Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

01 – No final da aula de vetores, José Agripino e Wilma de Faria se sentaram na escadaria da escola. No céu, uma imponente lua cheia. Wilma então sapeca: – José, já reparastes como a lua cheia deixa as pessoas mais afáveis, enamoradas?

Ato contínuo, Garibaldi Filho passa pela calçada discutindo com uma proprietária de loja de R$ 1,99.

José então diz a Wilma: – parece que os efeitos da lua não estão incidindo neles. Wilma, em resposta, diz que tal está ocorrendo porque a lua estava distante, perdendo um pouco da magia. Assim, Wilma subiu o pico Cabugi de posse de uma enorme corda e então laçou a lua, puxando-a para mais perto da Terra.

Com a lua quase sobre a cabeça de todos, as brigas e discórdias cessaram por alguns instantes. Até Carlos e Carlos deram-se as mãos. 

 

02 – VIAGEM DO TIO AO CENTRO DO NADA 2 – Internado no Tarcísio Maia depois de sofrer uma queda do próprio nível, Elias Fernandes começou a ver pessoas saindo de dentro das paredes. Uma enfermeira então lhe acalmou dizendo que aquilo era normal, tratava-se do passeio diário das pessoas que morreram no leito em que ele se encontrava.

 

E ai, o que acharam disso tudo?

 

 

03 – SEMELHANÇA – Bem parecidos o promotor de Justiça Fábio de Weimar Thé e o ator Roy Stevenson, que interpreta o personagem Tittus Pulus na série Roma.

 

04 – ENGRAÇADO – O amigo e advogado Sueldo Vieira nos aponta uma curiosa e engraçada matéria publicada ontem no portal UOL: Leiam:

 

Homem tenta matar a sogra com ataques de míssil e metralhadora, diz tabloide

 

O bósnio Miroslav Miljici foi condenado a seis anos de prisão por tentativa de assassinato. Ele tentou matar a sua sogra com um lançador de mísseis anti-tanque. Parece 1º de abril, mas a nota foi divulgada anteontem (portanto, 30 de março) pelo tabloide Anorak.

 

Após o disparo do foguete contra sua casa, a sogra sobreviveu ainda a um ataque de metralhadora.

 

Após o ataque, Miljici se justificou dizendo que a sogra fizera a cabeça de sua mulher contra ele.

 

Não se sabe se ela, de fato, maldizia o genro para a filha, mas uma coisa é certa sobre a senhora: ela é mais resistente que John McClane, o personagem de Bruce Willis na série “Duro de Matar”.

 

 

05 – CAUSOS DA POLÍTICA POTIGUAR – Nos idos de 50/60, quando o coronelismo reinava, o coronel Lucas Pires levou as urnas de Apodi para o Juiz, em Mossoró, quase 15 dias após as eleições. Tomou uma bronca.

– Coronel, isso não se faz. As eleições ocorreram há 15 dias.

– Pode deixar, “seu” Juiz. Na próxima, vou trazer bem cedo.

Não deu outra. Na eleição seguinte, três dias antes do pleito, o velho Lucas Pinto chegava com um comboio de burros carregando as urnas. Chegando ao cartório, surpreendeu o juiz:

– Taqui, seu juiz, as urnas de Apodi.

– Mas coronel, as eleições serão daqui a três dias.

– Ah, seu juiz, não quero levar mais bronca. Está tudo direitinho. Todos os eleitores votaram. Trouxe antes para não ter problema.

 

06 – DEPUTADA LARISSA ROSADO PEDE AUMENTO DO EFETIVO POLICIAL DE MOSSORÓ – A deputada Larissa Rosado (PSB) apresentou ontem, 01º de abril, requerimento para que sejam destinados para Mossoró e região 200 policiais militares, dos 670 convocados pela Polícia Militar do RN. A deputada defende que é preciso aumentar o efetivo policial para que se possa fazer policiamento ostensivo eficiente e, dessa forma reduzir a criminalidade na cidade de Mossoró.

A ideia inicial do Governo do Estado é mandar para Mossoró 150 policiais, dos quais 30 serão destinados à segurança externa do presídio de Caraúbas e outros 46 farão a segurança do CEDUC, estando, portanto, impedidos de fazer o policiamento ostensivo.

“É necessário frisar que os índices de violência crescem assustadoramente em todo o país e que na cidade de Mossoró, que e pólo de desenvolvimento e que tem um crescimento populacional acima da média, é imprescindível que se invista no aumento do contingente policial, como forma de garantir a segurança do(a) cidadão(ã).”, destacou a deputada em seu requerimento.

Larissa, visando a combater a criminalidade, apresentou ainda, no último dia 18 de março, requerimento solicitando a construção de um novo Batalhão de Polícia em Mossoró, no grande Alto de São Manoel.

  

07 – LARISSA PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR PROPOSTA DO MEC PARA NOVO VESTIBULAR –

Após a entrevista coletiva em que o ministro da educação, Fernando Haddad, concedeu anunciando uma nova proposta para o acesso às universidades federais, a Deputada Estadual Larissa Rosado (PSB) apresentou requerimento propondo uma Audiência Pública para discutir.

Na proposta apresentada pelo ministro à Associação de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o vestibular seria substituído por um novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, o ocasiona uma eventual seleção de estudantes de um estado para a universidade federal em outro estado.

A pessebista argumenta em seu requerimento que “A proposta tem caráter nacional e, segundo ela, o estudante pode ser selecionado para uma universidade de um estado que não seja o seu estado. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que apenas 0,04% dos estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior vêm de regiões diferentes de onde estudam. “Em países desenvolvidos, esse número é bem mais expressivo”, afirmou Haddad. Nos Estados Unidos, chega a 20%.”.

Acrescenta ainda que “Trata-se de um assunto que envolve um grande número de pessoas e que, por essa razão, precisa ser amplamente discutido. Razão pela qual, julgamos necessária a realização de uma Audiência Pública.”

 

 

Ouvindo O FANTASMA DE LUIS BUNIEL, com MARCELO NOVA, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *