Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

 – Muito do que nossos professores dizem em suas aulas, sobretudo nos ensinos fundamental e médio, não correspondem a realidade. Na maioria das vezes a mentira não se origina no professor, mas nos próprios livros didáticos. O blog Tio Colorau, plural, traz agora uma série de mentiras ensinadas nas escolas:

1 – A Amazônia não é o pulmão do mundo. Sua cobertura vegetal lança por ano 2,5 bilhões de toneladas de oxigênio na atmosfera, o que corresponde a 15% do total. As algas espalhadas pelos oceanos lançam 13,5 bilhões de toneladas de oxigênio. Alguns cientistas brasileiros, como Pedro Dias (USP), chegam a dizer que a quantidade de oxigênio liberada pela Amazônia é desprezível.

2 – O físico Isaac Newton não descobriu a Teoria da Gravidade quando uma maçã caiu na cabeça dele. Não foi uma espécie de estalo, como fazem crer. A teoria foi criada após muita reflexão, pesquisa e estudo. Da forma como é ensinado, dá a entender que Newton nunca havia pensado no assunto. Ocorre que os professores não possuem informações suficientes sobre os estudos de Newton, então encontram um subterfúgio na história da maçã.

3 – Pedro Álvares Cabral não descobriu o Brasil. Já é quase consenso entre os historiadores que o primeiro não nativo a chegar ao Brasil foi o português Duarte Pacheco, em 1498, dois anos antes de Cabral. O documento que comprova a chegada de Pacheco em 1498 é o Esmeraldo de Situ Orbis, descoberto apenas no final do século 19 pelos historiadores.

4 – O átomo não é formado apenas por elétrons, prótons e nêutrons. Tal constatação foi feita pelo físico Rutherford, ainda no início do século 20, o que a deixa obsoleta. Hoje cientistas já identificaram partículas menores dentro do átomo, como quarks, léptons e glúons.

5 – As águas dos rios e açudes não são doces. Elas, assim com as do mar, também são salgadas, pois possuem sais, contudo, em concentração bem menor que a água dos oceanos.

6 – Os grupos armados que enfrentaram a ditadura no Brasil nos anos 60 não lutavam pela democracia. Grupos como o MR-8 queriam implantar a “ditadura do proletariado”, ou seja, queriam apenas trocar a classe dominante, mas mantendo a ditadura. A autocrítica é feita por muitos ex-guerrilheiros, inclusive o hoje deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ).

7 – A plebe não representa necessariamente a pobreza. Na Roma antiga havia os patrícios e os plebeus, aqueles representavam as autoridades e estes englobava o restante da população, como artesãos, comerciantes e agricultores, muitos deles bem ricos.

Os esclarecimentos acima servem para despertar em você o senso crítico. Não acredite em tudo que lhe dizem, isso vale para todos os momentos de sua vida. Procure pesquisar e se reiterar de tudo que você escuta, olha e lê.

OBS. Post feito com base em matéria publicada na mais recente edição da revista mensal Mundo Estranho.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *