Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

16

A jornalista Lia Castro escreve ao blog rebatendo post anterior, onde tratei do Mossoró Cidade Junina. Leiam:

 Caro colega, independente do meu bairrismo gosto de analisar os fatos após conhecê-los. É bem verdade que o Mossoró Cidade Junina tem camarotes e que nestes são tocadas músicas do estilo eletrônico, pop, axé, swingueira, entre outros. Mas quero deixar claro que isso não é o todo da festa, pelo contrário, a riqueza cultural do Mossoró Cidade Junina é inegável. Basta olhar os 30 projetos culturais desenvolvidos nesse período. Vamos dar uma volta pelo corredor cultural e descobrir o que realmente é o MCJ. Lá, o Festival de Quadrilhas encanta o público, com seu figurino típico e movimentos caipiras como manda a tradição. Quem assiste se encanta com tamanha beleza.

Na praça de eventos temos a feira de artesanato e comidas típicas, onde você pode encontrar a pamonha, o milho verde, a canjica e outras guloseimas da época.

No Pingo da mei-dia, o que mais vimos foram homens com chapéus de palha e chinelos de couro, mulheres com vestidos coloridos e tranças nos cabelos, entre outros. Por isso não concordo quando você afirma que a festa está elitizada.

A festa existe para todos os públicos, entre eles a elite. Mas isso ocorre em Campina Grande e Caruaru também. Não é privilégio só de Mossoró, como foi citado. Conheço o Parque do Povo porque morei em Campina Grande 5 anos e sei que lá acontece a mesma coisa.

É inegável, claro, que a festa paraibana seja maior do que qualquer outra realizada no Brasil, mas não por ser uma “festa do povo”, porque isso já não o é faz tempo, e sim pela tradição de 28 anos. A festa é linda, com espaços democráticos, bem planejada e já leva o título de “Maior São João do Mundo” desde a sua criação. Porém, a nossa festa aqui em Mossoró, em termos de cultura, é muito mais rica, basta conhecer os dois projetos. Eles têm tamanho (em espaço, atrações musicais, tradição) e nós temos riqueza cultural.

Ah, e antes que eu esqueça, o circo do forró (na Estação das artes) é uma maravilha para quem gosta do autêntico forró pé-de-serra. Semana passada estive por lá e garanto que vale a pena, isso para quem gosta de se misturar com o povo. Grande abraço.

NOTA DO TIO: Prezada Lia Castro, sinta-se bastante à vontade para sempre escrever a este espaço trazendo sua opinião, independentemente de esta ser favorável ou contra ao que foi escrito. Este espaço é mais opinativo do que jornalístico, mas é acima de tudo democrático.

Compartilhe

16 respostas

  1. so uma observação:Os que seguiram o pingo da mei dia 99,9% eram COMISSIONADOS, TRAVESTIDOS DE POVÃO,quanto ao resto concordo com vc.

  2. Não vejo nada de cultural no cidade junina, em quase sua totalidade as bandas são de péssimo gosto musical e que em nada lembram o verdadeiro e autêntico forró. Onde tem cultura no cidade junina? Deve ser na banda Parangolé ou quem sabe no burro elétrico…

  3. Mossoró está crescendo. Daqui de Lisboa acompanho as notícias da cidade. Sempre evoluindo, com boas festas como essa. Erasmo seu blog também está cada vez melhor. Continue assim. Do seu leitor em Lisboa, Eduardo Nobre.

  4. E faltou citar: cinema na roça, chuva de bala, a cidadela com brincadeiras para criançada e música ao vivo, memorial com exposição de arte e música, páu-de-arara elétrico, feira de artesanato. E acho que ainda tem mais.

  5. É com esses comentários de Lia Castro e atestando in loco que vemos o crescimento de Mossoró nas diversas áreas. Que Mossoró continue com esse perfil de cidade interiorana e com pensamentos grandiosos. Parabéns Lia, Parabéns Mossoró e Parabéns para quem acredita nesta Terra de Santa Luzia. E para quem só critica esta Terra, é de lamentar!! Ou então mude para outras Terras e deixe Mossoró crescer em paz!!!!

  6. Agora pela manhã no Bom Dia Pernambuco passou uma reportagem sobre o Mossoró Cidade Junina mostrando várias opções dentro da festa.

    Abraços.

  7. Bom, respondendo ao comentário de Daniel Dantas peço que o mesmo vá até o Corredor Cultural e “veja” o que realmente acontece no Mossoró Cidade Junina ou, se não quiser sair de casa, basta assistir ao TV JUnina, programa exibido diariamente na TCM e TV Mossoró. Uma coisa que me entristece é ver as pessoas comentando algo que não conhecem e isso acaba tornando-as bobas. Vou citar alguns projetos, que não coloquei no Post anterior, que ocorrem no Mossoró Cidade Junina: Pingo da Mei-Dia, Cinema na Roça, Fórum do Cangaço, Concurso de Rei e Rainha, Chuva de Bala no país de Mossoró, Cidadela, Brinquedos e Brincadeiras populares, Memorial Jazz, Pau de arara eletrônico, Feira de artesanato e comidas típicas, Circo do Forró, Shows na Estação das Artes, Burro-Táxi, Festival de Quadrilhas, Brincando com Toinho, Joãozinho e Pedrinho, Festa da Colheita, Botando Boneco, Seminário de Cultura Popular, Concurso de maquete junina, Festival de Pífaros e Cabaçais, Festival canta Sanfona, Concurso de Penteado Junino, Arraiá da Melhor Idade, Festival de poetas repentistas, Fórmula jegue. Espero que com essa minha colaboração vvocê possa conhecer um pouco mais sobre o Mossoró Cidade Junina. Ah, no site também tem a programação, seria bom fazer uma visitinha lá http://www.mossorocidadejunina.com.br . Até mais.

  8. Mossoró vive uma fase fantástica. Quem morou aqui nas décadas de 80 e 90 bem sabe disso. Mas os que não concordam também precisam ficar, Antônio Gurgel, Mossoró também precisa dos insatisfeitos. Grande abraço a todos.

  9. Tenho uma ligeira impessão que a jornalista Lia não soube ou tem problemas com interpretaçoes textuais. Não vi crítica do Tio ao MCJ, e sim a cobertura jornalística. Enfim, leitura é complicado mesmo.

  10. Mesmo com tanta atração cultural no país de Mossoró, prefiro curtir o são joão no interior e em cidades mais pobres, menores e menos agitada. Vou a Campina Grande e Caruaru.

  11. A Lia Castro não tem problemas com interpretações textuais não, Marcos Romero. Leia o texto novamente e veja como o Tio Colorau emitiu a sua opinição a respeito do Mossoró Cidade Junina, aliás o Tio ou qualquer pessoa pode emitir sua opinião a respeito de qualquer coisa, a questão é de não mudar o foco do debate.

    Ele inicia o texto com uma referência a uma opinião de Dorian Jorge Freire sobre o MCJ e continua, amparando sua visão em notas publicadas sobre o evento, sempre em cima do formato do evento. Em um momento ele diz :”Tio Colorau pergunta: que São João é esse? Substituem a cultura regional pelo modismo comum.”

    Ele está falando sobre o evento ou sobre a cobertura? Releia o texto meu caro, e se não ficar claro, leia mais uma vez.

  12. Tem um blog afirmando que a Lia ganha do Tassio Garcia. Será?

  13. Quintxura, você vai a cidade menores, mais pobres e menos agitadas como Campina Grande e Caruaru? Agora pronto.

  14. Ciro,
    É que o povo de Mossoró acha que a cidade é a mais rica, a mais famosa, a maior de todas e a mais bonita. Talves seja a euforia e o orgulho por ter expulsado Lampião da cidade que tomou conta das correntes sanguineas dos mossoroenses. Já ouvi comentários no Rio de Janeiro que Mossoró vai comprar Natal e Fortaleza. Dizem até que a papelada está toda pronta e faz tempo.
    É essa mania de grandesa dos mossoroenses que faz com os natatalenses façam piadas sobre Mossoró.
    Você já imaginou se Mossoró fosse Nova York?
    eh! eh! eh! eh!

  15. tio colorau vc e cs so sabem fala merda da nossa prefeita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *