Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

24

I – Por maioria de votos, o STF condenou o ex-ministro José Dirceu por corrupção ativa. Apesar de as testemunhas do processo afirmarem que Dirceu nunca participou de nenhuma reunião do mensalão e de não constar nem ao menos uma assinatura do ex-ministro em qualquer documento, o STF entendeu que nada daquilo poderia acontecer sem seu conhecimento. Os petistas Delúbio Soares e José Genoíno, que comandavam – na prática – o esquema, estavam a serviço de José Dirceu, assim concluiu o STF.

*

II – Uma das lições básicas que se aprende no curso de Direito é que o Judiciário trabalha com provas. Há até o ditado “O que não está nos autos (processo) não está no mundo”. Muitas vezes já ouvi a frase: “É, todo mundo sabe, mas ninguém tem provas”. No julgamento do mensalão o STF inovou e condenou um réu sem ter provas contra ele, apenas usando da dedução lógica.

*

III – Se o objetivo é moralizar a política brasileira, louvável então a inovação trazida pelo STF. Vamos torcer para que ajam da mesma forma em outros julgamentos de políticos acusados de corrupção, até porque político que faz coisa errada não assina documentos.

*

IV – Até ontem as absolvições de políticos corruptos se baseavam na falta de provas. Daqui em diante, espero, o STF analisará o conjunto dos fatos. Torço para que Dirceu seja o primeiro de uma série. Pela assepsia da política brasileira.

Compartilhe

24 respostas

  1. Bela análise, meu caro Erasmo. Lúcida, imparcial e desprovida de ranço partidarista. Penso exatamente o mesmo. Que sejam condenados aqueles a quem a justiça considerar culpados, mas que esse não seja um caso isolado, imposto pela pressão popular, mídia e momento eleitoral e eleitoreiro. A moralização deve ser ampla, geral e irrestrita, a todos os partidos e instituições. Que seja esse apenas o começo do processo.

  2. Caro Blogueiro Tio Colorau, tenho plena convicção de que José Dirceu, não é e não será o rpimeiro de uma série, a não ser que o denunciado/julgado seja integrante do PARTIDO DOS TRABALHADORES e (ou) da base aliada.

    O julgamento no qual froma condenads não só JOSÉ DIRCEU, JOSÉ GENOINO e outros foi efetivamente um julgamento político, porquanto todos os manusi e todas as regras comezinhas de PROCESSAL PENAL foram claramente rsagadas e jogadas ao lixo, em nome da moralidade, por que não dizer do moralismo político tão afeto aos ditamens da elite poltica e econômica brasileira e mais ainda a nossa venal e golpista mídia, que sempre ao longo da história escolheu, e escolhe os seus para o chamado julgamento ultra petita e extra petita tão comum ao UDENISMO POLÍTICO encarnado pela oposição DEMOPESEDEBISTA.

    Até as estrelas sabem o qaunto a prestação jurisdicional no Brasil e (ou) o que se chama popularmtne de JUSTIÇA, de fato é uma tragédia, memso porque temos um dos judiciários mais lentos, mais omissos e mais caros do mundo.

    Temos um Còdigo de Processso Civil e de Processo Penal feito a re´gua e compasso, especilamente no desiderato de que pessoas de posse, possam usar e abusar das filigramas processuais e da possibildade recursal quase infinita.

    No caso do chamado JULGAMENTO DO MENSALÃO ou ALÇÃO 470 que bem poderia ser chamado do JULGAMENTO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, estranhamente foram abandonados totalmente os mencionados CÓDIGOS e, sobretudo a nossa CONSTITUIÇÃO CIDADÃ, que em seu artigo 5º, inciso II, assim expressamente determina:

    Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de Lei.

    No caso Meu Caro tio Colorau, não é e não será a primeira vez que um FATO POLÍTICO-JURÍDICO de tamanha magnitude aconteceu, pois ao longo da nossa história tivemos etemos inúmeros exemplos do quanto o nosso vetusto e corrupto judiciário sempre esteve à disposição e a mercê dos intereses vinculados ao Status quo.

    Quem conhece um pouco da nossa história, sabe dos fatos e dos inúmeros exemplos,tanto do ponto de vista individual, assim como de agrupamentos coletivos(PARTIDOS POLÍTICOS) que foram condenados e (ou) absolvidos, não em função de terem ou não cometido crimes, mas, sobretudo com julgamentos político-jurídiocos diretamente vinculados a sua posição político-ideológica.

    O julgamento da Operação Satiaghara é um exemplo típico, não esqueçamos que nessa operação que tentava investigar o BANQUEIRO BANDIDO DANIEL DANTAS, foram exonerados dois delegados da POLÍCIA FEDERAL, exatamente por tentarem realizar investigações dentro da Lei.

    Aliás, se o nosso judicário não fosse o que tem sido ao longo da nossa história, será que PAULO MALUF, DANIEL DANTAS, JADER BARBALHO, JOSÉ AGRIPINO, ROSALBA CIARLINE, CLAUDIONOR DOS SANTOS, LAIRE ROSADO, NAJI NAHAS, GILMAR MENDES, GERALDO MELO, ROGER ABDELMASHI, SALVATORE CATTIOLA, FERNANDO HENRIQUE, JOSÉ SERRA, PAULO PRETO e tantos outros estariam em liberdade…!!!???

    Um baraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  3. Julgados os culpados, agora deveríamos voltar os olhos para outros escândalos mais cabeludos que o mensalão porém ignorados pela mídia, como é o caso da Privataria Tucana que desviou mais de 4 vezes os valores julgados no mensalão.

  4. EU SABIA!

    Toffoli e Lewandowski são dois “cunpanhêrus” fieis e obedientes. A pedido do chefe dos Petralhas, eles foram os únicos a votarem a favor da absolvição do Zé Pilantra Dirceu.

    Ei, psiu! Marcos Valério ainda vai abrir o bico, viu?

    Quando abrir, saim da frente. Está sendo aguardado um grande tsunami de merda.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. O lugar desses bandidos é na cadeia e não proferindo palestras como fazia o chefe da quadrilha, José Dirceu.

  6. ”No julgamento do mensalão o STF inovou e condenou um réu sem ter provas contra ele, apenas usando da dedução lógica”

    E você considera isso um avanço? Eu considero isso um atentado ao Estado Democrático de Direito. Um julgamento baseado em lógica deixa de ser Direito e passa a ser Inquisitório. Direito nada tem a ver com Lógica.

  7. Caro amigo Erasmo. Já presenciei, em audiência aqui em Mossoró, juiz absolver empresário, mesmo com provas documentais contundentes constando nos autos, simplesmente baseado em mentiras proferidas pelo réu e da testemunha ocular presente. Vá entender a justiça deste pais…

  8. É hilario esse poder Judiciário no BR…kkkk….Judiciário trabalha com provas????? A vitória do PT foi expressiva e passou por cima do PIG. É fato…kkkkk…Eu não aguento esses DEMotucanos e o PIG – são hilários com sua acefalia crônica. Toda vez inventam algum artifício para macular o PT e sempre dão com os burros n’água! Agora, imagina sem mensalão
    COLORAU, coloque aí em destaque a expressão mais lida nos blogs sujos depois das eleições de domingo:KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…O mensalão mineiro a imprensa gpospista stf nao fala??Do blog Brasil 247: O STF escreve página de vergonha e arbítrio
    O STF escreve página de vergonha e arbítrio;
    Chuuuuuuuuuuuuuuuuuuupa, PIG!,botox Ávaro Dias coroné ZéAgripino e sua tropa no RN
    O mensalão foi a bóia do naúfrago PSDB/DEM, para ascenção PSB E PSD..
    Lei de Médios Já !! ta demorando porque ????
    NOSSO JUDICIÁRIO EEEEEEEE UMAAAAAAAAAAAA VERGOOOONHAAAAAAAA NACIONAL.

  9. ROSALBA A GRANDE PERDEDORA DAS ELEIÇÕES MUNCIPAIS

    A governadora Rosalba Ciarlini deu plantão 24 horas na eleição de Mossoró, realmente ganhou, mas não disputou praticamente em nenhuma cidade fora Mossoró, não disputou porque os prefeitos de pediram que ela não fosse a suas cidades
    Postando por:Wilson Cabral – Baraúnas
    .
    E aí Gov Rosalba não vais jogar suas fichas no 2º turno pro Hermano/PMDB do Henrique do Garibaldi por quê?
    .

  10. Tio Colorau, realmente um belo artigo, simples e completo, parabéns.

    Quanto aos comentários (já liberados) destaca-se o do advogado Fransueldo, que ao final destaca alguns brasileiros, que, ante as suas administrações com dinheiro público (em sua maioria) não deveriam se encontrar em liberdade.

    Esquece-se o nobre causídico de colocar o nome do populista Luiz Inácio LULA da Silva, que, convenhamos e usamos um pouco de sensatez, em baixo da sua barba Dirceu manipulava o dinheiro, junto com o Delubio o Silvinho e o José Genoino, compravam os partidos para dar apoio no congresso a LULA, e este nada sabia. Quantos bilhõess essaa quadrilha detonou do nosso país, pois o processo do mensalão só trata do que foi pago aos políticos, e o que entrou no bolso deles, não é cogitado. Novamente vamos usar a sensatez, não podemos acreditar que os Srs. do PT, apenas repassaram os milhões, sem nada colocarem em suas contas bancárias, logicamente em paraísos fiscais. Ou você acha que os comandantes do PT se contentaram com a caminhonete recebida por Silvinho da GDK?

    Se Dirceu foi considerado o “chefe” da quadrilha, o presidente do País, que foi o mais beneficiado de todo o esquema, seria no mínimo cumplice.

    Sim, você esqueceu ainda outro ex-presidente o CoLLor, que foi cassado exatamente por não negociar com os congressistas, preferindo apostar em bruxarias ou coisas do género conforme informou a sua ex-mulher, em recente entrevista.

    Pois é, no processo do mensalão o peixe graudo escapou, como outros tubarões escaparam ao longo da nossa história, contudo como se sonha nesse país, um dia a justiça será para todos, isso claro quando o Brasil vier a ser um país sério.

  11. A forma projetada/arquitetada de roubalheira e sustentação eterna no poder do PT foi barrada/inviabilizada pelo STF, mas com certeza mudarão a criminosa forma operacional, inventarão outro método mais sutil. Acredito que pretéritos Governos Federais também cometerem irregularidades ou coisas semelhantes, o problema é que o PT exagerou na dose, se dizia o baluarte da Ética, da Moral e dos bons costumes e simplesmente não manteve essa lisura em nenhum momento, muito ao contrario, exacerbou-se na seara corruPTiva como nunca vista dantes em toda a Historia da Política Brasileira. Agora, se o Dirceu(Casa Civil) e Cia. foram condenados pela existência de pagamento de propina aos Parlamentares no Congresso Nacional para que votassem favoravelmente matérias de interesse de seu maior beneficiário, o Governo Federal, quem era á época o chefe do Executivo Federal? O Lula, O CARA, O ESPERTO, este grandíssimo CARA DE PAU figurará na Historia da Política Brasileira como o GRANDE CHEFE do MAIOR esquema criminoso já visto á partir do Palácio do Planalto, o MENSALÃO, e que este falastrão não sofreu penalidade alguma por esse delito.

  12. Não sabia que o ladrão descarado José Dirceu tinha tantos fãs em Mossoró.

    Misericórdia! Ainda bem que o mundo acaba no dia 21 de dezembro de 2012.

  13. “Após condenar petistas, Ayres Britto diz que projeto de poder do PT era “golpe”.

    Esse é o partido que diz ser o mais ‘ético e honesto’ de toda a história politica do Brasil.

    No fundo no fundo, cagou fora do caco mais que todos os outros.

  14. José Dirceu, por usar paletó e gravata, é mais ladrão e mais perigoso que Fernando beira Mar.

  15. Infelizmente a maioria das cabeças do povo brasileiro são comparadas a cabeça de um camarão, sendo que a do camarão, só tem merda. A o povo brasileiro, além de merda, ainda sobra um pouco de espaço para acondicionar uma foice, um martelo, a estrela do PT e o sentimento de revolta por José Dirceu ter sido condenado. Sem fala, claro, no sentimento de grandeza, ao se acharem superiores, mais inteligentes e mais importantes que o povo europeu e norte americano.

  16. “Justiça falível, és a balança de dois pesos que só não pesam nas consciências! Como eu quisera que fosse cega, de verdade, não pela tua ignorância, mas pela imparcialidade!
    O mau juiz é o pior dos homens.
    Se o juiz tiver de pecar, seja, pelo menos, humano. Peque pelo amor a liberdade e não pelo ódio que é a injustiça mais grosseira…
    Vingue em cada absolvição de um miserável a impunidade dos grandes criminosos!…”

    Dr. Marçau personagem de A BAGACEIRA de José Américo de Almeida.
    37ª edição, pág 135

    Tenho minhas dúvidas se o Sr Nivaldo Menezes conhece algo sobre José Américo de Almeida, mas tenho certeza que estamos diante de um discípulo do genaral Juracy Magalhães, segundo o gen. ““O Brasil fez duas guerras como aliado dos Estados Unidos e nunca se
    arrependeu. Por isso eu digo que é o que bom para os Estados Unidos é bom para o
    Brasil” (cf. Juracy Magalhães, em depoimento a J. A. Gueiros, O Último Tenente. 3ª ed.,
    Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 325)”

    O COFRE E A CADEIA, por Leonardo Attuch

    Era uma vez um partido pobre, visto com desconfiança pelas elites, que tentava, pela quarta vez, conquistar o poder pelo voto. O momento decisivo, na construção desse projeto político, foi a aliança entre o operário Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário José Alencar, que, a um só tempo, uniu capital e trabalho e quebrou a resistência ao PT nos grotões e recantos mais conservadores do País.

    Lula chegou ao poder graças à tenacidade de José Dirceu, à capacidade de articulação de José Genoino e à dedicação de Delúbio Soares, três personagens hoje condenados pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa. Na construção das alianças e no esforço para garantir a governabilidade, partidos de aluguel foram cooptados – como sempre se fez e ainda se faz no Brasil – seja com recursos, seja com cargos.

    Ocorre que, no meio do caminho, havia um Roberto Jefferson. Um camicase que cobrava uma conta cada vez mais alta pelo seu apoio e que, ao ser alvejado pelas primeiras denúncias, decidiu colocar a boca no trombone, acrescentando ingredientes de ficção ao enredo. Assim, a tradicional cooptação de aliados se transformou em “mensalão”, uma expressão que caiu no gosto do povo, mesmo que seu significado real não seja exatamente o que a palavra sugere.

    Em paralelo, o governo do operário Lula e do empresário Alencar produziu uma transformação social inédita na história do País. Em oito anos, o Brasil saiu do colo do FMI e acumulou mais de US$ 250 bilhões em reservas, redistribuindo renda, retirando uma “Argentina” da situação de pobreza e conquistando respeito dentro e fora do País.

    De agremiação pobre, o PT se transformou em partido rico, aprovado e apoiado pela grande plutocracia nacional. Nas eleições seguintes, de 2006, com Lula, e 2010, com Dilma, o terreno já estava aplainado. Arrecadar já não era mais um problema. E mesmo agora, nas disputas municipais, o PT dispôs dos recursos necessários para tocar campanhas políticas profissionais em todo o País.

    Não por acaso, o PT foi o partido mais votado nas eleições municipais deste ano e está a um passo de conquistar São Paulo – o que pode ser decisivo para, daqui a dois anos, chegar também ao sonhado Palácio dos Bandeirantes, uma das máquinas políticas mais ricas e poderosas do País.

    Esta é a natureza da guerra de vida ou morte que está em curso no Brasil. Dirceu, Genoino e Delúbio estão pagando caro pelo que fizeram no passado, mas se sentirão reconfortados se a recompensa vier a ser o fortalecimento do projeto político ao qual dedicaram suas vidas. Na verdade, não são senhores que, no poder, corromperam os sonhos da juventude. Os ideais dos três – certos ou não – continuam os mesmos. E todos estão prontos para a prisão.

  17. Acemilton Gonçalves da Silva é o nome do jardineiro de Fernando CoCôllor de Melo, e exerce suas atividades na Casa da Dinda. Até ai, tudo bem.

    Entretanto, quem para o salário do Acemilton (R$2.200,00), não é o seu patrão, o CoCôllor. É o senado federal.

    Se é o senado federal que paga, o dinheiro é do contribuinte. Ou seja, o brasileiro está pagando mais uma despesas do pilantra CoCÔllor de Melo. Acertei?

    Eita braziuzin bom de passar o rodo. Figa djabo. É roubo que não acaba mais e todo dia aparece um “podre”.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  18. CORRIGINDO:

    Quem “PAGA” o salário do Acemilton……

  19. Meu Caro JB, parabéns pela inserção do seu comentário, o qual no mínimo demonstra um mínimo de sensatez e pragmátismo filosófico e político.

    Consoante a grande maioria dos comentáriios retro, de há muito cosntata-se que a grande maioria dos brasileiros, infelizmente ainda continua “raciocinando” como a velha e golpista elite quer e determina.

    Nos mencionados comentários, vê-se claramente da incapacidade de conhecimento da própria história e consequentemente de uma leitura mais aprofudada dos fatos, sobretudo de ordem política, daí as análises absolutamente desprovidas de tirocínio político, e, mais ainda de que estas análises se façam e se pretem a partir dos seus interesses maiores de classe.

    Por fim vemos que ineludivelmente o maior inimigo do analfabeto e do alfabetisado despolitisado, com certeza são eles próprios.

    Prá essas figuras…no mais é continuar assitibdo ao jornal antinacional da Rede Bobo e continaur lendo a revista IN-veja e, claro continaur acreditado piamente na narrativa das verdades empregada por esses e outros meiso de disseminação de notíicaias assemelhados.

    Tristemente e infelizmente vemos que a grande maioria dos comentários estão no patamar da profundade abissal… de uma cacimba rasa

    Um abraço

    FRANSUÊLDO VIEIRA DE ARAÚJO.
    OAB/RN. 7318.

  20. Ora, se os comentarios abominando a raça corrupta do pt, são considerados retros, o que dizer de comentários que defendem corruptos e ladrões da laia de Zé Dirceu, Genoino & quadrilha?
    Respondam qual a diferença entre os que assaltaram o Banco Central e Fortaleza e Zé Dirceu? Simples. Os primeiros usaram camiseta e bermuda para praticar o roubo. O segundo, usou paletó e gravata para praticar roubos ao lado da sala do ex presidente. Apenas isso.
    Cadeia neles já.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *