Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

Mossoró possui 164.975 eleitores aptos a votar nas próximas eleições. Considerando o número médio de abstenções e de votos nulos e brancos (em torno de 10%), 01 ponto percentual de voto válido equivale a aproximadamente mil e quinhentos votos. Logo, 08 pontos (diferença registrada na pesquisa Correio da Tarde/Start), equivale a 12 mil votos. Se a eleição fosse hoje, Larissa Rosado (PSB) venceria Cláudia Regina (DEM) com uma maioria de 12 mil votos.

*

Governador Dix-sept Rosado tem 11.954 eleitores aptos a votar nas eleições que se avizinham. São 1.219 eleitores a mais do que nas eleições de 2008.

*

Mossoró registrou um aumento de 11.948 eleitores da eleição de 2008 para esta eleição de 2012.

*

Começa no sábado e termina no domingo a 19ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Como vem ocorrendo desde o ano passado, a penúltima e a última rodada são repletas de clássicos regionais. Teremos Botafogo x Flamengo, Cruzeiro x Atlético (MG), Grêmio x Internacional, entre outros, mas o destaque é Fluminense x Vasco, que ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar na tabela. O jogo será no sábado, às 18h30.

*

Os sentimentos do blog ao leitor Gilmar Henrique e a minha tia afim Gilza Henrique, que perderam na última terça-feira a companhia terrena do pai, o senhor Zé Henrique, antigo morador da Rua Frei Miguelinho, Doze Anos. Que o Senhor possa lhes dar conforto e força neste momento. Estendo os pêsames a toda à família.

*

Como o brasileiro gosta de seguir onda, é bem provável que o apresentador de tevê e deputado federal Celso Russomano seja o próximo prefeito de São Paulo. A popularidade de Russomano começou na tevê, quando ele filmou, em 1990, toda a agonia vivida nos corredores de um hospital para salvar a vida de sua esposa, que acabou falecendo. A dramaticidade da filmagem (veja aqui) lhe deu notoriedade e fama. Desde então ele tem generosos espaços na televisão, o que lhe ajudou bastante a se manter próximo da população. É dele o conhecido bordão: “estando bom para ambas as partes”.

*

As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas próximas eleições já foram distribuídas nos TRE’s das cidades da região oeste do estado. Em Governador Dix-sept Rosado, o caminhão do TRE fez a entrega na segunda-feira, 13 de agosto. As urnas estão acomodadas em local seguro e sob segurança 24h. Antes de irem para as seções, elas serão fiscalizadas e testadas na presença do juiz eleitoral Cláudio Mendes Jr., do promotor eleitoral Daniel da Aldeia e dos representantes das coligações.

*

Ei, alguém aí sabe que é proibida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos?

*

Advogado adora uma linguagem rebuscada. Nesta semana, li uma defesa onde o causídico substituiu o termo “traficante” por “mercador de substâncias psicoativas ilícitas”. Mais criativo impossível.

*

Na semana passada eu falava com mamãe sobre a época em que não havia tanta bandidagem em Mossoró. Ela me disse que quando morava no bairro Pereiros, fim dos anos 70, costumava colocar a roupa para enxugar em varais montados na calçada. Camisas, calças jeans, toalhas, lençóis etc. passavam a noite e madrugada “à disposição” e ninguém levava. Uma lembrança de uma Mossoró não tão distante assim no tempo, mas que deixa muitas saudades.

*

Na terça-feira encontrei-me casualmente com o médico Adail Vale, ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado. Ele se mostrou bastante animado com a campanha do filho, Anax Vale (DEM), à prefeitura. O que mais surpreende o ex-prefeito, segundo ele, são as carreatas espontâneas, organizadas por entusiastas da candidatura. “Os simpatizantes de Anax começam uma carreata com dois ou três carros e daqui a pouco tem mais de 40. Tudo espontâneo. Nunca tinha visto isso na minha terra”, disse-me Adail.

*

No PMDB dix-septiense, o clima é de confiança contida. Seus integrantes acreditam na força histórica do partido para reverter o quadro, mas não cantam vitória explicitamente. A candidata Aísa Martins, esposa do ex-prefeito Gilberto Martins, disputa seu primeiro cargo eletivo, mas possui no currículo anos de trabalho na cidade como assistente social. Ela conta com o apoio da atual prefeita, Lanice Ferreira.

Compartilhe

2 respostas

  1. Tio , que bom que você voltou a postar, mande noticias dos times daqui do RN, especialmente do Baraunas, e ABC , América como eles estão no campeonato brasileiro ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *