Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

19

 A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral concluiu no sábado a preparação de conteúdo para inserção em urnas eletrônicas que serão instaladas em 6.899 seções eleitorais, localizadas em 1.570 locais de votação de 167 municípios norte-riograndenses. Os serviços começaram na quinta-feira (16) no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE). Esta é a chamada “Geração de Mídia”. “hoje, 20, iniciaremos a carga das urnas, etapa que completa este trabalho, que será concluído no dia 27 de setembro” – adianta Mozart Dantas de Medeiros, secretário de Tecnologia da Informação do TRE/RN.

Servidores do Tribunal realizaram nesses três dias a preparação de milhares de pastas. Cada uma delas recebe material de apoio como identificação para as urnas, ata de procedimento e mídias (disquetes, cartões de memória e mídias de resultados). Todas as urnas eletrônicas já estão nas bancadas do galpão do COJE para que hoje os técnicos possam inserir nessas máquinas dados dos candidatos, partidos, eleitores e os relacionados a cada uma das seções de votação.

Existem modelos de urnas anos 2000, 2004, 2008 e 2009. Este último utiliza pen drive de cor laranja ao contrário dos demais, ainda com o emprego de disquete. “Cada zona eleitoral utiliza um tipo de equipamento diferente, para que não haja mistura de modelos, com isso podemos criar um padrão para cada uma delas”, explica Ana Esmera Pimentel Fonseca, coordenadora de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral.

No Rio Grande do Norte, 2.246.691 eleitores estão aptos a votar no dia 3 de outubro.

FONTE: TRE-RN

Compartilhe

19 respostas

  1. “E lá se foram…”

    Nós hoje vamos prestar uma homenagem e reverenciar o nosso antiqüíssimo Cabaré Copacabana. Eis um retrato daquele lugar onde os homens de Mossoró buscavam um grande “Love” fora do lar enquanto suas respectivas esposas ficavam em suas casas assistindo a novela Jerônimo o Herói do Sertão, transmitida pelas ondas do rádio, acreditando que “seus amores” estavam no Bar Pingüim comentando com Mané Capé o último comício do Cigano Feiticeiro na Praça do Codó (coitadas). Essa bicicleta ai na frente pertencia a Tetéu (cego de um olho) e freqüentador assíduo do Arpege. Estava ali porque era o único lugar onde vendia cigarro Continental sem filtro “no retalho”. Naquela época ali em frente existiam muitos outros cabarés para a classe pobre (andava-se por lá pisando em “Blenorragia) e um ponto de Taxi. E, pela ordem descendo tinha Zé de Ticó à esquerda, à direita o famoso “Rasga” e mais embaixo O Coimbra, Cabaré famoso de Luzia Queiroz freqüentado pelas autoridades e os mais abastados. Tudo isso estava situado no Alto do Louvôr. Como eram poucos os mossoroenses de outrora, poucos gatos pingados circulavam pelos referidos Cabarés durante o dia. Pela manhã, era certa a figura de um menino oferecendo Tapioca de porta em porta as “Quengas” que estavam acordadas porque não tinham “descolado” na noite anterior. O menino era Orlando Cocotinha rebolando a bundinha enquanto andava, levando a crer aos presentes que no futuro seria uma “quase mulher”. Dito e feito! Mas, quando a noite chegava e o Raparigal começava a aparecer nas calçadas, começava uma grande movimentação em torno do Bairro. A maioria vinha a pé mesmo. Outros, mais afoitos, endinheirados e só o “coió” de bêbados, desafiavam a Lei da gravidade “dando cavalo de pau” em Jeep’s e DKV’s (carros populares e sensações da época), jogando pedra “prá todo canto”. A policia, nem ai, aplaudiam o espetáculo juntamente com a platéia, que não tinham dinheiro prá Phudêr e ficavam observando tudo a distancia.

    Esta foto é de 1969. Salvem o meu, o seu, o nosso Cabaré Copacabana (quem já morreu e curtiu muitas noitadas por lá, do “Além pede também prá salvar). Então, lá se vão…41 anos no Buraco do tempo da História mossoroense.

    Para ver o “retrato”, clik ai em baixo.

    http://telescope.zip.net/images/BCopacabana69.jpg

    Para ouvir a musica que bombava dentro do Cabaré naquela época (na única Radiola de Ficha da cidade. Um escandalo!), clik ai em embaixo.

    http://www.youtube.com/watch?v=MV_yCmks5Zc

    DONA NENZINHA DAS BARROCAS…

    …Pede para avisar aos leitores da Coluna que está vendendo pés de Mamão Macho medindo de um a dois metros de comprimento; Galhos frondosos de Algaroba (sem espinhos); lindas Palmas de Comigo ninguém Pode e Espádua de São Jorge; e belíssimos pés de Cana Caiana. Todos bem verdinhos e com licença ambiental do Ibama.
    Os interessados em adquirir as plantas para “botar nas costas” e acompanharem a passeata do Deputado Copa do Mundo Henrique Alves que está prevista para esta semana em Mossoró, favor entrar em contado com a nossa Redação para fazer reserva. Avisamos que a procura é grande. Não “perdam” !

    MAURILENE PAPA….

    ….Marcou presença no Hotel Thermas para prestigiar o show de Zé Lezadim. No intervalo, a versátil da TPM deu um pulinho rápido no Hotel Garbus para entrevistar a dondoca Ceição Caxetes e seu maridon. Um luxo!

    SUPERMERCADOS…

    …Resacolas avisando a população através da Coluna que a promoção “O BARRACO É SEU” continua até o mês de dezembro. Imperdível!

    Retorno…!

  2. Vem ai uma nova pesquisa. Lí no blog do Thurbay (comentário postado por Francisco) que uma pesquisa “não tendensiosa” e bastante séria está sendo realizada em Mossoró por “Intelectuais, Escritores e Presidentes de Academias de letras”. É a fraca, heim?

    Trata-se do Instituto PINTO – Pesquisa Inteligente da Torre do Tombo.

    Arré Égua.

  3. ERRATA.

    Leia tendenciosa com “c” ao invés de tendensiosa com “s”, escrita no comentário anterior.

  4. Saiu na edição de hoje do Correio da Tarde – Notícia fiel. Jornalismo Coragem. – que a BOSTA tá rolando solta em uma rua do centro da Nova Metrópoli da Revista Veja.

    Bosta no meio da rua é pôdi, é pôdi e é pôdi. Imagine, logo no centro da cidade cujo povo é frustado por ser taxado de “gente do interior” e que teima e sonha todas as horas imaginando ser a capital do Estado.

    Mas, mas, mas vai timbora carniça azêda.

  5. Ta g1;com

    Recebido com carreata, governador do Amapá reassume cargo
    Pedro Paulo Dias (PP) foi preso por suspeita de desvio de verbas públicas.
    Candidato à reeleição, ele reassumiu o cargo depois de 9 dias preso na PF

    Nota do comentarista que num abre nem prum trem carregado de açucar.

    A justiça no Brasil sil sil pode ser considerada a mais peba do mundo. A policia após longos meses de trabalho e investigações descobre o bandido, prende o bandido e em menos de dez dias a justiça fulêra manda soltar.
    Que porra é essa??????????????????????? Que bosta de justiça é essa meu irmão????????????????????????
    A porra desse país nunca vai ser serio não????????????

    Se duvidar o juiz buceta que mandou soltar vai prender o delegado que prendeu o bandido. Brasil sil sil sil sil sil sil sil sil. Vai pra frente país tupiniquim e fulêrim de terceiro mundo

    Vô tomar Gardenal agora mesmo;. pronto e acabou. ponto final. se quiser publicar essa porra publique se num quise num publique. eu num paguei nada mesmo né?

  6. Caro amigo Tio Colorau. Esse indivíduo que se auto proclama de natalense xôquim, talvez imagina que a bela cidade de Natal não tem problemas. Veja o depoimento de um natalense, que não tem vergonha de se identificar, publicado no blog do Borjão direto de Fortaleza-CE:
    O QUE FALAM DO “BLOG DO BORJÃO”: O conterrâneo Gonzaga que reside em Natal-RN, ao acessar o “Blog” em 11-09-2010 o Tópico “A BRONCA DO BORJÃO” que divulgou em 09-09-2010 um vídeo da precária situação do calçadão da Beira-Mar de Fortaleza-CE, postou o seguinte comentário: “Parabéns Borjão. Temos que cobrar dos gestores. Aqui em Natal também não é diferente, já que a atual gestora (prefeita) está preocupada em “vender” Natal para os “gringos”, esquecendo dos esgotos a ceu aberto. Abraços Gonzaga.”

  7. Agora danou-se mesmo. O individuo que se proclama Togo querer comparar o desgaste do calçadão da Praia do Meio com a BOSTA rolando liquida solta e fedorenta pelas ruas de mossoró. Homi essa comparação é pôdi, é pôdi e é pôdi.
    Homi acorde que você é do interior. Ei psiu, você mesmo. Já está tudo pronto para o big desfile do trinta de setembro tá? Esse ano vai ter aquele povo vestido de escravo vai? Homi esse desfile é a coisa mais brega que existe no Rio gande do Norte, vice? quer ver desfile mesmo? vem pra capital em dezembro pra assistir o Carnatal, vice?
    Eita povim atrasado esse de Mossoró, vice? cada dia que passa tão ficando pior ainda.

  8. O povo todxim do Ceará do meu Padim Ciço Romão Batista sabe que o Gonzaga é um Baitôlão 100% Bicha velha e revoltado porque envelheceu. A respeito da Beira Mar da minha Fortaleza querida Macho Véi, o povo que viu o video ficou tão decepcionado que estão todos se mudando pra Mossoro. Foram morar no Conjunto Redenção e trabalhar na fabrica de cimento. Natalence Xoquim tem uma outra fabrica no Mossoro a não ser a do cimento?
    Natalence Xôquim eu soude de uma macho e vou passar pra frente. Um macho Véi colega de trabalho me falou que passou um certo dia pela megametropoli do Mossoro justamente em frente ao cemiterio na hora que ia chegando um defunto. Ele falou que umas 100 motos se postaram em frente ao cimitumba e começaram um buzinasso louco quando o caixão estava passando por eles. Meu colega curioso com aquela cena, desceu do carro e perguntou a um dos motoqueiros:

    – Macho Véi, posso saber por que todos estão buzinando sem parar?

    Prontamente o rapaz falou (gritando) no ouvido do colega :

    – Homi eu num seio dizê muito beim. TA ÔVINDU? Eu tô cum o dedo atolado na buzina, TA ÔVINDO? porque tamus tentando. Eu num seio se é verdade, TA ÔVINDO? mais dizem que essa buzinarada toda é a ultima tentativa pra vê se o defunto acorda. ÔVIU?

    – Algum defunto já acordou? insistiu o colega;

    – Nam! Mais num custa nadinha agente tentá, né? ÔVIU?

    E ai Natalence Xôquim, tem algum comentário a respeito dessa nova moda no Mossoro?

  9. Aff! Chiqueirinho, mulher assim tu mata nois. Menina, finalmente o que foi que tu comeu? a Marmitex ou essa coisa escândalo ai da foto?

    Bicha Louca estou precisando de uns frascos de Colonia Parisiense dos grandes. Pode ser em embalagem de um litro, tá? Estou desguarnecida de perfumes e colônias. Tudo quanto é de macho que entra em meus aposentos íntimos levam um perfume meu. Fazer o quê se eles me dão algo em troca?

    Sobre o local que tu se refere, na Meira e Sá não dá certo. Estou lendo em alguns blogs e jornais da terrinha que o povo dessa rua estão trabalhando em cima de bosta. Tem um senhor que deu entrevista no Jornal Vermelho dizendo que faz vinte anos que trabalha e cheira bosta por lá das 6 da manhã as 6 da tarde. O que tu acha da gente indicar ele para o Guines Book? Duvi-dê-ó-dó que alguém tenha cheirado mais bosta que esse homem.

    Hoje na redação foi alegria total. Apareceram de uma vez só a Contonete de Paula, a Maurilene Papa, o Cristyan de Sabugo e o Jeânus. Aproveitamos para cantar os parabéns pra você antecipado para Contonete de Paula que completará 106 anos (de colunismo social) no próximo dia 30. Perguntamos o que ela quer ganhar de presente. Ela respondeu que queria passar um dia inteirinho descendo no Insano do Beach Park lá em Fortaleza. Essa Miúda Despercebida continua a mesma.

    Mais assuntos, somente em off!

    Retorno…!

  10. Não tem jeito mesmo. A viadagem despeitada de Natal e agora os cabeçudos gays do Ceará estão podres de inveja de Mossoró. Os de Natal, só servem pra exportar prikito pros gringo e os do Ceará pra exportar palhaço pelos 4 cantos do mundo. Até aqui no Blog do Tio apareceu. AUHuahUAHuha

  11. Homi me diga o que é que Mossoro tem que pode causar inveja a uma capitaaaaaaaal homi de Deus? Só se for o atraso ou então o transito dai. Alguém já viu um Baile de Cururu? É todo mundo correndo querendo passar por cima de todo mundo, ultrapassagens pela direita, uma moto transportando 4 passageiros, bicicleta e carroça de fazer nojo, somente os sinais do centro são respeitados e bote bagunça nisso. E tem mais: os mossoroenses não sabem estacionar os veículos paralelos as guias das calçadas. Por isso é que os carros são estacionados atravessados nas ruas. Eita porra esqueci do carai da água quente. Homi o que é aquilo pela mor de Deus homi?
    Puta que pariu como ainda tem gente cego no interior. Homi faça uma consulta.

  12. Pois é Macho Véi nós aqui só temos palhaço e mesmo assim somos a quinta maior cidade do Brasil. Voces do Mossoro mesmo tendo o internacional show men Bartô Galeno – centos discos de ouro e apresentações todos os meses na Broadway e em Las vegas – não estão sequer entre as 100 maiores cidades do país. Mas o povo dai imagina que ta bem pertim de chegar a ser Nova York. O grande e único problema vai ser a falta de neve nas ruas no Natal mas isso já tá sendo resolvido. Vâo derramar sal refinado nas ruas para elas ficarem bem branquinha , né nâo Macho Véi?
    Ei natalence xoquim esse ano vão ou não vão acender as luzes do Natal? Ou vaI ser novamente o Natal das trevas? dizem que o dinheiro da prefeitura só dá pra pagar a forrozeiro daqui do ceara. Pense num povo culto. homi deixe de ser choco tenha pena do povo de mossoro macho vei.

  13. Quando digo que as ´meninas´ das 2 MAIORES CAPITAIS DO MUNDO estão se torcendo de inveja, eles proprios confirmam. Em alguns momentos se unem, em outros se digladiam. Por acaso, alguns dos tão inteligentes, cultos e bem informados amigos sabem o que significam as palavras: CRESCIMENTO, EVOLUÇÃO, RESPEITO, DESTAQUE. Consultem os dicionários, vejam que é isso que acontece na nossa bela Mossoró. Os comentários belicosos de erros passados em nada nos atinge. Tudo corrigido. Inclusive, até Idéias exportamos para a CAPITAL, que o diga as UPA´S. Gente, a inveja corrói o individuo. Quanto a água, quente, na nossa cidade, chama-se termal, altamente benefica a saúde, se qualquer uma das bichinhas se informar melhor, verá o que falo. Quanto as fábricas, essa menina Cearense que só anda de moto táxi, de favor, venha, a pé, e veja o Polo Industrial que se forma na entrada da cidade. Quanto ao sal, além de neve, pode ser usado pra combater o excesso de FRESCO que tem nas 2 capitais. Por isso o motivo de produzirmos e vendermos tanto. ahahahahaha

  14. Calma Ambrosio. Deixa esse povo de lado senão o bicho pega. Vira essa boca prá lá de querer salgar os FRESCOS de Natal e Fortaleza. Olhe, o sal de Mossoró só dá prá salgar os FRESCOS daqui, viu?
    Imagina! Hum! Hum!

  15. Eu tô morrendo de inveja de morar no interior. Mais inveja ainda do calor e das muriçocas dai. Ambrosio, eu moro em Natal e o que eu mais sinto falta aqui é esse oceano que banha a cidade que expulsou Lampião. Como é bom estar no Bairro Barrocas deslumbrando aquele mazão. Eita diabo danou-se todim.

    Ei nova yorkino do sertão, você esqueceu de dizer onde vai ser construida a estatua da liberdade, vice?

    Homi vá procurar ninho de avião mas antes passe numa otica e encomende oculos grau 20 fundo de garrafa verde. Você tá cego de bengala e não sabe.

  16. Macho Véi o Mossoró não tem jeito que dê jeito. O povim cismou em não querer ser do interior, cismou agora que tem um parque industrial, cismou que é melhor que Natal e Fortaleza e cisma com tudo.
    Arré Égua Macho Véi. Cada dia que passa o Mossoro se abestalha mais.

  17. Menina Natalense, eu viço sim, como tb. Só não aprecio muito orificios anulares com restos de cabelos e que exalam uma catinga. Bem pior que a de alguns bairros. Nunca disse que somos perfeitos, e sim, que estamos em constante evolução. Coisa que as meninas natalenses e cearenses pararam no tempo há muito. Não cismamos com nada e nunca pretendemos ser Capital. POrém o desenvolvimento do interior é inegável, apesar de alguns terem um alcance limitado de visão, corroido pela inveja. Não possuimos Estatua da Liberdade nem pretendemos faze-la, temos sim, um memorial de resistência, que os cultos das capitais vem reverenciar e estudar um pouco da resistência mossoroense. Quanto a avião ter ninho, isso é coisa de capital, nem aeroporto funcional temos ainda. Aguardem. Em breve teremos e se eles colocarem um ovo aqui, embalo e mando pra tu. Macho (?) Cearense, de parque ai tu só tem o Beach, o resto estão por ai enquanto os impostos forem dispensados, depois debandam. Homi, se contente em distribuir roupa de 5ª categoria, consumida em massa pelos cidadãos Cearenses Altamente Exigentes. Continue tomando sua cachaça amarela, dizendo que é a melhor do mundo e tendo esses delirios que ela lhe provoca. Cuidado com a quantidade pois c… de bêbado e propriedade do mundo. No mais, o que resta a vocês dois, das 2 capitais e ficarem ´infurnado´ em casa, com medo de serem assaltados nos sinais de trânsito, com sequestros a torto e direito, com os maiores pontos de prostituição e distribuição de drogas e para passar o tempo, ficam se indignando com o sucesso alheio. Que pena. Querem um favor, façam uma economia e comprem um apartamento aqui. Só tem um pró… Devido a fedentina da cidade, a falta de segurança , o rio poluido, o cinema que não tem e outros atrativos, esses apartamentos costumam custar o dobro que nas suas CAPITAIS. Porque será. Acho que abestado são os natalenses e Cearenses que estão comprando né ??? Homi, se toquem… Uma umbigada na testa de vocês dois !!!

  18. Rapazes (?), eu viço sim, como tb. Só não aprecio muito orificios anulares com restos de cabelos e que exalam uma catinga. Bem pior que a de alguns bairros. Nunca disse que somos perfeitos, e sim, que estamos em constante evolução. Coisa que as meninas natalenses e cearenses pararam no tempo há muito. Não cismamos com nada e nunca pretendemos ser Capital. POrém o desenvolvimento do interior é inegável, apesar de alguns terem um alcance limitado de visão, corroido pela inveja. Não possuimos Estatua da Liberdade nem pretendemos faze-la, temos sim, um memorial de resistência, que os cultos das capitais vem reverenciar e estudar um pouco da resistência mossoroense. Quanto a avião ter ninho, isso é coisa de capital, nem aeroporto funcional temos ainda. Aguardem. Em breve teremos e se eles colocarem um ovo aqui, embalo e mando pra tu. Macho (?) Cearense, de parque ai tu só tem o Beach, o resto estão por ai enquanto os impostos forem dispensados, depois debandam. Homi, se contente em distribuir roupa de 5ª categoria, consumida em massa pelos cidadãos Cearenses Altamente Exigentes. Continue tomando sua cachaça amarela, dizendo que é a melhor do mundo e tendo esses delirios que ela lhe provoca. Cuidado com a quantidade pois c… de bêbado e propriedade do mundo. No mais, o que resta a vocês dois, das 2 capitais e ficarem ´infurnado´ em casa, com medo de serem assaltados nos sinais de trânsito, com sequestros a torto e direito, com os maiores pontos de prostituição e distribuição de drogas e para passar o tempo, ficam se indignando com o sucesso alheio. Que pena. Querem um favor, façam uma economia e comprem um apartamento aqui. Só tem um pró… Devido a fedentina da cidade, a falta de segurança , o rio poluido, o cinema que não tem e outros atrativos, esses apartamentos costumam custar o dobro que nas suas CAPITAIS. Porque será. Acho que abestado são os natalenses e Cearenses que estão comprando né ??? Homi, se toquem… Uma umbigada na testa de vocês dois !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *