Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

O apoio da Prefeitura Municipal assegura o credenciamento de três novos leitos de UTI´s pediátrica na maternidade mantida pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM). O gerente da Saúde, Benjamim Bento, discutiu os termos do credenciamento na reunião da Comissão Estadual Bipartite da Saúde, realizada na tarde desta quarta-feira (16), em Natal.

Uma decisão anterior da bipartite, garantia a instalação de novos leitos de UTI pediátrica pela Apamim, desde que a associação atendesse a conformidades exigidas pela municipalidade. Para garantir o credenciamento, a Apamim precisaria corrigir algumasa irregularidades, constadas pela auditoria da bipartide. A principal desconformidade era a não existência de laudo sanitário para a UTI.

Porém, o problema foi superados graças ao apoio dado pela Prefeitura de Mossoró. Por determinação da prefeita Fafá Rosado, a Gerência da Saúde assegurou o apoio financeiro necessário para que a Apamim pudesse atender as adequações exigidas pelas autoridades em saúde.  Cumpridas as exigências, a prefeitura encaminharia o processo de credenciamento de novas vagas de UTIs.

O gerente da Saúde, Benjamim Bento, lembra que a prefeitura assegurou o repasse de R$ 50 mil para que a Apamim pudessse atender as exigências para credenciar os leitos. “O Município trata esse assunto eminentemente como uma questão técnica. A prova disso, é ajuda da prefeitura para que Apamim pudesse requerer o alvará sanitário provisório, de 90 dias, para abrir a UTI”, afirma ele.

Na quarta-feira, a prefeita Fafá Rosado, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini, tratou do assunto em Brasília, numa audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na ocasião, a prefeita pediu o apoio do Ministério para a implantação de uma maternidade pública no Município, que realiza em média, ao mês, cerca de 600 partos, sendo referência para este procedimento.

Como medida emergência, Fafá Rosado, corroborando com a governadora Rosalba Ciarlini, sugeriu medidas emergenciais, como o credenciamento de novos leitos de UTI´s neo-natais junto à estrutura da Apamim, além dos três leitos já conveniados atualmente entre a prefeitura e a associação. A solução definitiva para o problema virá com a construção de uma maternidade pública.

Tramitação – Com a autorização da bipartite e o apoio decisivo da Prefeitura de Mossoró, o processo de credenciamento dos novos leitos de UTIs neo-natais da Apamim vai agora à apreciação do Ministério da Saúde, passando ainda pelo crivo da comissão tripartite. Em nenhum momento, o Ministério abriu mão de exigências para credenciar novos leitos de UTIs ao Sistema SUS.

Compartilhe

2 respostas

  1. ISSO NÃO DÁ CADEIA NAO? UM DESCASO DESSE COM O POVO NESSA SAUDE DE MER… DESSE ESTADO? ALGUEM DEVIA PAGAR POR ISSO.

  2. Amigo, fico muito triste ao ver um Guerreiro abandonar uma batalha tão humilhantemente assim. Fico triste ao ver que a sua espada agora serve a outro mestre MEDO. Acho que o guerreiro que se deixa ficar assim não entendeu a Arte da Guerra! Se não temos como sustentar o que acreditamos certo, é melhor nada dizer, um bom cabrito não berra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *