São três os principais pilares da corrupção: (01) troca de apoio por cargos num futuro governo, (02) investimentos de empresários em campanhas políticas e (03) alianças políticas para garantir a governabilidade.
Atinaremos hoje sobre o item 02, o mistério que torna os empresários brasileiros tão benevolentes a ponto de investirem milhões de reais em algumas candidaturas, fato que ocorre do Oiapoque ao Chuí.
Segundo um recente estudo realizado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, de cada US$ 1 que um empresário “investe” numa campanha política, ele recebe US$ 11 de retorno, geralmente através de contratos milionários, isenções fiscais e perdão de dívidas. É um ótimo negócio.
Os dados levam em conta a média mundial. Como no Brasil as coisas são bem mais frouxas, o retorno por aqui deve ser bem maior.
Os órgãos de fiscalização e controle são cientes destes interesses escusos, mas por falta de recursos, em razão de uma legislação maternal e até mesmo por omissão cúmplice, pouco é feito para coibir e punir a prática.
A resolução deste problema passa pela tão propalada Reforma Política, que nunca virá. Poucos têm interesse em mudar um esquema que a todos (os políticos) favorece.
O derrame de dinheiro em campanhas políticas – de Norte a Sul do país – atenta contra a liberdade do cidadão de escolher livremente seus representantes.
4 respostas
Se nos EUA o retorno é de U$11 para cada U$ investido, no braziu esse valor é multiplicado por 4, por um simples motivo: A divisão dos valore$:
A taxa exigida pela fiscalização “para fechar os olhos”, varia de 15 a 20% do “apurado” e de Estado para Estado.
Ei, psiu! Marquinhos Valério pode, a qualquer momento, abrir aquela boquinha linda de morrer. Ele espera apenas que Zé Pilantra Dirceu fique em liberdade e ele vá pra cadeia. Portanto, os adoradores do Aiatolá Mula Lá devem ficar atentos e torcerem pra verem também, o Zezinho Ladrão atrás das grades, caso contrário, a coroa, o manto e a máscara de honesto que o Novo Messias sempre usou KKKKKKKKKKKKKKK, poderão cair.
TODO CUIDADO É POUCO. Quem avisa, amigo é.
http://3.bp.blogspot.com/-3DWnUyycbFk/T8ai_yFrtyI/AAAAAAAAGiw/LJGXuSw5llg/s1600/Lula+-+o+rei+oper%C3%A1rio.jpg
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Foram inocentados pelo ministro-revisor Lewandowski José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, José Genoino, ex-presidente do PT, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro da sigla, o publicitário Marcos Valério e….
Continue lendo
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-10-18/lewandowski-absolve-todos-os-reus-por-formacao-de-quadrilha.html
–
– Ibope mostra Carlos Eduardo com 49% e Hermano Morais com 35%
– Parabens Sao Paulo pela HabiliDAD em escolher o novo prefeito!
Viva Sao Paulo, viva ao Futuro de uma cidade que vai enterrar o fascismo encalacrado das pessoas diferenciadas
– Força, Presidenta. Hora de colocar o Brasil mais para frente. Enfrente o PIG, e a hora da Ley de Médios ta chegando!
Entrou na contagem regressiva em breve… Né Lula.
Caro Erasmo, relembrando nossos gostos musicais em comum, o que acha da adequação da música “perfeição” do mestre Renato Russo ao seu post? Abraços
Lewandowski e Toffoli são “dois paus” mandados da Besta ex Barbuda. Por quê inocentaram Zé Ladrão Dirceu e Genoino Cuequeiro? Ora, foi justamente a besta que os colocou no STF. Pra quê? Ora, para inocentar os ladrões Petralhas.
Até as crianças sabem disso KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tu já viu “pau mandado” desobedecer as ordens patrão?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK