Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

Em meados dos anos 90, eu estava na flor da juventude (nasci em 77). Como todo adolescente, empolgava-me com atos de rebeldia, de contestação etc. A velha história do garoto que quer mudar o mundo.

Planet-Hemp

Uma das bandas que me atraia era o Planet Hemp, de Marcelo D2. Os caras defendiam abertamente a descriminalização da maconha, diziam que seu uso não era prejudicial à saúde (“uma erva natural não pode te prejudicar”), não escondiam que eram consumidores (“Eu canto assim porque fumo maconha”) etc.

6ea0228f8c052da11d587f06fe69711f35d022d2

O primeiro disco, chamado Usuário, falava de maconha da primeira à última faixa.

Eu achava aquela atitude o máximo. Os caras não se importavam com o que pensava a sociedade, colocavam a cara para bater. Além do mais, as melodias eram agradáveis.

Na época, a banda frequentava bastante o noticiário, pelos constantes conflitos com a polícia e o Judiciário.

Shows cancelados, músicas censuradas. Esse era o polêmico Planet Hemp.

Tudo isso me rendeu até uma história curiosa. De tanto me ver ouvindo Planet Hemp, meu pai me chamou para uma conversa séria. Ele pensou que eu estava fumando maconha. Chegou dizendo que eu não poderia jogar meu futuro no lixo, que eu precisava me afastar de coisas nocivas.

– Papai, o senhor está pensando que eu fumo maconha é?

– Você num para de ouvir esses maloqueiros.

– Omeh, gosto apenas do som dos caras.

– Ah, sim, mas cuidado. A polícia está de olho em quem é fã desses maloqueiros. Quero que você seja preso não.

– Menos papai, menos.

OBS. E para me lembrar da minha adolescência e do meu saudoso pai, Seu Miro, já coloquei três discos do Planet Hemp no pen drive. Será um final de semana de muita fumaça virtual.

Compartilhe

2 respostas

  1. Assim como vc gostava do Planet sem usar a erva. Tinha uns amigos chegados a erva, mas dava valor a contestação ao sistema. Mainha, assistente social, coordenadora de seduc, sabia q eu gostava. Um dia perguntei: “mãe a senhora me vê escutando essas músicas e nunca perguntou nada”. Ela respondeu: “Vc não tem perfil de quem usa. Se tivesse eu perceberia”. Meu irmão gosta de rock pesado e só toma uma cervas como nós. Um dia fiz a mesma pergunta em relação a ele. A resposta foi no mesmo sentido.

  2. Ola tio, tbm sou de 77 e fiz parte da galera punk de Mossoró, sempre curtir Planet Hamp, Raimundos, Nirvana dentre outras bandas dos anos 90, andei de skate por muitos anos, tive contatos com varias drogas porem nunca tive vontade de experimenta-las não achava legal apesar de muitos amigos usarem maconha e eu convivia diariamente com eles, mas também nunca fui forçado a usar, eles já sabiam que eu era careta mas de boa.
    Agradeço a meus pais pela educação que me deram e tenho meus irmãos como exemplo de vida isso fez com que eu construíise meu caráter. Droga não é legal !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *