Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

11

O secretário municipal da Cidadania, senhor Francisco Carlos, escreve ao blog para rebater afirmação de que a prefeitura atrasou os repasses do SUS para a Casa de Saúde Dix-sept Rosado. Abaixo:

Prezado Erasmo,

Sua postagem informa que a PMM está com dois meses de atraso nos repasses do SUS para a Casa de Saúde Dix-Sept Rosado, “deixando pacientes e funcionários em polvorosa” e pergunta: “Por que não foi feito o repasse? Perguntem ao secretário Chico Carlos”.

Em respeito a você e aos seus leitores, vamos à resposta:

A Prefeitura não está com dois meses de atraso. Isso é mais uma mentira que está sendo espalhada por Larissa Rosado, Sandra Rosado, Laíre Rosado e Lahyre Neto.

A prefeitura deixou de realizar um repasse, devido ao atraso do Ministério da Saúde, fato divulgado por toda imprensa nacional. Os recursos foram disponibilizados somente nesta quarta, 22, na conta da Prefeitura e poucas horas depois já estavam sendo repassados para todos os prestadores de serviço.

Ora, se o atraso foi do Ministério da Saúde e afetou os prestadores de serviço no Brasil inteiro, como uma greve forçada em Mossoró haveria de mudar este quadro? E já que o direito de perguntar é livre, porque se fazer uma greve, deixar centenas de pessoas sem atendimento, quando já se sabia de antemão sua ineficácia e, pior, suas conseqüências? Quais os objetivos desta farsa?

Os controladores da Casa de Saúde estão misturando política com saúde da pior forma possível. De maneira irresponsável.

Essa farsa foi desmascarada diante de todos os servidores da Casa de Saúde, no Gabinete da Prefeita hoje pela manhã, em reunião com os servidores, que sentindo-se usados como “massa de manobra” saíram de lá diretamente para retomarem seus serviços.

Agora Erasmo, faço um apelo: não vamos permitir que os interesses político-partidários interfiram na política de saúde. Isso não é bom. Deve ser evitado. Um abraço.

NOTA DO TIO – Caro Francisco Carlos, obrigado pelos esclarecimentos. Este blog sempre estará disponível para o contraditório. Lamentavelmente, nenhum jornalista divulgou o fato de forma clara, como fez o senhor. Preferiram, como sempre fazem, atacar os críticos e não se ater aos fatos. Repito, sempre estaremos disponíveis para o contraditório.

Compartilhe

11 respostas

  1. Gostaria de esclarecer que o fato da paralização dos serviços da Casa de Saúde Dix-sept Rosado se deu por falta do repasse da prefeitura “sim”, pois a mesma usou o recurso repassado pelo Governo Federal competência 11/2010, para pagar aos prestadores de saúde do SUS a competência 10/2010. Se o que estou dizendo é mentira então prove em forma de documentos reais. Pois eu tenho como provar o que estou informando, com documentos, datas e tudo que for necessario. Abraço.
    André Néo
    Diretor Geral Apamim

  2. Gostaria muito de ver esse fato esclarecido. Cada um diz uma coisa diferente. No blog do vereador Lahyre, ele postou as seguintes explicações:
    No dia 04/11/2010, através de Ordem Bancária 104, Ag. da OB: 005606, Conta OB: 0066240113, o Fundo Nacional da Saúde depositou R$ 2.773.612,30. Isso já com os descontos…

    Esse pagamento foi referente à NOVEMBRO. Até hoje os hospitais não receberam.

    No dia 18/12/2010, através de Ordem Bancária 104, Ag. da OB: 05606, Conta OB: 0066240113, o Fundo Nacional de Saúde depositou R$ 2.778.938,38. Também já com os descontos.

    Esse pagamento, feito com atraso de alguns dias, é referente à DEZEMBRO.

    Afinal de contas, quem está com a razão???

  3. É impressionante como, às vezes, quando nos defrontamos com alguns pequenos aspectos da realidade, somos despertados para a realidade acerca da farsa vendida recentemente aos mossoroenses como constatação da revista “Veja”, de que Mossoró é a “metrópole do futuro”. Pode até ser que no futuro venhamos a ser, mas o presente não indica isso com tanta veemência. Ao contratar o serviço velox para acesso à internet, pude constatar o quanto, para o grande capital deste país, ainda estamos longe de ser considerados um mercado promissor. Para se ter uma idéia, a maior velocidade de conexão comercializada para Mossoró é de 1 mega, enquanto para Natal, começa em 2 megas e vai até 20 megas. O interessante é que a mesma gama de pacotes comercialiada em Natal também o é em João Pessoa e, no caso da Paraíba, Também em Campina Grande, a segunda maior cidade daquele estado. Ora, se Campinha Grande recebe da Oi Velox o mesmo tratamento comercial que João Pessoa e Natal, por que então Mossoró, a segunda maior cidade do RN e a “metrópole do futuro” não? Por que recebemos tratamento igual às demais cidades do interior, que sequer sonham em um dia ser “metrópole”? Com a palavra os arautos da “metrópole”.

  4. Ou bicho sujo é o tal do político, mas não me causa nenhuma surpresa, pois acompanho a mesma desde de 1972, onde aconteceu na campanha para prefeito aqui em Mossoró um caso de pura mulecagem naquele ano.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES, VERDE BRANCO E GRENÁ… OBRIGADO FLUZÃO, ESSES 26 ANOS
    FORAM LONGOS DEMAIS…

  5. Agora sim, Andre Néo quebrou a Casa de Saúde Santa Luzia e agora, vai terminar de quebrar a APAMIM. Aí de nós!

  6. As fatos são distorcidas por interesses, naturalmente, isso é inegável. Por isso é bom acompanhar o desenrolar dos fatos para eles não se entrelaçarem e causar embaraços como esse. Cuidar dos fatos é como cuidar educar!

  7. “ESTÃO MISTURANDO POLÍTICA COM SAÚDE”

    Pra mim, essa afirmação é genial e absolutamente verdadeira…infelizmente as coisas aqui são assim…

  8. O diretor da casa de saúde foi desmentido por uma diretora do sindicato (veja http://www.gutembergmoura.com.br/ ). Um médico presente na reunião da prefeita como os funcionários da Casa de Saúde, disse, que a prefeitura não estava devendo o mês de novembro, que poderá ser pago até o dia 30/12, ou ainda até 10 de janeiro. Por que Andre Néo não desmentiu o médico na hora?

  9. Todo mundo sabe que o mês a competência do mês de novembro do SUS pode ser paga até o final do mês e os médicos fizeram acordo, diante do Ministério Público para o pagamento poder ser feito até o dia 10 de janeiro. Laire Rosado está forçando a barra.

  10. André Néo para quem não sabe, é filho do saudoso Dr. leodécio Néo, que por muitos anos com competência, administrou a Casa de Saúde Santa Luzia. E ao entregar a admistração da mesma ao seu filho André esta começou a cair em decadência. Será que ele agora vai também levar a falência, a Casa de Saúde e Maternidade Dix Sept Rosado que já anda TRINCADA?

  11. Pobre do povo que vive na ignôrancia, seres humanos, a Casa de Saúde Santa Luzia, assim como a Duarte Filho… fechou não por incompetência de ninguém, mais por pura, simples e cristalina perseguição política dos que hoje( e tudo na vida passa) administram essa cidade. E viva a burrice pertetuada nas urnas, por uma cidade quei já foi libertária…
    Obs. A outras unidades prestadoras de serviço ao SUS estão passando pelas mesmas coisas….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *