Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

Nestes tempos de confrontos entre traficantes e policiais, no Rio de Janeiro, dois filmes nacionais merecem nossa atenção, sobretudo para entendermos mais um pouco as causas e razões destes conflitos.

 salvegerat

“Salve Geral”, lançado no ano passado, retrata os ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo, fato ocorrido em maio de 2006. Na oportunidade, ônibus foram incinerados, delegacias alvejadas e centenas de pessoas mortas. Uma situação quase idêntica a que ocorre atualmente no Rio de Janeiro.

400contra1

Outro filme que aborda essa temática é o recentemente lançado “400 Contra 1”. A película mostra a origem do chamado Comando Vermelho. Em 1979, o presidiário William da Silva, o “professor”, passa a escrever uma cartilha de regras que devem ser seguidas pelos “bandidos”. Na época, presos comuns e presos políticos dividiam as celas no presídio de Ilha Grande, mas em alas diferentes. Os presos comuns, liderados pelo “professor”, se sentiam desprezados em relação aos presos políticos, fato que incitou o ódio contra o sistema prisional.

Compartilhe

4 respostas

  1. Outro filme legal desta temática se não me engano chama-se “Quase dois irmãos”. Nele tb mostra a relação entre presos políticos e presos comuns que aprenderam com o primeiro grupo táticas de guerrilha.

  2. Tio, depois nos conte como foi seu dia de “boca livre” no Thermas?
    Abraços,

  3. Dupla confessa autoria de vários roubos na região Oeste do RN

    A dupla que foi presa na tarde ontem(26), após assaltar a agência dos Correios em Messias Targino/RN, na manhã de ontem(26), Antônio José Abstem, 18 anos e Antônio Carlos André, conhecido por Carlinhos Mototaxi, 19 anos, ambos naturais e residentes no bairro Leandro Bezerra em Caraúbas/RN, confessaram a autoria de vários roubos ocorridos na região, entre os quais um assalto a agência dos Correios de Governador Dix Sept Rosado/RN, um assalto a um transporte alternativo ocorrido recentemente entre Caraúbas/RN e Governador Dix Sept Rosado/RN, confessando também que tomaram uma moto Bros de cor branca, na rodovia entre Caraúbas/RN e Olho D’Água do Borges/RN, ambos estão presos em uma das celas do CDP em Patu/RN, à disposição da Justiça.

    Fonte:blog Nosso Paraná RN

  4. mossoró tá precisando ser cenario de um filme desses estrelado por um ganguister chamado pelo apilido de CRETINÊ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *