar de Mossoró enfrentará o Bahia pela Copa do Brasil. A partida será no estádio Nogueirão, às 20h, com transmissão pelas rádios Difusora, RPC e Abolição FM.

Se depender da imprensa baiana, a equipe do Potiguar já pode ir arrumando suas malas. Matéria publicada no jornal A Tarde diz que o histórico das equipes baianas em relação às nossas é o melhor possível, além do mais, o Potiguar sofre com a eliminação do Estadual. Leiam a matéria:

 

Sem tirar o respeito aos irmãos nordestinos, mas, pelo menos na Copa do Brasil, o Bahia atuar na terra potiguar é sinônimo de classificação, sem dificuldades. E a torcida tricolor espera que o gramado do Rio Grande do Norte continue rendendo bons frutos no confronto desta quarta-feira, 4, contra o conturbado Potiguar, na cidade de Mossoró.

 

Na competição, iniciada em 1989, o Bahia nunca perdeu para um potiguar. Só foi triunfo e só levou um gol ao longo dos confrontos no certame. A primeira foi em 2001. O Esquadrão de Aço goleou o América do Norte, em pleno Machadão, por 4 a 1, suficiente para eliminar o time de Natal na partida de ida, pois fez mais de dois gols de diferença.

 

O América ainda perdeu em mais duas oportunidades quando enfrentou a turma baiana. Na Copa de 2002, o Dragão se rendeu ao Super-Homem, que venceu novamente em Natal, por 1 a 0, e goleou na partida de volta, por 3 a 0. O representante baiano ainda eliminou, também na partida de ida, o Corinthians de lá, por 2 a 0, no mesmo ano.

 

E outro aspecto ainda ajuda na classificação, quem sabe antecipada, do Bahia. O Potiguar vive uma crise após a eliminação do Estadual e com muitas dispensas programadas. Mas também pode atrapalhar, pois a Copa do Brasil será a única competição do ano para o ‘time macho’, como é conhecido o representante de Mossoró. Com isso, vão atuar no tudo ou nada, sem poupar fôlego.

 

O time tem um elenco limitado, mas conta com o retorno de três peças importantes. A  primeira é na zaga, com Rumennig. No meio, o técnico Miluir Macedo vai contar com Max e Ricardo Lima.

 

Obrigação –  Com tantos números a favor, não terá desculpa do técnico Alexandre Gallo sair com um mal resultado de Mossoró. O comandante alegou que muitos titulares estavam com problemas de condicionamento físico, poupando sete na derrota de 2 a 0, no último domingo, para o Colo-Colo. Agora deve estar todos bem com o descanso.

 

Para Gallo, não existe obrigação, mas vencer é a meta. “Independentemente se poupamos, vamos atrás é da vitória”, assegurou. Gallo ainda tem dúvidas no time. Marcone e Patrício brigam pela lateral direita, enquanto Ananias está gripado e pode ceder lugar para Hélton Luiz.

 Nesta terça-feira, 3, o Bahia anunciou um zagueiro para suprir a ausência de Alison, machucado. Evaldo vai defender o tricolor este ano. O atleta de 26 anos atuou em 2008 no Santos e Coritiba. Começou a carreira na Portuguesa.

01 – BRASIL NÃO PARTICIPOU DA FESTA – Ontem li um interessante texto do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, onde ele conclui que o Brasil não passa pela crise, pois não participou da bonança econômica vivida pelos norte-americanos. Diz mais ou menos que se o Brasil não bebeu não pode ter ressaca. Nos anos anteriores à crise, os moradores dos EUA tiveram fácil acesso ao crédito, o que os permitiu comprar casas boas e carros bons pagando pequenas prestações. Além do mais, o consumo de bens e serviços alcançou níveis nunca dantes visto. A família americana viveu anos de fartura e bonança, pagando agora pelos excessos de consumo. No Brasil, por outro lado, o governo decidiu por fazer poupança.

São como duas pessoas que recebem o mesmo salário, mas uma o gasta inteiramente e a outra prefere guardá-lo.    

 

02 – ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Da série “A Ciência Desdiz”: Nada comprova que beber dois litros de água por dia faz bem para a saúde.

 

03 – ACIDENTE DE TRABALHO – Três jovens advogados se reúnem e abrem um grande escritório. Dois deles estarão logo mais à noite no programa Conheça seus Direitos (TV Mossoró às 20h) tratando de acidente de trabalho. São eles, Jonas Segundo e Iata Fernandes. Para ver o site do escritório destes jovens e competentes causídicos clique aqui. Na apresentação do programa, o competente jornalista Marcos Antônio. Nos bastidores, o advogado Fransueldo Araújo socorre, por telefone, aqueles que ligam para saber de assuntos referentes a outros temas.  

 

04 – HERVAL – Neste mês de março o juiz de Direito Herval Júnior se ausentará do programa Conheça seus Direitos. Como já dito aqui e alhures, ele está exercendo a função de desembargador, em substituição a Cláudio Santos, que goza férias.

Um detalhe curioso é que na semana passada o juiz Herval Júnior proferiu polêmica decisão em desfavor dos bancos mossoroenses, obrigando-os a fornecer bebedouros, sanitários, entre outros serviços. Um suposto recurso dos bancos poderá cair nas mãos do agora Desembargador Herval Júnior. No caso, deve ser aplicado o art. 134, III, do Código de Processo Civil, que, nesse caso, o obriga a passar o “caso” para outro desembargador.

 

05 – TIO COLORAU ENTERTAIMENT – No filme Aos Olhos do Inimigo *** (2008), quatro perigosos presidiários fogem durante uma transferência e um deles se esconde numa casa onde há apenas uma deficiente visual, que passa a sentir a presença do meliante e imagina meios de avisar à polícia.

 

06 – DA ASSESSORIA – O vereador Lairinho Rosado (PSB) apresentou o Projeto de Lei 003/2009 que disciplina a celebração de contratos entre a Prefeitura de Mossoró e empresas prestadoras de serviços. A proposta prevê que fica proibida a contratação ou relação comercial por parte do poder público municipal com empresas que estejam envolvidas em casos de trabalho infantil ou que desrespeitam a legislação relacionadas a contratação de adolescentes.

Na proposição o parlamentar defende que a Prefeitura de Mossoró fica impedida de manter contrato com empresas comprovadamente envolvidas em casos de trabalho infantil ou que tenham sido autuadas por cometer o crime nos últimos três anos.

No que se refere aos adolescentes, para firmar contrato com a Prefeitura de Mossoró as empresas não podem desrespeitar as normas previstas na legislação ou que tenham infligido as normas de saúde, segurança e que tenha impedido a freqüência escolar.

 

07 – CASSAÇÃO – Por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou na madrugada de hoje o mandato do governador do Maranhão, Jackson Kleper Lago. A fila andou…

 

Ouvindo THE MORE YOU IGNORE ME, THE CLOSER I GET, com MORRISSEY, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *