Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Ctrl C. Ctrl V.

Governador Dix-sept Rosado – A prefeita de Governador Dix-sept Rosado, Lanice Ferreira (PMDB), publica decreto suspendendo, por um período de 90 dias, a homologação do concurso público realizado (ano passado) pelo ex-vereador/prefeito Anaximandro Vale (PSB), no qual foram aprovados pai, mãe, mulher, irmãos, primos, tios, amigos e até a empregada da casa do ex-prefeito.
O concurso foi realizado pelo Instituto Soluções, que divulgou relação de aprovados no dia 29 de junho de 2008. A meta era contratar 150 servidores. Entretanto, para a surpresa dos concorrentes, a família do vereador/prefeito Anaximandro Vale (PSB) foi quase que em sua totalidade aprovada. O caso foi denunciado no Ministério Público Estadual.
Na lista de aprovados, consta o nome da mulher do prefeito Anaximandro Vale, a médica Isaura Cristina Rosado Maia, que ficou em 3º lugar para o cargo de médico do município. O pai do prefeito Anaximandro Vale, Francisco Adail Carlo do Vale Costa, também passou no concurso para o cargo de médico do Programa de Saúde da Família.
A mãe do prefeito, a senhora Zileide Rodrigues do Vale Costa, ficou em 3º lugar para o cargo de pedagoga do município. O irmão de Anaximandro Vale, Artur Rodrigues do Vale Costa, foi aprovado em 2º lugar para o cargo de Assistente em Administração. Na longa lista de familiares, constam ainda nomes de primos, tios e de pessoas próximas e amigas do prefeito.
Um exemplo é Bruno Rafael de França Silva, que ocupava um cargo comissionado no gabinete do prefeito e ficou em 1º lugar para o cargo de motorista. Até a empregada da casa de Adail Vale, Maria Vandelúcia de Souza Silva, terminou aprovada para o cargo de ASG.
Quem também tem um número considerável de parentes aprovados na lista divulgada no final de semana passado pelo Instituto Soluções é o presidente da Câmara Municipal, o vereador Edmar Carlos de Meneses, a quem caberia fiscalizar os atos do prefeito. O próprio foi aprovado com um percentual surpreendente, para quem há vários anos não freqüenta os bancos escolares e cursinhos.
Assim como o presidente da Câmara, os demais aprovados da família do vereador/prefeito Anaximandro Vale, como Adail Vale e a mulher Zileide Rodrigues entre outros, conseguiram acertar, em média, 90% das questões impostas pelo Instituto Soluções, um resultado espetacular para quem não freqüenta bancos escolares há mais de 25 anos.
Mesmo com todas as suspeitas de irregularidades, no dia 13 de novembro, o ex-vereador/prefeito Anaximandro Vale homologou o resultado. Para não incorrer em erro administrativo, a atual prefeita Lanice Ferreira suspendeu o decreto do ex-prefeito e instituiu uma comissão para apurar, nos 90 dias, o que existe de certo e errado na realização do concurso. Se configurando a fraude, Lanice Ferreira disse que vai cancelar o certame definitivo e realizar outro para compor, conforme prevê a Legislação, o quadro de funcionários da Prefeitura.

OUTRO LADO
O ex-vereador/prefeito Anaximandro Vale informou que não houve erros no concurso e que estava tudo conforme a legislação. O proprietário da empresa Soluções disse também que não houve fraude e que os aprovados mereceram. O caso, no entanto, está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual.

(Jornal DeFato, 10.01.2009)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *