Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

8

Não foi nada feliz a pessoa que criou o novo slogan da administração municipal: “esse é o jeito certo”. A palavra JEITO é uma construção do brasileiro, não encontrando paralelo em qualquer outra língua do mundo. Ela remete a falcatruas, arrumadinhos etc. Para tudo há a forma correta e o modo correto, mas também há o “jeitinho brasileiro”.

– Amigo, eu deveria colocar a peça original, mas como você não pode comprá-la vou dar um jeito aqui.

– Não, não há mais vagas, mas deixe aqui os dados do seu filho que dou um jeito.

– Fique tranquilo, amigo, só não tem jeito pra morte.

Quando o brasileiro não consegue fazer da forma certa, do modo correto, ele apela para o famoso jeito, que é uma criação nossa, oriunda da típica malandragem verde e amarela.

Não há jeito certo. O jeito é justamente uma alternativa ao certo.

Compartilhe

8 respostas

  1. Com todo respeito, Colorau, a ânsia de criticar a administração municipal, nesse caso, atropelou a língua portuguesa e mesmo o bom senso.

    A expressão “jeito” pode até,se deturpada,intencionalmente, remeter à umamalandragem, mas isso é uma pecualiaridade, uma idiossincrasia da pluralidade vocabular do brasileiro.

    Etimologicamente derivada do latim jactus [jato, arremesso, tiro], “jeito” tem significação totalmente contrária a que o amigo preferiu enxergar.

    forma particular de agir
    tendência do comportamento de um ser
    (Brasil, familiar) bons modos, boas maneiras
    inclinação natural
    facilidade nata ou adquirida em executar determinada atividade
    aparência
    (Brasil, informal) maneira de organizar
    capacidade de ter seus vícios ou problemas corrigidos
    contusão muscular ou em uma articulação
    breve movimento de um membro ou da cabeça, geralmente com algum significado explícito

    com jeito:

    de uma maneira zelosa, prudentemente;
    com destreza, habilmente.

    (Do dicionário Priberam da língua portuguesa)

    Não foi uma escolha infeliz de slogan, mas sim uma escolha que dá margem à infelizes interpretações, estas derivadas da visão de cada um, e muito, nesse caso, da visão partidário/política.

    Abraço.

  2. Eu entendi assim também. JEITO CERTO= FORMA CERTA DE TRAB / MANEIRA CERTA OU CORRETA DE TRABALHAR.

  3. O slogan está ok. O problema é a administração. Desde que o português é português que jeito é sinônimo de “forma, maneira”. #coloraufail

  4. Isso. jeito como sinônimo de falcatrua, safadeza, pilantragem. ex: o JEITO que o fluminense voltou pra série a do brasileirão. faz todo sentido.

  5. Brasileiramente somos peculiares em quase tudo, nossa lingua e linguagem é, senão o maior um dos maiores exemplos, sobretudo em seus signiicados e significantes.

    Somos um povo sui generis em vários aspectos. Alguns ditados populares têm lá a sua razão de ser. Aqui há “leis que pegam” e “leis que não pegam”, depende de a quem se aplica. A rigidez da letra fria da lei esbarra no “jeitinho brasileiro”, no “favor”, no quebra-galho.

    Sérgio Buarque de Hollanda aponta algumas características de nossa formação social no clássico “Raízes do Brasil”. Somos um povo cordial e intimista. Em que outra nação se conhecem as pessoas pelo apelido diminutivo, inclusive após o honorífico, como por exemplo: “Seu Luizinho”, “Dona Candinha”…

    No caso da frase da mui aplicada e honesta administração municipal, Idiosincrasias à parte, o problema não está e (ou) não estão nas palavras, mas sim em que executa o verbo em sua concretude.

    Até as estrelas sabem, que, de há muito que os jeitos(Politicamente falando) de se fazer a coisa no país de mossoró, anda prá lá de malandramente errada.

    Um abraço

    FRQANSUÊLDO VIERIA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  6. Excelente texto analítico. Opotuno, diga-se, porquanto o Brasil, a par de suas belezas naturais e manifestações culturais, também é conhecido como a terra do jeitinho e do famigerado pequeno poder. Abç!

  7. Caro Erasmo Firmino, este foi um jeito muito infeliz de fazer um comentário bobo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *