Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

6

 

O sobrenome Rousseff vem do pai, o búlgaro Pedro Rousseff (Petár Russév, no original), que chegou ao Brasil nos anos 30, viúvo e pai de um filho. Apaixonou-se e se uniu em matrimônio com a mineira Dilma Jane, a moça mais bonita de Uberaba. O casal teve três filhos: Igor, Dilma e Zana, esta última falecida em 1977. Advogado e empreiteiro, Pedro Rousseff garantia uma vida boa aos filhos, os quais sempre estudaram nas melhores escolas e tinham aulas particulares de língua estrangeira e de piano. Pedro se orgulhava da formação europeia que dava aos filhos.

Nas férias, a família ia de avião para o Espírito Santo e ficava hospedada num luxuoso hotel por três semanas. O empreiteiro Pedro Rousseff, que fumava cinco carteiras de cigarro por dia, morreu em 1962, deixando uns quinze bons imóveis para os filhos. Dilminha, como era chamada, tinha 14 anos.

Aos 17 anos, Dilma Rousseff entrou na escola Estadual Central. O ano era 1965 e o local era o centro do movimento político-secundarista. Foi lá que Dilma se interessou pela política, passando a militar numa organização chamada Política Operária (Polop) e posteriormente no Comando de Libertação Nacional (Colina), grupo radical que defendia a luta armada.

Dilma casou-se nesta mesma época com Cláudio Galeno Linhares, um colega de militância. No Colina, Dilma não participava diretamente da luta armada. Sua função era intelectual: doutrinar simpatizantes, elaborar estratégias de luta, escrever panfletos, jornais etc.

Em 1969, o braço mineiro da organização político-militar Colina foi desmanchada pela polícia, após um mal-sucedido assalto a banco. O casal Dilma e Galeno conseguiu escapar da perseguição policial fugindo de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro.

Na cidade maravilhosa, o casal ficou inicialmente na casa de uma tia de Dilma e posteriormente num apartamento alugado. Os dois ainda integravam o Colina, que já tinha várias ramificações.      

Nesta época, Dilma conhece o advogado Carlos Franklin Paixão de Araújo, com quem inicia um relacionamento amoroso. Galeno passa a ser apenas um amigo de luta.

Ainda em 1969, uma reunião na cidade paulista de Mongaguá funde O Colina ao VPR de Carlos Lamarca. A nova organização recebe o nome de VAR-Palmares.

Engajada até o pescoço na VAR-Palmares, organização acusada de vários crimes, Dilma foi presa num bar, em 1970. Passou dias sendo torturada com palmatória, socos, pau-de-arara e choques elétricos, mas mesmo assim não revelou o nome dos companheiros ainda não presos. Na Justiça, denunciou os policiais que a torturaram.

Passou quase quatro anos presa. Já livre, foi morar em Porto Alegre, onde o companheiro Carlos Araújo estava preso.

 

OBS. texto original deste blog, escrito com base em matéria publicada na última edição da revista Piauí.

Compartilhe

6 respostas

  1. É INACREDITAVEL QUE O POVO BRASILEIRO QUERAM DEIXAR QUE MULHER GOVERNE O NOSSO GRANDE E BONITO BRASIL. NÃO É POSSIVEL,MEU POVO, NÃO É POSSIVEL. ABRAM OS OLHOS PELO AMOR DE DEUS ABRAM OS OLHOS, ABRAM. O NOSSO BRASIL, É MUITO BOM PARA SER GOVERNADO POR UMA ASSASSINA.

  2. Os bolcheviques estão querendo se perpetuar no poder…!!!

  3. Muitos pensam que Lula fez algo de bom para o país. Ele fez sim muitas coisas boas para si próprio e para o PT. Iludiu e enganou. “Perdeu” o dedinho para se aposentar e ficar pendurado no partido. Agora receberá polpuda aposentadoria até o fim dos seus dias, às nossas custas.
    Ele, Dirceu, Dilma e seus comparsas estão colocando em prática um plano de poder, que irá destruir a sociedade em que vivemos.
    Em breve, miseráveis vagabundos, partidários do bolsa família, vão invadir suas casas e vocês terão que ficar quietos.
    Essa gente tem ligações com outros partidos como o CV e o PCC, ou vocês acham que quem vai preso é peixe grande? Eles entregam as sardinhas para enganar o povo e deixar os tubarões à solta.
    Isso… vote na Dilma!
    Seja conivente!
    Assuma a co-autoria dos crimes que ela cometeu. Assine em baixo!
    Todo povo tem o governo que merece!

  4. temos que analisa bem esta candidadta, se a ficha dela não abriu seus olhos e uma pena o brasil. sera entregue a ela e sua ficha

  5. creio que o Fernando Ribeiro que postou o comentário acima não deve ser deste planeta pois não sabe que neste país tem muita gente que realmente passa fome , que culpa tem as crianças que tem pais deslechados sem vontade de trabalhar relapsos dos deveres de pai e mãe e quantos pais que não são nada disso mas que não tem a minima oportunidade na vida e sabemos que muitas fámilias passam sérias privações podemos ver nos noticiários nossos irmãos principalmente do norte que andam horas atrás de um balde de água é por estas pessoas que o MONSTRO MALVADO CHAMADO LULA criou o bolsa fámilia se tem alguns vagabundos que se aproveitam não é problema do presidente e sim de quem usa sem realmente ter direito o presidente não tem obrigação de saber se todos os usuários que se beneficiam são realmente merecedores, isto esta na conciência de cada um afinal este é o país do jeitinho , vejo que o problema é que pessoas que não admitem que trabalhadores possam comprar casa e um carro criticam o governo pois são do tempo em que eramos escravo dos EUA e mal tinhamos o direito de comer , sou trabalhador e nunca invadi propriedade de ninguém , motivo este que escrevi estas linhas pois se nós trabalhadores somos tachados de vagabundos invasores não podemos acreditar nas bandalheiras que qualquer idiota escreve ( ADEUS AO SERVILISMO AOS EUA )

  6. Faço uma pergunta a nós brasileiros, quem seria Dilma sem Lula ?
    Será que sem Lula, Dilma teria chegado ao 2 turno ?
    Ou teria saído no 1 turno ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *