Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

 
Para os católicos, santos são aqueles que viveram uma vida exemplar, sempre fazendo o bem, se martirizando e operando milagres. Para ser oficializado como santo, o que é feito através de um processo de canonização, é necessário que a pessoa tenha morrido há mais de cinco anos e que sua reputação perante a sociedade em que viveu seja a melhor possível.

O título de santo só pode ser dado pelo Papa, enquanto o título de Beato pode ser dado por ordens religiosas de padres ou freiras. Atualmente existem aproximadamente quatrocentos santos e mais de nove mil esperando a canonização. Antes do Papa João Paulo II, a dificuldade para conseguir o título de santo era imensa, entretanto, mencionado Papa retirou algumas exigências feitas anteriormente, o que permitiu que ele canonizasse mais santos do que todos os demais papas juntos, isso durante o Século XX. Mesmo assim, ainda é muito difícil alcançar o título de santo. Exceção se dá na cidade de Mossoró, onde uma dona de casa virou santa de uma forma bem menos burocrática.

O terreno onde hoje está localizado o Conjunto Santa Delmira pertencia a seu Geraldo Matos de Oliveira, atualmente residente na Delfim Moreira, o qual impôs uma condição quando da venda do terreno ao governo estadual: o nome do conjunto deveria homenagear a sua mãe, dona Delmira Matos, pediu ainda que se colocasse o nome Santa Delmira, pois lhe soava melhor. Assim, dona Delmira Matos alcançou o “título” de santa de uma forma bem menos burocrática.

 Há outras peculiaridades em Mossoró: O Alto do Louvor, ao contrário do que o nome sugere, é freqüentado por pessoas nem um pouco carolas, mas sim por prostitutas, travestis, ébrios contumazes etc. Já o Alto da Conceição é o bairro mais baixo da cidade, ao passo que a Baixinha é o ponto mais alto.

Sabe de mais alguma?

Compartilhe

2 respostas

  1. Excelente este artigo, principalmente pelo fato de terem conseguido a façanha de transformar, num toque de mágico, uma mortal normal em santa. Dei boas gargalhadas com a estória. Abraço, Télescope.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *