Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Casarão dos Rosados
Casarão dos Rosados

 

 

Ontem pela manhã, coisa de 10h30, moradores da rua João Bevenuto Vieira, em Governador Dix-sept Rosado, foram surpreendidos com os estrondos causados pelo desabamento de um antigo casarão ali construído.

 

Segundo relatos de alguns moradores, o casarão foi construído na primeira metade do século passado, pelo então industriário Dix-sept Rosado. A construção coincide com o início da exploração industrial das lajes de calcário no então distrito de São Sebastião, hoje Governador Dix-sept Rosado 

 

Abandonado pelos seus proprietários, o casarão estava servindo de moradia para famílias desabrigadas. Quando do desabamento havia uma senhora em seu interior, mas ela conseguiu sair ilesa, pois correu após ouvir os primeiros ruídos na estrutura do imóvel.

 

Fórum de Governador Dix-sept Rosado
Fórum de Governador Dix-sept Rosado

 

 A poucos metros dali, os serventuários que trabalham no fórum da cidade receberam a notícia do desabamento com enorme preocupação, vez que o prédio que os abriga foi erguido no mesmo período do casarão de Dix-sept Rosado.

 

 Igualmente com sua estrutura comprometida, o prédio que abriga o fórum, localizado vizinho à agência do Banco do Brasil, apresenta rachaduras, infiltrações, cupins etc. com o agravante de possuir dois andares, o que o torna ainda mais vulnerável.

 

 Enquanto o novo fórum não é inaugurado, os serventuários exercem suas atividades pedindo a proteção divina.

Compartilhe

Uma resposta

  1. É triste ver o descaso com a história de um povo.
    Tanto por parte dos governantes quanto dos proprietários que não zelam pela história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *