Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

A sociedade deveria entender que quem quer penalizar o direito de opinar, de se informar ou de pensar é que deveria ser penalizado”. (Medeiros de Abreu).

 

01 – O deputado federal Fábio Faria (PMN) apresentou à Câmara Federal Projeto de Lei que prevê a redução no consumo de combustível por veículos automotores fabricados em território nacional e a conseqüente queda na emissão de gases poluentes. Segundo o projeto, esta é uma forma de reduzir o alto custo ao ambiente e à saúde pública gerado pelo automóvel, já que o consumo de combustíveis fósseis é um dos responsáveis pelo aumento dos chamados gases do efeito estufa.

“O objetivo do projeto é reduzir, num prazo razoável, o consumo médio da frota de veículos que circula no Brasil, reduzindo, por consequencia a poluição do ar”, afirma Fábio Faria. Conforme o projeto, as indústrias têm até 2019 para reduzir o consumo médio dos novos veículos por quilômetro rodado em 40%, seguindo a determinação de diminuição escalonada deste consumo.

Os automóveis fabricados a partir de 2013 já devem registrar redução de 10% no consumo de combustível; aqueles produzidos em 2015 devem ter redução de 20% e a indústria automobilística terá que reduzir em 30% o consumo dos veículos fabricados a partir de 2017. (Release)

 

02 – FÓRUM – O novo fórum da Comarca de Governador Dix-sept Rosado já está em fase de acabamento. A previsão é que o prédio seja entregue até o final de maio. Com uma grande estrutura, que compreende várias salas, estacionamento próprio e sala para Tribunal do Júri, o novo fórum contribuirá para um melhor desenvolvimento do trabalho do Judiciário e um atendimento ao público mais humanizado.

 

03 – CORRIQUEIRO – No último dia 02 de março, o presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira (1939-2009) foi assassinado e esquartejado por soldados do seu próprio exército. É o 17º presidente africano assassinado nos últimos cinquenta anos. Já virou rotina. Outros casos: Sylvanus Olýmpio (Togo), Anwar El Sadat (Egito), Ahmed Abdallah (Comores) e Laurent Kabila (Congo).

 

04 – DESFECHO – O repórter fotográfico e jornalista Cezar Alves (DeFato), percebendo que a imprensa policial geralmente divulga apenas o fato, “esquecendo” seu desfecho, sugeriu que a editoria de polícia do jornal em que trabalha também levasse ao leitor o resultado final da apuração de cada crime, o que deverá ser feito através de pesquisa nas varas criminais. As primeiras matérias neste sentido já foram feitas. De parabéns o nobre jornalista pela iniciativa. Antecipo, contudo, que haverá muita decepção/indignação por parte dos leitores. Acompanho de perto o Judiciário e vejo que autores de crimes violentos respondem por seus atos pagando cestas básicas e prestando serviços a comunidade.  

 

05 – LEI DE MURPHY – Em 1949, o engenheiro Edward Murphy, indignado com a sucessão de erros durante um teste feito por um empregado, sapecou: “Se há dois jeitos de fazer algo, e um deles resulta em desastre, este rapaz vai fazer do jeito desastroso”. Na época, um circunstante ouviu a frase e a transformou em “Se algo pode dar errado, vai dar errado”, divulgando-a depois. Essa lei do pessimismo vigorou por muitos anos, alicerçando livros e teses, sem que seu autor fosse conhecido, o que se deu apenas nos anos 90, através de uma pesquisa feita pelo jornalista Nick Sparck para descobrir quem era o Murphy da Lei de Murphy.

 

06 – BAÚ DA IMPRENSA – Os primeiros jornais a circularem no Brasil não traziam reportagens, mas apenas artigos escritos por pessoas do naipe de Monteiro Lobato, Alceu Amoroso Lima, Capistrano de Abreu e Afonso Taunay. A primeira reportagem foi publicada n’O Jornal, de propriedade de Assis Chateaubriand, com a manchete: “Haverá uma Atlântida Brasileira?”. Tratava-se de uma teoria lançada pelo etnólogo inglês Percy Fawcett de que havia uma civilização perdida no meio da Amazônia. Chateaubriand implantava assim, na imprensa brasileira, um modelo que vinha fazendo sucesso nos EUA.

Assis Chateaubriand comprou, no dia 30 de outubro de 1924, seu primeiro jornal, chamado de O Jornal, então pertencente a Toledo Lopes. O dinheiro da compra foi angariado entre empresários e grandes fazendeiros. Chatô tinha 32 anos. Nascia ali um jornal de oposição ao presidente Artur Bernardes.

 

07 – HIPER QUEIROZ – Alguém ai sabe dizer a nova previsão para inauguração do Hiper Queiroz no Mossoró West Shopping? A primeira previsão era para março, que encerra hoje, no entanto, a inauguração ainda parece distante, vez que ao menos inexiste “movimento” de trabalhadores no espaço reservado para a rede supermercadista no MWS.

 

08 – DE MUDANÇA – Hoje o Cartório Eleitoral de Governador Dix-sept Rosado se mudará para um prédio próprio, deixando assim defuncionar no interior do Fórum. O Cartório Eleitoral funcionará na rua Josué Dias, nas proximidades da antiga Estação Ferroviária. O expediente será o mesmo, das 08h às 13h para atendimento ao público.

 

09 – CDL DE UMARIZAL – Ocorre na noite desta terça-feira (31) a posse da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Umarizal. A posse está marcada para as 20h na Câmara Municipal e será concedida pelo Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte

(FCDL-RN), Marcelo Rosado. A nova gestão, referente ao período 2009/2011, terá como presidente Maria Zuleide de Almeida Cavalcante, empresária há mais de 15 anos no setor de vestuário. A CDL de Umarizal atualmente conta com 31 associados.

 

Ouvindo CIDADE EM CHAMAS, com ENGENHEIROS DO HAWAII, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *