Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

22

A revista Veja desta semana traz uma reportagem especial, de 47 páginas, sobre o crescimento das cidades de porte médio, assim compreendidas as que tem entre 100 000 e 500 000 habitantes.

Segundo a revista, as cidades de porte médio ganharam relevante destaque no cenário nacional se comparado aos anos 70. A criação de riqueza não mais se concentra nos grandes centros, e proliferam oportunidades de emprego nos rincões do país.

Já no editorial a revista diz que esse fenômeno não se deve ao poder público, mas à iniciativa privada. Textualmente: “(…) não é o estado, e sim a livre-iniciativa, o verdadeiro motor do progresso”.

A publicação optou por destacar 23 destas cidades, apesar de existirem mais de 200 classificáveis como cidades de médio porte. Uma das escolhidas foi nossa querida Mossoró, que é destaque na página 110.

Na matéria específica sobre nossa cidade, a Veja destaca a vida cultural mossoroense, sobretudo o teatro Dix-huit Rosado, a biblioteca, o Memorial da Resistência, as cinco universidades e os 10 000 universitários.

Em relação à economia, a matéria cita a força do sal, da fruticultura e do petróleo: “Com mais dinheiro em circulação, o setor de serviços se expandiu e o comércio ganhou impulso, inclusive com a construção de um shopping”.

Acertadamente, a matéria diz os motivos do crescimento econômico da cidade. Faz isso quando destaca as razões que levaram à Porcelanatti a se instalar aqui: “Escolheu Mossoró por causa da abundância de minerais usados na produção da cerâmica, da enorme oferta de energia à base de gás e da sua localização, próxima a dois portos exportadores: o pernambucano Suape e o cearense Pecém”.

A revista apenas ratificou o que os técnicos e pessoas sérias dizem: Mossoró cresce por causa de sua localização e dos recursos naturais, nada tendo a ver com o poder público. Muito pelo contrário. Nossos serviços públicos são sofríveis: transporte público caótico, ruas mal iluminadas e esburacadas, escolas desabando, falta de iniciativa em gerar mão de obra qualificada e tantas outras deficiências. Em suma, Mossoró cresce, apesar de Fafá.

O investidor se apega a estudos de mercado, nada mais do que isso.  

Compartilhe

22 respostas

  1. HUM MILHÃO DE VIVAS AS SÁTIRAS DOS COMENTÁRIOS DOS COLUNISTAS SOCIAS COVERS E NENHUMA AOS COMENTÁRIOS RIDÍCULOS. NINGUÉM, ABSOLUTAMENTE, NINGUÉM GOSTA DAS FRASES BOSTICOLOIDIANAS DE CERTAS PESSOAS QUE ESCREVEM EM BLOGS DE MOSSORO. ACREDITO ATÉ QUE ESSAS PESSOAS ESCREVEM E DEPOIS NÃO LÊM O QUE ESCREVERAM. CASO CONTRÁRIO, FICARIA RINDO DE SI MESMA.
    PEÇO AOS LEITORES DO BLOG E INCLUSIVE AO PROPRIETÁRIO QUE DÊEM OPINIÃO SOBRE O QUE É MELHOR DE LER. AS SÁTIRAS DOS “COLUNISTAS” OU AS RIDICULARIDADES DOS ABESTALHADOS..

    DESCULPEM ESCREVER EM LETRAS MAIUSCULAS, ATÉ PORQUE ESCREVER EM LETRAS MAIUSCULAS NA NET SIGNIFICA GRITAR COM O SEU SEMELHANTE. ENTRETANTO, COMO ALGUMAS PESSOAS FAZEM COMENTÁRIOS USANDO SOMENTE ESTE TIPO DE LETRA, TALVES POR IGNORANCIA OU POR PURO PROPÓSITO DE APARECER, MERECEM QUE A RESPOSTA SEJA A ALTURA.

    P.S – SOU FORMADO EM ENGENHARIA ELETRICA, PORÉM NUNCA ESCREVI O NOME DA MINHA PROFISSÃO NO RODAPÉ DOS MEUS COMENTÁRIOS E/OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR ONDE NÃO SEJA NO EXCERCICIO DO MEU TRABALHO. SOU MOSSOROENSE, RESIDINDO NO RIO DE JANEIRO DESDE 1979. SOU ASSÍDUO LEITOR DE JORNAIS DE MOSSORÓ. ESCREVO E GOSTO DE LER COMENTÁRIOS INTELIGENTES EM ALGUNS BLOGS . BESTIAIS, NÃO!
    TENHO ABSOLUTA CERTEZA DE QUE NO DIA EM QUE OS ASSUNTOS POSTADOS PELOS BLOGUEIROS NÃO ME INTERESSAREM MAIS, DEIXO DE ACESSA-LOS. JAMAIS PEDIREI QUE O BLOGUEIRO ESCREVA ISSO OU AQUILO PARA SATISFAZER A MINHA PESSOA E/OU OPINAR SOBRE ISSO OU AQUILIO, ATÉ PORQUE A LEITURA AQUI É GRATUITA. PORTANTO…! CADA BLOG TEM SEU RESPONSÁVEL E ELES TÊM LIBERDADE DE ESCREVEREM O QUE QUISEREM E POSTAREM O QUE BEM ENTENDEREM. ACREDITO QUE ESTE BLOG É DO SR. ERASMO FIRMINO E ACREDITO MAIS AINDA QUE ELE NÃO É MANIPULADO POR NENHUM LEITOR.

    JÁ OUVI DIVERSSAS VEZES LEITORES DE OUTROS BLOGS DE MOSSORÓ REPUDIANDO COMETÁRIOS ABESTALHADOS E SEM NEXO, O QUE NÃO É O CASO DOS COLUNISTAS SOCIAIS QUE SÃO IRREVERENTES E CUJO OBJETIVO A MEU VER É TORNAR O BLOG MAIS ALEGRE E DESCONTRAIDO.

    E COMO FICOU. OXALÁ OS COLUNISTAS SOCIAS CONTINUEM POSTANDO SUAS IRREVERENCIAS. SE OS SENHORES ABESTALHADOS NÃO ESTIVEREM SATISFEITOS COM O QUE É POSTADO AQUI, CONSTRUAM UM BLOG E DIVIRTAM-SE ESCREVENDO PARA RUI BARBOSA. CREIO QUE NEM ELE, EMBAIXO DE SETE PALMOS DA TERRA A MAIS DE 74 ANOS QUEIRA LER. MESMO QUE TIVESSE COMO TROCA, A RESSURREIÇÃO

    VOU CONCLUIR DIZENDO QUE NÃO CONHEÇO NENHUM DOS LEITORES DO BLOG, NEM O SEU PROPRIETARIO , SR. ERASMO FIRMINO E NEM MESMO OS SUPOSTOS COLUNISTAS SOCIAIS. ENTRETANTO, POSSO AFIRMAR QUE OS LEITORES QUE ESCREVEM COMENTÁRIOS NESTE OU EM OUTROS BLOGS DE MOSSORÓ, SÃO PESSOAS CIVILIZADAS E INTELIGENTE. COMO NEM TUDO É PERFEITO, EXISTEM TAMBÉM UMAS MALAS PESADAS E SEM ALÇA QUE NÃO TEM NO MUNDO QUE AGUENTE. SÃO RARAS MAS EXISTEM.

    DESCULPAS MIL AS PESSOAS CIVILIZADAS PELO TAMANHO E TOM DO COMENTÁRIO E PELAS LETRAS MAIÚSCULAS. EU NÃO SOU ASSIM. TORNEI-ME ASSIM APÓS LER UM COMENTÁRIO NESTE BLOG CRITICANDO A IRREVERENCIA DOS COLUNISTAS SOCIAIS COVER E AO MESMO TEMPO PEDINDO AO BLOGUEIRO PARA PARAR DE PUBLICAR OS COMENTÁRIOS DOS MESMOS.

    ASSIM COMO O COMENTÁRIO DO CRÍTICO FOI POSTO NO BLOG, SOLICITO ENCARECIDAMENTE AO SR ERASMO FIRMINO QUE ESTE TAMBÉM SEJA POSTADO.

    ESTÁ ABERTA A VOTAÇÃO

    (SIM) PARA A CONTINUIDADE DOS COMENTÁRIOS DOS COLUNISTAS SOCIAIS COVER.

    MEU VOTO É SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM.

    Obrigado e Boa Noite a todos, em especial ao Sr. Erasmo Firmino.

  2. Como disse antes, se Mossoró fosse administrada pelo Paulo Doido (o original), ainda assim teria o desenvolvimento que tem. Nosso desenvolvimento Independe dessa gente. A revista Veja não disse nenhuma novidade, apenas ratificou o que todos já sabem. Mesmo assim ainda errou feio, por exemplo, ao afirmar que 85% da cidade é saneada.
    Equilibrado e coerente seu comentário, Erasmo.

  3. VIVA, VIVA SO CULUNISTAS…. SEM ELES NÃO TÍNHAMOS DADO TANTAS GRAGALHADAS…FALTA AINDA FALAR DA TURMA QUE ANDA JUNTO COM ELES NAS FESTAS E NAS GODELAGENS EM MOSSORO…..ESSES É QUE , SÃO O BICHHOOO… TEM UMA TURMA QUE DÁ MAIS DE 10….

  4. Adorei!!!
    Engraçcado essa história de escrever em maiúsculas ser gritar. Adoro escrever em maiúsculas, pois para mim, que tenho problemas de vista e odieo usar óculos, fica mais fácil ler rs.

  5. Concordo com você em gênero, número e grau. E mais. saneamento básico foi feito sem um centavo da municipalidade.

  6. Concordo com você em gênero, número e grau. E mais. saneamento básico foi feito sem um centavo da municipalidade. O museu foi obra da Petrobrás , a prefeitura se limita a pintar meio fio…

  7. Como se vê,há por parte de alguns uma “leitura”errônea dos fatos.na realidade em função de uma agenda cheia com pouco tempo disponível é comum priorizar a maior liderança de cada cidade .exemplo disso foi o ocorrido em Riacho de Santana quando Gustavo carvalho e não Pio x teve oportunidade de falar o que se repetiu em Tenente ananias .não são Gustavo carvalho e Pio x tiranos,trata-se de bom censo e aproveitamento do tempo.esse modelo não é novidade nos palanques do rn,portanto existe algo errado,mas em outro lugar/mente.

  8. Meu caro tio é aí que ha contradição, se tudo isso que a veja traz sobre Mossoró é fruto da iniciativa então como é que fica a informação que vç dêu que a prefeitura é uma cliente da revista veja,ora se é fruto da iniciativa não tem pra quê o poder público investir numa realidade que é fruto da nossa iniciativa! e aí ?

  9. Eu quero que os colunistas descubram quem diabos é esse Conde de meia tijela, pai de um picareta da imprensa local…

  10. Acredito piamente que maior parte deste sucesso foi e continua sendo fruto da iniciativa privada pois como creditar a iniciativa publica o fato fde Mossoro ser destaque nacional se nos ultimos vinte anos tivemos ao inves de um governador, tivemos DOIS prefeitos de Natal.
    Pois quando Garibaldi foi governador construiu o complexo viario do quarto centenario em Natal e e Mossoro fez apenas a avenida ligando o Planalto 13 de maio com o Alto da conceicao, comparando uma obra com a outra, acho que a de Natal tenha sido DEZ veses mais cara que a de Mossoro.
    E a ex-governadora Wilma por sua vez construiu a ponte Newton Naverro em Natal, (que custou 190.000.000,00) e em Mossoro ajudou a prefeitura a fazer o corredor cultural da avenida Rio Braco (custo de 7.000.0000).
    Viivas a Paraiba, pois la se o governador fizer uma obra na capital tem que fazer outra obra de igual envergadura em Campina Grande.

  11. Cadeiras numeradas…Cadeiras numeradas…Cadeiras numeradas

    Obrigado a leitura da coluna a web leitora Mércia Célia (Mossoró), a Douglas (Mossoró), Marcos Romero (Mossoró) e Ricardo Mendes Junior (Rio de Janeiro). Desculpem-me os primeiros mas esse ultimo (Ricardo) é Vip Vip Vip. Um luxo!

  12. Aqui, mesmo distante de minha cidade natal, vejo que há muitos forasteiros dominando a mídia da cidade. um dia estava lendo a coluna de um tal de luis juetê e ele dizia que não era daqui e coisa e tal e começava a falar besteira. Nem sei nem conheço esse cidadão, mas que fala pra mais de mil bobagens, isso sim. Conheci, pelos idos de 80, o fundador da Gazeta, jornalista Canindé Queiroz e sei que ele não gosta de ver sua coluna entregue dessa forma.

  13. NOSSA TIBAU, COM MILHARES DE CASAS ABANDONADAS, FECHADAS, POUCO POLICIAMENTO, TRANSFORMANDO-SE EM ABRIGO PARA BANDIDOS… QUE PENA!
    DEVEM EXISTIR OUTROS LATROCIDAS NA ARÉA PRAIANA, UMA VEZ QUE ESTÁ UM PARAÍSO ABANDONADO.

  14. Esquenta…..

    ……não filhota. Com forasteiro ou não, muito em breve seu país Mossoró estará superando Nova York em todos os sentidos. Tem projetos para climatizar o centro da cidade (dai, para cair neve, é um pulo); tem projeto para trazer o mar de Tibau até o conjunto Redenção; tem projeto, digo, já está pronta a papelada para a compra de Natal e Fortaleza para fazerem parte da área metropolitana de Mossoro; tem projeto para construir um novo aeroporto pois o atual está congestionadíssimo (de cachorros, jumentos e cavalos na pista). Uma pena, mas tinha um projeto para expulsar a pobre Petrobras e trazer para esta cidade MILHARES de empresas; tem projeto para transformar as pontes do centro em pontes Estaiadas (a ponte do Brooklin em N York vai ser fichinha de jogo de baralho no vuco-vuco comparando-se a elas).

    Portanto, não precisa ficar com ciúmes de forasteiros. Não sou daqui mas moro aqui e pouco importa se quem escreve em jornal é mossoroense, libanês, americano, japones, da casa de mãe joana ou da caixa prego.

    Mossoroense é esquisito. Quer mandar em dono de blog e dono de jornal. Dizer o eles tem que escrever ou não. Ora porra, lê jornal quem quer, vê tv quem quer, lê Blog quem quer, estaciona no Shopping West quem quer…..ou seja, ninguém está obrigado a nada. Eu só dou pitaco na minha casa. O resto que se phôda.

    Esse senso critico de só querer ler o que interessa, é típico de quem nasceu e vive em interior e por carregar dentro de si, o trauma de sua cidade natal não ser a capital do estado. Né não?

    Visitem a página com o resultado do jogo do bicho. Né esporte? Ora bolas.

  15. Caro blogueiro. Pra quem não leu a edição a Revista Veja contendo a matéria sobre Mossoró, fica muito fácil acreditar em tudo que você disse e da forma que disse, pois utilizando-se de meios um tanto quanto duvidosos, omitindo certos apontamentos feitos pela revista, dá a impressão de que a prefeitura sequer fora citada. Não vou utilizar este espaço para dar um Ctrl + C e um Ctrl +V de passagens em que a administração municipal é citada, pois quem quiser que vá comprar a revista ou leia o blog do Ismael Sousa que lá tem tudo. É obvio que a iniciativa privada foi quem deu um grande impulso ao desenvolvimento da cidade, porém, acredito que mesmo a prefeitura não sendo a total responsável por isso, deve-se dar os devidos créditos dela, isso é sinônimo de justiça, se bem que interesses político-partidários são comuns entre blogueiros da região e não andam lado a lado do conceito de justo, mas é só uma dica, até porque cada um pode pensar o que quiser de qualquer administração, e uma característica da Democracia num Estado Democrático de Direito é a possibilidade de se fazer oposição.

    P.S.: O comentário em Caps Lock é louvável.

  16. Escrever em Caps Lock é louvável? Só se for no país de Mossoró. Também pudera, o povo da urbe amada sempre teima em querer ser diferente de tudo e de todos.

    Quanto ao desenvolvimento de Mossoró a resposta é simples:

    Nem prefeitura, nem iniciativa privada. Mossoró é o que é hoje graças a uma empresa chamada PETROBRAS que se instalou aqui na década de 80 e aqui ficou. Alguém tem ideia do valor que a Petrobras gasta mensalmente no comercio de Mossoro? Alguém tem ideia do valor que as empresas ligadas ao ramo de petroleo pagam de impostos a prefeitura mensalmente? Se o comercio e pequenas industrias cresceram, 60% ou mais desse crescimento deva-se a Petrobras. Se a cidade não tivesse petroleo no sub solo e a Petrobras nunca tivesse posto os pés aqui, Mossoró seria hoje uma cidade não muito diferente de Açu ou Caicó. A maioria da população já tinha debandado para Natal ou Fortaleza, fato muito antes da chegada da Petrobras.

    Palavras de quem conheceu Mossoró antes (atrasada, suja, sem água, sal a preço de banana podre, uma única industria de grande porte que é a fabrica de cimento, mercado publico cercado de barracas de madeira, o principal meio de locomoção era bicicleta e etc mil) e depois da chegada da Petrobras.

  17. Isso é a mesma coisa de dizer que o Brasil vai crescer independente do presidente que for eleito?

    Num tô entendendo mais nada…tem politicagem em tudo…

  18. Acho que o “Anti Idiota” não foi favorecido com o poder da interpretação gramatical, eu não disse que o escrever em Caps Lock é louvável, acho que o problema está no receptor da mensagem, o que foi dito é que o “Comentário é louvável”, leia-se conteúdo, faça um esforço que você consegue entender. Segundo, a Petrobrás foi só um marco inicial pra esse desenvolvimento, mas isso já aconteceu há anos atrás, a cidade hoje não depende exclusivamente dos Royaltes do Petróleo nem tampouco da renda dos funcionários da empresa ou das terceirizadas, esse pensamento é um pouco atrasado, a cidade hoje possui outros meios pra imúlsionar o crescimento.

    Faço minhas as palavras de “Link Ramon”:

    “Isso é a mesma coisa de dizer que o Brasil vai crescer independente do presidente que for eleito?”

  19. Americo, a sua frase ” P.S.: O comentário em Caps Lock é louvável”
    está no presente. Desculpa mas entendi que “louvável” é escrever em Caps Lock.

    Voce não acha que o correto seria ” O comentário em Caps Lock FOI louvável”? Se vc tivesse escrito desta maneira, ou seja, se referindo ao passado, eu teria feito uma ligação da frase com o comentário anterior da Mercia Célia.

    Se eu estiver errado por favor me corrija. Estou perto da terceira idade mas, diferentemente da maioria dos brasileiros, ainda sinto sede de saber.

    Sobre a Petrobás:

    A Petrobras não foi somente um marco e parou por ai. Ela injeta hoje em Mossoró de forma direta e indireta cifras na casa de dezenas de milhões de reais. Em escala menor, em todos os municipios circunvizinhos produtores de petroleo que por sua vez gastam grande parte do dinheiro aqui. Se a Petrobras saisse hoje de Mossoró, a quebradeira seria incalculável. Enfim, o maior e melhor “cliente” de Mossoró chama-se Petrobras.

    Um abraço e espero que continuemos a comentar aqui.

  20. Ricardo Mendes Junior vc é VIPASSO, menino quando li me emocionei e me mijei todinha.
    Paulete e eu estamos preparando a festa “ANUS 50” e espero que vc venha pra prestigiar os nossos ANUS 50, né paulete????

    menina ainda tô toda mijada depois desse post lindo em LETRAS GARRAFAIS.

    afff, acho que menstruei, vou ver e volto ja…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *