Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Muitos nomes de cidades do continente americano fazem referência às cidades de onde vieram seus colonizadores. Assim, Nova York veio de Yorkshire (Inglaterra), Nova Orleans veio de Orlens (França), Nova Friburgo (RJ) veio de Friburgo (Suiça) e Novo Hamburgo (RS) veio de Hamburgo (Alemanha).

*

A maioria dos adolescentes começa sua vida etílica ingerindo bebidas como cuba libre (rum com Coca-Cola) ou hi-fi (Vodca com refri de laranja). Tem a ver, instintivamente, com a transição entre a época de criança (refri) para a fase adulta.

*

O cinema é conhecido como “a sétima arte”. As outras seis são: a música, a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura e a poesia. Extraoficialmente chamam a fotografia de oitava arte, os quadrinhos de nona arte e os games de décima arte.

*

Segundo o Guinness Book, no mundo há 71 pessoas com mais de 110 anos de vida. Destas, 24 moram no Japão. A segunda maior população de idosos é os EUA, 14. Não há nenhum brasileiro na lista. Os dados são de dezembro.

*

A primeira revista de história em quadrinhos do Brasil foi O Tico-Tico, publicada em 11 de outubro de 1905. Além dos quadrinhos, tinha passatempos. Seu criador foi o jornalista Luís Bartolomeu de Souza e Silva.

*

No filme Marley & Eu, os pais verdadeiros do ator Owen Wilson interpretam os pais de seu personagem, ou seja, interpretam eles mesmos. A grande dificuldade da mãe do ator foi chamá-lo de John. As filmagens foram paradas várias vezes, sempre provocando muitas risadas.

*

O parcelamento da compra feita por cartão de crédito é um hábito tipicamente brasileiro. Enquanto nós queremos usufruir logo do produto, parcelando seu pagamento, a tradição mundial é economizar para comprar à vista.

*

As regras de ETIQUETA remontam aos faraós egípcios, mas ela ganhou força durante a Renascença, quando eram utilizadas para separar os nobres legítimos dos recém-enriquecidos burgueses. As regras são muitas e não cabe detalhá-las neste espaço, no entanto, abaixo uma lista básica, para evitar que você seja visto como um viking: 1) só comece a comer quando todos estiverem servidos; 2) não fale alto, nem gesticule demais; 3) não coloque os cotovelos na mesa; 4) não empilhe pratos, no máximo, afaste-os; 5) não palite os dentes. Quando encerrar a refeição, coloque os talheres sobre o prato, à direita, com a serra da faca voltada para dentro do prato e o garfo virado para baixo.

*

“A pergunta não é por que eu deixo a barba crescer, já que ela cresce naturalmente. A pergunta é por que os homens se barbeiam. Para mim, é porque querem parecer com mulheres. Mas não julgo.” (Phil Olsen, organizador de concursos de barbas e bigodes).

*

Por R$ 100 milhões, o governo do Rio de Janeiro comprou uma máquina alemã para escavar túneis. O tunelador tem 120m de comprimento por 11,5m de diâmetro. Ela perfura tudo e chega a escavar 18m/dia. A máquina é de suma importância para as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo e as Olimpíadas. A grande dificuldade está sendo montar o monstrengo, que vem dividido em 90 mil partes.

*

Os indianos não se tocam quando se cumprimentam. Eles unem as próprias mãos à altura do peito e, fazendo um sinal com a cabeça, dizem namasté.

*

Nos anos 20, quando o futebol ainda não era profissional, abnegados reuniam os amigos para juntar dinheiro e darem de incentivo aos jogadores. A meta padrão era 25 mil-réis. Quando a quantia era atingida, dizia-se que já tinham feito a vaca (25 no jogo do bicho), daí a origem da expressão “fazer uma vaquinha”.

*

Passados mais de dois anos da morte do marido, Nestor Kitchner, a presidente da Argentina, Cristina Kitchner, mantém o luto. Uma curiosidade é que ela só se refere ao falecido com a palavra “ele”.

*

As semelhanças da sexta:

Compartilhe

Uma resposta

  1. Nova Iorque não vem de Yorkshire. Na Inglaterra existe a cidade de York.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *