Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

O mega investidor Bernard Madoff é o autor da maior fraude financeira da história dos Estados Unidos. Com seu “esquema Ponzi”, conseguiu lucrar R$ 65 bilhões, enganando outros investidores, empresários e muitos amigos. Como ele não aplicou o golpe no Brasil, foi condenado à prisão perpétua. Cumpre sua pena numa penitenciária em Carolina do Norte. Além da pena, seus inúmeros e valiosos bens foram confiscados e estão sendo paulatinamente vendidos em leilões.

*

ENRIQUECENDO O VOCABULÁRIO – “Como se o problema não fosse o fato de o casarão estar perfeitamente esbodegado”. A palavra vem do verbo esbodegar, que significa gastar perdulariamente, estragar. Na frase acima, significa estragado.

.

“Em cerimônia a realizar-se na ermida de São Bartolomeu”. Ermida: pequena igreja construída em local ermo, distante.

.

“Ignorei as dores, a barriga costurada e saí manquitolando com o postezinho de soro em direção ao corredor”. Vem de manquitolo, que significa manco, coxo.

*

O espanhol Pedro Ramos pode bater nos peitos e dizer que é um recordista mundial. No último Campeonato de Lançamento de Caroços de Azeitona, realizado na Espanha, ele conseguiu quebrar o recorde anterior, alcançado em 1998. Utilizando a técnica “pescoço de peru”, ele conseguiu lançar o caroço a 21,43 metros de distância. Quem outorga a nobre honraria é a Lanzahuesos, federação oficial do esporte, que está lutando para incluir o lançamento de caroços de azeitona na lista de esportes olímpicos. O Comitê Olímpico Internacional vem acenando positivamente para o pleito.

*

Nos últimos anos, o governo federal promoveu 240 concursos, dos quais resultaram 127 mil novos servidores públicos. Vê-se então que a turma que “come” livro TEVE grandes oportunidades de entrar no serviço público, bastaria ter seguido o mantra “Concurso público: a dor é temporária, o cargo é para sempre”. Usei verbos no passado porque o governo Dilma Rousseff não deverá manter o ritmo, muito pelo contrário, o ministro do Planejamento, Guido Mantega, já avisou que o período é de freio nos gastos públicos, o que inclui a não realização de novos concursos. Por ora, o caminho mais certo para um bom emprego é a iniciativa privada, sobretudo nas áreas de construção civil, tecnologia e petróleo.

*

Mossoró é um dos piores lugares do mundo para jornalistas honestos.

Compartilhe

2 respostas

  1. Ví em um canal fechado de tv que nos EUA um cidadão estuprou e matou uma garota e que em menos de 72 horas a policia, através da pegada do tênis do assassino nas imediações da casa da garota, o prendeu. A justiça o condenou a pena de morte. Hoje ele passa 23 horas do dia trancado em uma cela com cama, pia e vaso sanitário. Tv, rádio e visita íntima? Nem pensar. A outra hora restante é pra ele pegar sol, com uma corrente amarrada nos pés e nas mãos e dois guardas a tira colo para vigiá-lo. Isso sim é que é castigo para quem tirou a vida de uma jovem de uma maneira brutal. Porque no Brasil o cidadão mata, estupra e fica na cadeia usufruindo 6 refeições diárias, assistindo Tv e rindo a toa? Porque sabe que ao cumprir um sexto da pena ganhará liberdade. Dificil demais de entender a medíocre, capenga e falha justiça brasileira. Um horror.

  2. gente inculta, semi-analfa, pau-mandados, aproveitadores de pessoas fracas, sem grana, que se vendem aos politicos locais… voce chama isso de jornalismo? baixaria sim. rabos presos aos patrões, não tem voz ativa(nem passiva). uns alccolatras inveterados que sacaneiam os proprios colegas de profissão,outros com consiciencia pesada se tornam crentes imaginado que acharam o caminho do ceu e estão livres do tridente do cão… isso é jornalismo de metropole.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *