Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

01 – No início do Século XX, lá pelo ano de 1910, Assis Chateaubriand tinha 17 anos e iniciava sua vida jornalística como articulista de um pequeno jornal em Recife. Nesta mesma época, havia uma contenda de titãs envolvendo os escritores José Veríssimo e Sílvio Romero. Ambos inclusive escreveram livros unicamente para atacar o desafeto (sugiro até que comprem estes livros aqueles que gostam de atacar mas que não tem cacife).

Chatô, esperto desde menino, viu naquela contenda a oportunidade de levar seu nome para todo Brasil. Sua intenção era entrar na briga mesmo sem ser chamado e, uma vez brigando com um grande, poderia ter seu nome difundido quando da resposta do ofendido.

Com essa ideia, Chateaubriand publicou cinco longos artigos, no Jornal Pequeno, criticando o escritor Sílvio Romero. Os artigos foram transformados em um livro e este foi entregue anonimamente ao ofendido, no Rio de Janeiro.

Chatô então passou a esperar ansiosamente o revide de Sílvio Romero, o qual lhe traria fama e publicidade.

Grande foi a decepção do incipiente jornalista quando o revide veio apenas em duas linhas e ainda assim sem menção direta a qualquer nome. Escreveu sabiamente Sílvio Romero:

 

“Condeno-o ao perpétuo desprezo, que é o que merece a audácia de um aspirante da literatura. Jamais me ocuparei da sua pessoa ou de seus fracassados pendores críticos e literários”.

      

Assim, em duas linhas, Sílvio Romero revidou um livro inteiro.

Este foi o início, não exitoso, de Chateaubriand no jornalismo. Anos depois, contudo, ele se tornaria o maior jornalista do Brasil.

Trouxe este caso apenas para mostrar como a prática antiga de atacar pessoas mais qualificadas e de maior “audiência” com objetivo de ganhar visibilidade são usadas com freqüência até hoje.

Sabiamente faz quem age como Sílvio Romero.

 

02 – TIO COLORAU ENTERTAINMENT – O jornalista Mário Gérson indicou e eu assisti ao filme Os Segredos de Beethoven **** (2006), uma película muito boa, que mostra um pouco da vida e da obra deste grande compositor. Mostra que ele tinha um temperamento bastante difícil, o que praticamente inviabilizava sua vida em sociedade. Outra curiosidade retratada no filme é a surdez de Beethoven, a qual não o impediu de criar suas obras.

 


 

O nacional Entre Lençóis * (2008) é quase um filme pornô. O filme se passa exclusivamente num quarto de motel, onde um casal transa e conversa, transa e conversa, transa e conversa… apenas isso. Com Reynaldo Gianecchini e Paola Oliveira.

 


 

A comédia Segurando as Pontas ** (2008) mostra dois viciados em droga fugindo da polícia e de um grande traficante, tudo porque eles descobriram e estão de posse de uma erva especial.

 


 

No suspense policial Sob Controle *** (2008), dois agentes da FBI investigam um crime bárbaro ocorrido numa pequena cidade. A suspeita recai sobre os policiais locais, sabidamente corruptos. Há enorme tensão entre os agentes e estes policiais. No fim vem à tona uma verdade bem diferente.

 


 

No nacional Estômago **** (2007), sugerido por Stênio Muniz, um nordestino chega a São Paulo e logo descobre sua aptidão para a cozinha. Inicialmente vai trabalhar numa lanchonete pequena, mas logo consegue colocação melhor. Sua aptidão lhe abre várias oportunidades, inclusive na penitenciária.

 

Com exceção de Os Segredos de Beethoven e Estômago, os demais filmes são bem fraquinhos. Não tive sorte com minhas escolhas neste fim de semana.

 

03 – CRÍTICA CONSTRUTIVA – Alô, senhor responsável pelo setor comercial da FM Resistência, a publicidade exagerada da Vaquejada do Parque Porcino Costa está surtindo efeito contrário. Quatro ou cinco pessoas já vieram me dizer, inclusive sugerindo que eu escrevesse aqui, que deixaram de ouvir a FM por que não suportam mais a exagerada publicidade da citada vaquejada.

Disse um deles que dos 60 minutos do programa FM 7 Horas, aproximadamente 40 é dedicado a publicidade em geral, e boa parte deste espaço é preenchido com os insistentes anúncios da vaquejada. 

“Daqui até a vaquejada somente ligarei a FM 93 no horário do Observador Político. Não suporto mais”, disse-me uma das pessoas com quem este blog teve contato.

Antes que me ataquem, esclareço que escrevo esta nota como um ouvinte da rádio. Opinião esta compartilhada por outros ouvintes. 

 

04 – CONHEÇA SEUS DIREITOS – Na edição de amanhã do programa Conheça seus Direitos, o advogado Lindemberg Lima tratará de formas legais de cobrança e inclusão do nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito. Na apresentação, o jornalista Marcos Antônio. Das 20h às 21h, na TV Mossoró.

 

05 – JÚRI – Começará daqui a pouco, às 8h, na Câmara Municipal de Governador Dix-sept Rosado, a primeira sessão do Tribunal do Júri deste ano. Irá a julgamento o processo n.º 140.08.000004-4, em que Carlos Augusto Rodrigues da Costa é acusado de assassinar, no dia 17 de setembro de 2007, o autônomo Arenilson Antônio de Paiva. Os dois teriam discutido por causa de um cigarro que a vítima negou ao pai do acusado. O fato ocorreu num bar localizado na rua Manoel Joaquim. A defesa caberá aos advogados Francisco de Assis, Abraão Dutra e José Galdino.

 

Ouvindo ZÉ QUALQUER E CHICA BOA, com JESSIER QUIRINO, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *