Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

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Juro que não entendo essa de as montadoras de carros comprarem espaços publicitários em revistas e jornais para anunciarem tabela de preços de revisão.

Quem danado compra um carro por causa do preço da revisão?

Imaginem o papo:

Rapaz, comprei um Tucson porque as peças na primeira revisão custam R$ 174,03 e a mão de obra é gratuita.

– Já eu me esforcei um pouco e comprei um Santa Fe, que as peças custam R$ 407,40 na segunda revisão e a mão de obra também é gratuita.

Sinceramente… não vejo como este tipo de publicidade pode atrair clientes.

Dê-me uma luz ai Lahyre Neto, esclareça ai Igor Rosado.

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4 respostas

  1. Prezado Tio, esse tipo de propaganda se justifica pelo fato de alguns fabricantes, apesar de fazerem de tudo para o consumidor adquirir um veículo seu, atraindo com preços competitivos, garantias estendidas e promoções das mais diversas, botam para lascar na cobrança das peças e manutenção, se aproveitando do fato de que o cliente terá que fazer as revisões nas concessionárias para não perder a garantia. Tem até um comparativo da Quatro Rodas entre alguns veículos, na qual foi feita uma pesquisa sobre um dado grupo de peças, e a diferença foi enorme: enquanto que em um carro essa cesta de peças somava cerca de 4 mil reais, em um outro veículo similar em preço e porte, as mesmas peças somavam mais de 7 mil reais, uma diferença considerável entre carros de uma mesma categoria e valor.

  2. Erasmo, como está você, meu amigo? Olha, existem ações de comunicação que trazem o objetivo de atacar um problema específico de marketing. Creio que a resposta esperada para esse tipo de mensagem não seja tão direta como com a memorização dos valores, por exemplo. Ela talvez pretenda deixar a idéia de que as revisões não são tão caras como o público em potencial talvez pense que seja. Eu fico imaginando que essas marcas tenham resultados de pesquisa de mercado onde o consumidor em potencial afirma que “gosta dos modelos, mas acha que o custo de manutenção seja muito alto”. Assim, o objetivo não é exatamente o de vender o produto, mas o de diminuir restrições que afastem a preferência do consumidor por esta marca. Com certeza essas empresas realizam muita pesquisa de mercado e identificaram que esse é um problema a ser combatido. Se as soluções foram adequadas, aí é outra história, e vai depender de cada caso. Um grande abraço, meu caro, tudo de bom.

  3. Caro Tio, no ano de 2000 fui fazer a primeira revisão do meu gol na Volkswagen de Mossoró e depois de analise a atendente me ligou dizendo que custaria R$ 320,00. Eu não autorizei e disse que fizesse somente o que mandava o manual do veículo. Resultado a revisão saiu por R$ 42,00. Tem que ficar de olho em tudo.
    Abraços.

  4. Caro Erasmo,
    Esse tipo de propaganda se justifica claramente. Quando vamos adquirir um carro, sempre ouvimos a opinião de vários amigos.E um dos argumentos é: “Não compra àquele carro, o custo de manutenção é muito alto”. A última vocêsa faz uma análise e conclui que um carro pode gerar 40% do seu valor em custos, custos estes que incluem a manutenção. Várias concessionárias publicam os custos da revisão dos veículos, previamente estabelecidos. O custo de revisão,é sim, fator preponderante na hora de escolher um novo carro, diria fator decisivo. Isso justifica o uso desses valores como ferramenta do marketing publicitário.

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