Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Na região em que vivemos, de Sol inclemente, o uso do protetor solar se impõe. Nas gôndolas das farmácias, supermercados etc. há várias opções de marcas, tamanhos e preços. Em todas elas há um número na embalagem: 06, 15, 30 e 50 são os mais comuns. É o chamado FPS, que não tem a ver com nível de proteção – como muitos pensam – mas com o tempo em que o usuário ficará exposto ao Sol.

Nosso corpo consegue ficar de 05 a 14 minutos exposto ao Sol sem que haja nenhum efeito nocivo. O tempo acima depende da cor da pele. As pessoas muito alvas conseguem ficar 05 minutos e as de pele mais negra conseguem ficar até 14 minutos. O FPS é definido em razão deste padrão. Um FPS 30 significa que você pode ficar até 30x o tempo de imunidade.

Assim, uma pessoa muito alva, que usar protetor solar 30, poderá ficar exposta ao Sol por 150 minutos (30 x 5), o que representa 2h30. Caso essa mesma pessoa compre um protetor 50 ela poderá ficar até 250 minutos exposta ao Sol. (50 x 5), o que representa 4h10min.

Acredito que em Mossoró podemos usar o padrão médio de 10 minutos de imunidade, pois a maioria da população não é tão alva nem tão negra. Desta forma, um FPS 30 garante (30 x 10 = 300 min.) 5h de exposição ao Sol.

Os cálculos acima são referendados pela Anvisa, órgão do governo que fiscaliza a venda de protetores solares no Brasil.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Quem for branquelo que se cuide.O Sol ta de lasc..

    Pois bem, o orçamento do Estado para 2013 é de $ 11 bilhões..é muita grana e a governadora ao meu ver errou na distribuição uma merreca de $ 6 milhões para ações administrativas do Corpo de Bombeiros, Hospital da Polícia Militar, aquisição de equipamentos para a área médica, construção de hospitais, compra de medicamentos e para entidades de assistência social.
    Seis milhoes pra tudo isso Governadora.
    Construção de Hospitais e Hospital da Polícia Militar Bombeiros 6 milhões??????
    Só isso????Pouquíssimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *