Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

Vários historiadores recentes estão questionando o que aprendemos na escola, e muitas vezes trazendo versões completamente opostas as que nos foi ensinado. Abaixo, algumas destas novas informações.

DESCOBRIMENTO DO BRASIL. 1 – Quando chegou ao Brasil, o português Pedro Álvares Cabral não pensou que estava na Índia. Ele sabia que estava numa nova terra. Já havia relatos de terras a oeste, e ele sabia disso; 2 – Muitas frutas que associamos ao nosso “país tropical” foram, na verdade, trazidas pelos colonizadores, entre elas o coco, a banana, a jaca, a manga e o abacate. Os índios brasileiros se alimentavam de caça e amendoim, basicamente.

COLONIZAÇÃO. 1 – Os portugueses não se aventuravam na selva africana à caça de escravos para trazer para o Brasil. Eles compravam os escravos em pontos comerciais no litoral da África. Esse tipo de comércio sustentava a economia africana; 2 – A feijoada não foi criada pelos escravos. Não existiu esta coisa de os patrões ficarem com as carnes nobres do porco e os escravos criarem a feijoada a partir das sobras do animal (rabo, orelha, mocotó…). Os portugueses apenas acrescentaram o feijão aos ensopados que já faziam.

INDEPENDÊNCIA. 1 – Tiradentes era um homem simples, e não o libertário e ideólogo que pregam. Ele nem queria pegar em armas. Praticamente foi obrigado a se envolver num movimento elitista que estava mais preocupado em diminuir os altos tributos; 2 – Aleijadinho foi um personagem, criado por Rodrigo Bretas, inspirado em O Corcunda de Notre Dame. As obras atribuídas a Aleijadinho foram feitas por vários artistas; 3 – Dom Pedro I não disse a frase “Independência ou Morte”. Disse: “Nada mais quero com o governo português e proclamo o Brasil, para sempre, separado de Portugal”.

PERSONAGENS. 1 – A comunidade de Canudos, comandada por Antonio Conselheiro, não era uma sociedade igualitária. Havia ricos e pobres, comerciantes e pedintes, como em todo o restante do Brasil; 2 – Lampião não lutava contra os coronéis para dar aos pobres. Ele comandava uma organização criminosa que nos moldes de hoje seria semelhante às existentes no Rio de Janeiro, com leis próprias e hierarquia.

HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA. 1 – O milagre econômico dos anos 70 criou sim muita desigualdade, mas também trouxe muitas melhorias para o Brasil, sobretudo em infraestrutura. Não foi de todo ruim, como ensinam; 2 – Não foram os cara-pintadas que derrubaram o presidente Fernando Collor. O congelamento da poupança e os casos de corrupção criaram o clima político para a renúncia.

Compartilhe

2 respostas

  1. Tirando que os coqueiros forami espalhados pelo pelo mundo através do mar por flutuação dos frutos há milhares de anos, que a frase dita por Dom Pedro foi mesmo Independência ou morte, e que Aleijadinho realmente existiu, não duvido das outras teses.

  2. O que eu sei é que essa bosta foi descoberta por engano.

    A partir dai, ou seja, da data do engano, tudo deu errado.

    Tudo não!

    A corrupção e a impunidade vem dando certo desde 1500, data do engano. .

    E tem tudo pra dar certo até……………………………………………KKKKKKKK (Nem Deus sabe) KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *