Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

3

O blogueiro e economista Carlos Escóssia brindou os leitores do seu blog com uma imperdível análise da atual administração municipal. No texto, uma análise técnica e centrada da crise de gestão enfrentada pela administração municipal.

Leiam:

 Como tenho afirmado em outras postagens, os maiores opositores e inimigos da atual administração de Mossoró estão habitando o Palácio da Resistência e transferindo para essa mesma administração, vícios e desacertos, que são incapazes de, pelo menos, minimizá-los.

De forma sintética vou discorrer sobre os dois grandes erros capitais cometidos de forma amadora e primária, pelos que fazem (ou desfazem) a administração pública municipal de Mossoró.

O PRIMEIRO GRANDE ERRO CAPITAL – O primeiro grande erro capital foi o de não terem o entendimento que as instituições (governos) representam o esforço mais vigoroso da mente humana, objetivando racionalizar as ações do Homem em favor da coletividade e ao, mesmo tempo, equacionar os conflitos de interesses surgidos na convivência social.

As instituições se formalizam no alicerço de sustentação de toda uma sociedade. Da forma de atuação das mesmas, e de sua natureza estrutural, depende o grau de conflito ou harmonia dentro de uma sociedade.

A essência do Estado Moderno está respaldado na existência de instituições que servem ao cidadão, com eficiência, transparência e agilidade, e que, acima de tudo, ajam em nome dos interesses da maioria, sem contudo esmagar os indivíduos.

O desenvolvimento institucional significa o esforço contínuo de melhorar a atuação desses órgãos em favor da coletividade.

O SEGUNDO GRANDE ERRO CAPITAL – O segundo grande erro capital, é não terem procedido uma ampla e moderna reforma administrativa, organizacional e estrutural.

É sabido que o atual modelo de gestão foi herdado da administração da hoje senadora Rosalba Ciarlini, que tinha outros objetivos, metas e interesses e que tal modelo foi idealizado, elaborado e delineado a “mando e forma” do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, objetivando o seu total controle, execução, acompanhamento e avaliação.

Dentro do que planejou a ex-prefeita e atual senadora Rosalba Ciarline, ao lado do seu marido, exímio articulador e homem de rara visão política, tino administrativo e liderança, esse modelo de gestão funcionou com perfeição.

É verdade que o modelo atual, traçado a régua e compasso, como explicito acima, era e é, extremamente burocrático, centralizador, antiquado, ultrapassado e estabelecido para ser coordenado, executado e acompanhado por uma pessoa só – no caso o ex-deputado.

O grande e capital erro da administração Mossoró da Gente, é manter o arcaico e pesado modelo de gestão, sem encontrar um substituto ou alternativas, que o pudesse tocar com maestria, habilidade, determinação e competência.

O QUE FAZER? – É necessário e urgente que a atual administração proceda um minucioso estudo técnico e estrutural, no sentido de adequá-la a um modelo mais enxuto, ágil, racional, prático e funcional, com vista a uma melhor sintonia entre os gestores, a população e a administração central.

O planejamento, entendido como o exercício sistemático da antecipação e a busca de objetivos e os meios para alcançá-los, é condição obrigatório e fundamental para se buscar a modernização administrativa.

Diferentemente da visão da atual administração, a idéia é não ter apenas um governo gerenciador de recursos, mais uma administração impulsionadora do desenvolvimento da cidade, articuladora das forças sociais e da participação efetiva de todos.

Trata-se, portanto, de incorporar à cultura institucional o planejamento estratégico e descentralizado, voltado para a inclusão do conjunto da sociedade no processo de decisões a curto, médio e longo prazo.

NEM TUDO DOESTÁ PERDIDO – Acho que está na hora do chefe de gabinete Gustavo Rosado puxar para si à responsabilidade (pois competência tem) de coordenar uma reestruturação do modelo administrativo, financeiro e de gestão, que venha dá condições, tranqüilidade e agilidade à senhora prefeita, para que possa buscar a melhoria de Mossoró, bem como o bem-estar da população.

Para ver no original (clique aqui)

Compartilhe

3 respostas

  1. Minha nossa! Todo mundo sabe os defeitos e as receitas para melhorar as administração pública. Por que será que ninguém consegue?
    Será que quem escreve assim consegueria colocar em prática se estivesse no comando do executivo (etdual, municipal ou federal)?

  2. sou o luciano,estudande de admistração é quero saber se for possivel,me responder sobre o ciclos da economia, para eu concluir um trabalho da faculdaede.luciano rudes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *