Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

No Brasil, apenas os maiores de 18 anos podem tirar a Carteira de Habilitação, o que gera bastante polêmica, pois os jovens de 16 anos já podem votar e trabalhar. Ora, se a legislação permite ao jovem de 16 anos eleger seus representantes e se sustentar, por que não lhe permitir conduzir veículos automotores?

No Congresso Nacional há cinco projetos de lei que propõem a redução da idade mínima para dirigir de 18 para 16 anos. Enquanto os projetos não se transformam em leis, as discussões acerca do assunto se avolumam.

Além da comparação entre os direitos de votar e trabalhar, os defensores da redução se alicerçam na comparação com países mais desenvolvidos, onde a idade média para tirar a carta de motorista é de 16 anos (EUA, França, Inglaterra). Acrescenta-se ao pleito o fato de o Código de Trânsito Brasileiro ter recursos para tirar das estradas os maus motoristas, independentemente da idade.

Do outro lado, os defensores da manutenção da regra atual dizem que o ato de votar, diferentemente do ato de dirigir, não põe a vida de outras pessoas em risco. Além do mais, a diminuição da idade aumentaria o número de carros circulando nas ruas, o que contribuiria para elevar o caos no trânsito.

Por fim, as estatísticas mostram que quase a metade dos acidentes fatais ocorrido no Brasil são causados por jovens entre 18 e 29 anos.

Sem dúvida, uma discussão digna de ser levada para a Equipe Econômica do Copão.

Compartilhe

4 respostas

  1. muito boua essa leii assim os menores criarão responsabilidade..

  2. ESTÃO MALUCOS ?, ABAIXAR A IDADE PARA DIRIGIR ? ESTÁ CHEIO DE MOTORISTA MAIOR DE 21 ANOS, FAZENDO BADERNA NO TRANSITO, E AINDA QUEREM COLOCAR ADOLESCENTES PARA DIRIGIR ??? ESTÁ TUDO ERRADO, DEVERIA SIM É COMEÇAR TIRAR A LICENSA DE DIGIRIR DOS IMPRUDENTES

  3. Os menores de 16 anos, fazem coisas de maior responsabilidade, como casam são pais de familia,dirigir com 16 seria o ideal…..

  4. menor de 16 anos pode tira a ablitação mesmo.
    si ele pode votar e trabalhar…
    é um direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *