Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

15

assistir-online-big-brother-brasil-2012

* Por Gilmar Henrique.

Burguesia medíocre (alienada e, pior ainda, alienatória) promove cabaré de luxo (BBB e outros afins) e banalização cultural por meio da  mais alta indústria de comunicação televisiva do país.

O problema é que as pessoas de senso comum (a grande maioria), sem nenhum outro referencial filosófico-existencial (sobre a condição humana no meio social) e desprovidas de senso crítico exotópico (de olhar externo, fora das forças centrípetas das ideologias dominantes), por objetivação de um sistema educacional que prima pela formação de ótimos analfabetos funcionais, sentem-se contempladas ao ver suas subjetividades ali refletidas e, como corolário, são incapazes de tomar consciência crítica em relação a sua atuação (papel social que desempenham) face a uma potente fonte produtora de ideologias (Rede Globo de Televisão) a serviço do controle comportamental dos seus telespectadores.

Vendo essa questão numa perspectiva psicossocial é praticamente impossível (para a grande maioria das pessoas tragadas pelas forças centrípetas ou ptolemaicas) uma tomada de consciência crítica em relação às estruturas de papéis sociais inventadas por castas dominantes. Esse bloqueio ocorre devido a um fenômeno psicológico chamado de egossintonia, ou seja, conforme ao ego, por exemplo, quem é idiota não se vê assim. O alienado nem sequer pensa nisso. Para Narciso, a culpa é SEMPRE do espelho. Já o psicopata vive sacrificando, em série, bodes expiatórios. Da mesma forma, quem é arrogante não se vê como tal, mas o carreirista é o TALL (portmanteau híbrido) – sente-se como um excelente profissional. Para ele, o que lhe importa é estar sempre APARECENDO com um “sucesso” após o outro a fim de compor a halitose das vápidas colunas sociais – em detrimento de tudo. O carreirista se ACHA, mas, a bem da verdade, não passa de um fantoche espertalhão com cara de palhaço.

O ponto positivo que vejo (sou pollyannístico) nesse gênero de programa televisivo como o Big Brother Brasil (expressão anglicizada por xenofilia – alienação cultural) é que com seu caráter de apresentação realística (reality show – mais conhecido assim, também por alienação linguística) pode ser utilizado por sociólogos como um sistema de amostragem que serve para avaliar a visão de mundo das pessoas em uma determinada sociedade e, daí, formular uma teoria bem fundamentada. Esta só pode ser feita a partir da observação do mundo real. Sem essa amostragem realística teríamos apenas teorias fundamentadas exclusivamente em especulações do raciocínio abstrato. É por isso, também, que digo o que digo, sem ser sociólogo (por profissão), desse programa televisual.

Para concluir, acredito que num grande meio de comunicação de massa bem como num sistema político-educacional o mais importante é garantir que o plano de conteúdo seja, de fato, coerente com o que se materializa no seguinte plano de expressão: “Fazer-nos tomar consciência da condição mental (e cultural) da existência humana” (Weissgerber).

Adote um cão abandonado.

Gilmar Henrique.

Compartilhe

15 respostas

  1. A globo é isso, bosta pura, por isso mesmo não me permito mais fazer qualquer comentário sobre tal escárnio televisivo. Me deem licença, tenho mais o que fazer, vou cagar.

  2. O texto até que nãp é ruim, mas tá cansativo de ler pelo excesso de parenteses.

  3. Primeiro: Que texto chato! Cansativo e enfadonho. Parece querer uma certa vaidade intelectual. aff
    Segundo: Assiste a Globo quem quer, pra isso existe controle remoto.
    Terceiro: Vamos parar de se incomodar com a burrice alheia! O que seria dos “intelectuais” sem a burrice da massa, aliás, a massa não tá nem aí pra filosofia e etc…

  4. Esse programa, caso fosse feito uma pesquisa para saber quem é simpatizante dele ou não, é um prato cheio para os cientistas avaliarem quantos idiotas fazem parte da nação brasileira. Não tenho a menor dúvida que 85% dos entrevistados dirão que não perdem um programa e não o assistem durante as 24 horas por falta de dinheiro para pagar a assinatura de um canal fechado.

    Dois motivos levam a grande massa a gostar o programa:

    1) É transmitido pela Tv Globo. Toda merda que essa Tv leva ao ar, agrada o povo brasileiro. Eu diria que, o dia em que ela, durante 24 horas mostrar apenas um tolete de merda em imagem congelada, ainda terá audiência suficiente sobre as outras. O povão se perguntará:
    – Será do Tarcisio Meira? Chico Cuoco? Da Ivete Sangalo? Faustão? Gianequine?

    2) O conteúdo principal é sexo. A grande massa, por não se preocupar com quase nada, tem tempo para pensar nisso durante as 24 horas do dia.

    Quanto ao texto, eu gostei. Os parênteses fazem parte e não acho que sejam excessivos.

    PS- Caro Gilmar jamais aceitará o fato de um vaqueiro derrubar um boi inofensivo com a única e exclusiva finalidade de ganhar dinheiro. A quem chame isso de esporte quando na realidade é um caso de policia e cadeia. Isso, se o país fosse sério. Nunca foi não é e nunca será. Portanto, a vaquejada nunca vai acabar.

    Um abraço professor.

  5. Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo, é lamentavel.

  6. Dentre os comentários aqui postados, tem um que defende a TV Globo com unhas e dentes.

    Tá magoado por que falaram mal da TV alienígena, santa?

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. O meu inesquecível e saudoso avô, Josué Pereira da Costa, disse certa vez que o mundo só dá certo porque tem os bestas. Pois, nessa história do BBB da Globo a frase cabe perfeitamente. Enquanto a Globo tiver os bestas que ligam e os patrocinadores que acreditam no programa, a Globo vai manter essa putaria no ar. Agora, se a Globo tivesse que aguardar uma ligação minha, ela não ia conseguir pagar um PICOLÉ CAICÓ pro Pedro Bial dizer as besteiras que ele diz todas as noites para os milhões de brasileiros que assistem o bacanal que é o programa.

  8. Tem até membro do P. Jud que assina Pay-per-view… Pelamordedeus!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Li o concordo totalmente com o autor.
    Não assisto e sempre que estou em casa vendo Tv com minhas filhas tento mostrá-las o que há de bom na Tv brasileira. Tenho tentado fazer minha parte. É difícil. Infelizmente vejo discursões nos intervalos de aula na Uern sobre estas baboseiras na Tv. Isso na academia. Imagine como deve estar nos rincões sertanejos e em nossas periferias.

  10. Para a maioria do povo brasileiro, se os atuais políticos corruptos e a Tv Globo sumirem do mapa, o Brasil não presta mais.

  11. ei Boca de Xafurdo se for tão grande como vc disse com certeza o autor estará de CUOCO após a obra, ou obrada.

    Professor Gilmar parabéns pelo texto!!!!

  12. CARO GILMAR HENRIQUE, SEU TEXTO SÓ NÃO FOI MAIS CHATO, QUE OS DISCURSOS POLÍTICOS DE JOÃO NEWTON DA ESCÓSSIA.

  13. Chamar de Heroi um bando de gente infrutifera, sem caráter, sem dignidade só mesmo o Bial e na TV Globo. Preciso ir desta para outra, pois meus valores não condizem mais com tantas coisas erradas da chamada “modernidade”. Inclusive, soube que tinha um personagem alisando uma víbora. Isso é exemplo? As pessoas desavisadas dos perigos de transmissão de doenças acabarão fazendo o mesmo. Animais não tratados devem ser mantidos a distância. Cada qual no seu quadrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *