PEI E BUFO – 314ª edição.

3
156

* Uma possível união entre Álvaro Dias (PSDB) e Carlos Eduardo Alves (PDT) poderia ameaçar a candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). Tal união, contudo, é pouco provável. O prefeito Álvaro Dias já anunciou apoio a Rogério Marinho para o Senado, cargo pleiteado pelo pedetista.

* O Moinho de Vento localizado em Macau (RN) foi reconhecido oficialmente como Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural, Paisagístico e Turístico do Rio Grande do Norte. A iniciativa não foi de Sousa (PSB), deputado da região, mas de Ezequiel Ferreira (PSDB). Engoliu mosca.

* No regime militar foi adotado o chamado “Milagre Brasileiro”, quando tivemos um crescimento anual superior a 11%. Tudo era maquiado. A conta caiu nas costas de José Sarney, primeiro presidente pós-ditadura: inflação na estratosfera, economia estagnada e aumento da dívida externa.

* Em 2021, a inflação nos grupos alimentação, energia e gasolina foi de 8,2%, 21,2% e 47,5%, respectivamente. No mesmo período, os serviços subiram 4,75%. O cruzamento dos dados mostra como a vida do trabalhador ficou muito pior. A mão-de-obra não acompanhou os demais grupos.

* Segundo estimativa do Banco Central, fatores externos representaram 70% da inflação no Brasil. Assim, 30% foi consequência das decisões do governo federal. A se basear pela estimativa do BC, a inflação deveria ter ficado em 7%, não nos 10,06% oficiais.

* Os preços do minério de ferro e soja, produtos que abundam no Brasil, dispararam no mercado exterior, o que deveria ter contribuído para a queda do dólar e consequentemente favorecido o Brasil, mas não foi o que aconteceu.

* Em 1904 ocorreu no Brasil a Revolta da Vacina, que consistiu em atos contra a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola. Na época, diziam que quem se vacinasse poderia ficar com feições bovinas. Um dos líderes do movimento era Ruy Barbosa. Sim, ele era antivaxx.

* Desnecessário dizer que a Copa do Mundo começará no mês de novembro. Todo mundo sabe que novembro é um mês. Basta dizer que começará em novembro. Do mesmo modo, as eleições serão em outubro.

* A GloboPlay lançará no próximo dia 27 a série documental “O Caso Celso Daniel”, em oito episódios. A produção entrevistou mais de 30 personalidades brasileiras. O assassinato do ex-prefeito de Santo André (SP) completará 20 anos.

* No documentário sobre Nara Leão, o cantor e compositor Chico Buarque disse que não canta mais a música “Com Açúcar, Com Afeto”, canção que mostra uma mulher submissa. Ele entende que a letra não é adequada para os dias atuais.

3 Comentários

  1. Sempre que escuto Fernanda Takai cantando “Com açúcar, Com afeto” me sinto incomodada. Parece uma música bacana no início, mas quando desenrola a letra, realmente não mais condiz com o que muitas mulheres pensam atualmente.

  2. E o curioso é que a letra foi encomendada por Nara Leão, que pediu a Chico Buarque que fizesse uma música com mulher submissa, estilo “Amélia”. É o que diz o documentário.

  3. Esses 70% de peso da inflação em fatores externos tá muito mal contado. Ora, só a gasolina, a maior vilã da inflação, teve o aumento que teve porque seu preco foi atrelado ao dólar, algo que não se fazia antes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Seu nome