Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

01 – APRESENTEM-SE – Desde o dia 19 de março, quando critiquei neste espaço um vídeo produzido pelos alunos de Comunicação Social da UERN, habilitação em Publicidade, alguns estudantes vêm rebatendo meus argumentos, dentro do direito que lhes assiste a Constituição Federal. Pessoas sérias como Cezar Alves, William Robson, Igor Rosado, entre outros, trouxeram suas opiniões acerca do assunto, sempre discutindo no campo das ideias.

Eis que surge o radialista da FM 105 e acadêmico de Jornalismo, Allan Erick, focar seus argumentos no meu tipo corpóreo. Segundo ele, por eu ser gordo não mereço contra-argumento. Pode? Diz ele que o “Tio Colorau” deveria se chamar “Tio Hipopótamo”, ante minha compleição física.

Não entendi bem o argumento, até porque não conceituo ninguém com base na cor, peso ou qualquer outra característica estética. Não sei o que é isso, talvez por nunca ter cursado Jornalismo na UERN.

Impressiona-me que o radialista citado o faça, até porque ele se apresenta como um socialista, comunista, defensor de Chávez, da igualdade etc. Um radical que agora descubro não possui raízes. Surgiu numa onda qualquer, sem saber o que estava fazendo. Aliás, o que esperar de alguém que está no rádio unicamente por ser sobrinho de uma diretora de lá. “Está desempregado meu sobrinho? eu arrumo um emprego lá na rádio pra você”.

E lá Erick continua, criticando o sistema, mas se aproveitando do apadrinhamento. Será que o padre Sátiro, responsável pela rádio, sabe que um de seus locutores anda por ai atacando pessoas?

Após ele me ACUSAR de ser gordo (como se isso fosse crime), entendi o porquê de ele veicular insistentemente na rádio que ele afirma ser o manda-chuva, músicas do cantor mossoroense Cezôca. Quem já ouviu a FM 105 sabe que de cada 10 músicas veiculadas no programa de Allan Erick, 11 são do citado cantor. Cezôca, protegido de Allan, é alto, magro e de olhos claros, tem então a compleição física admirada pelo apresentador Allan Erick. (Dias atrás o colunista Walter Fonseca também escreveu sobre o excesso de “Cezôca” no programa de Allan, levantando algumas teorias)

Com tamanho espírito segregador, imagino este rapaz quando do exercício do jornalismo. “Estamos aqui com o pançudo tal”, “entrevistaremos agora o aleijado Fulano”, “ontem, o careca Beltrano” e por ai vai.

Minha esposa opinou no sentido de eu não rebater a ACUSAÇÃO de ser gordo que me impôs o radialista Allan Erick, mas, como não sou Sílvio Romero, não sei ficar calado e não me refuto de apresentar meus argumentos para qualquer pessoa, inclusive quem caiu na imprensa de pára-quedas e hoje reclama dos que caíram de pára-quedas. Pode?

Fico a imaginar se esta é a opinião pessoal do citado radialista ou se ele representa o que é ensinado nos bancos da UERN.

 Por fim, cabe aqui a pergunta: O que você acha do cara que respeita um homem com base no seu porte físico, elogiando os saradões e criticando os gordos (como eu)?

Repito, como diz Otavinho, é lamentável e é triste, mas é a pura realidade. Para Allan, só tem vez os saradões e os esbeltos, como “Cezôca”, seu protegido. É esse o jornalismo que este rapaz pretende aplicar em Mossoró? Ainda acham que os “práticos” os temem. Santa inocência.

Sou gordo, tenho o meu espaço. Sou gordo e gosto de mulheres. Sou gordo e tenho muitos amigos, independentemente de serem gordos, magros, altos, baixos, azuis, amarelos etc. Afinal, homem deve reparar em corpo de mulher, não em corpo de marmanjo. Né não?

Quanto mais esta turma fala, mais se vê o quanto são despreparados. Por que no te callas?

 

02 – ESTÃO BANALIZANDO A PRISÃO – Dos mais pobres aos mais ricos, muitas pessoas estão sendo presas em desacordo com as regras constitucionais e processuais. Prisão antes da condenação só deve existir em casos específicos, onde o acusado está ameaçando testemunhas, destruindo provas e tem mostrado intento de fugir.

Quando o preso é alguém de posse, como diretores da Camargo Correia, a grande imprensa trata logo de defendê-los, não o fazendo quando Franciscos e Josés são custodiados preventivamente, ou, para usar a expressão popular, trancafiados.

O erro reside apenas na não defesa dos presos pobres, mas em relação ao exagero das prisões a crítica é certíssima. Muitas pessoas são presas sem nem ao menos saber por que. Eram investigados, tinham conversas e a vida monitoradas, sem nem ao menos saber do que se trata.

O cidadão comum vê as “manchetonas” das prisões e as associam a condenações, penas etc. Quando dias depois veem os presos sendo liberados ficam indignados com a impunidade. Cria-se assim uma falsa sensação de injustiça. O que ocorreu, não sabem, foi que a prisão se deu em desacordo com a legislação, por isso foram liberados dias depois.

Não há dúvida de que a atuação da Polícia Federal, prendendo a três por quatro, tem conotação midiática e política. O governo Lula da Silva quer vender a falsa ideia de que é o governo que mais combate a corrupção. Ora, apontem um só preso pelo governo Lula que ao final foi condenado e se encontra preso. Você não encontrará.

Quanto ao governo FHC, ele não saiu prendendo a torto e a direito, mas posso citar o juiz Nicolau dos Santos, que até agora se encontra preso.

Para o governo Lula, o que importa é quantidade, não qualidade.

 

03 – TIO COLORAU ENTERTAINMENT – O filme Casanova **** (2005), como o próprio nome sugere, traz a vida boemia de Giacomo Casanova, aliando ficção e realidade. Mostra sobretudo a perseguição que ele sofreu da Igreja Católica, que o acusava de cometer crimes contra os costumes, sobretudo por fornicar em demasia. A película, que tem pitadas de humor, retrata um Casanova que vivia fugindo de maridos traídos e da igreja, usando para tanto nomes falsos e outros truques. Com Heath Ledger.

 

04 – FÓRMULA 1 – Largando da pole position, o inglês Jenson Button venceu de ponta a ponta ontem a prova de abertura do Campeonato Mundial de Fórmula 1, o Grande Prêmio da Austrália, no circuito de Melbourne. O brasileiro Rubens Barrichello ficou na segunda colocação, garantindo a dobradinha da Brawn após um acidente na penúltima volta entre Sebastian Vettel, da Red Bull, e Robert Kubica, da BMW Sauber.

O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, herdou o terceiro lugar de Jenson Button, que ultrapassou o atual campeão durante a entrada do safety car e foi punido com 25 segundos, saindo da zona de classificação.

 

05 – SELEÇÃO BRASILEIRA – Saiu barato para o Brasil o empate em 1 a 1 com o Equador, ontem à tarde, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito. Acuada e sentindo os efeitos dos 2.850 metros de altitude, o Brasil pouco criou e só não saiu derrotado porque o goleiro Júlio César estava inspirado. Os donos da casa “bombardearam” o time canarinho. Foram 33 chutes em gol, mas o empate só foi sair aos 44 minutos.

Com o empate, o Brasil foi a 18 pontos e perdeu duas posições nas Eliminatórias à Copa da África do Sul para a Argentina e Chile (19). Caiu para o quarto lugar. O líder é o Paraguai, com 23 pontos, enquanto o Equador soma 13 e é o sétimo colocado. Quarta-feira, no Beira-rio, o  adversário será o Peru.

 

06 – TIO COLORAU NO MEIO DO MUNDO – O blogueiro e economista Carlos Escóssia escreveu suas impressões sobre a reunião da equipe econômica do COPÃO, ocorrida na última sexta-feira à noite no Carlos Bar. Leia aqui.

 

Ouvindo TOCANDO EM FRENTE, com RENATO TEIXEIRA, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *