Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

 A Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) completa nesta segunda-feira, dia 08 de junho, 90 anos de sua criação. A data vai ser comemorada oficialmente pelos associados da ACIM, em data ainda a ser confirmada, provavelmente no mês de julho, oportunidade em que haverá a entrega das comendas oferecidas pela entidade, como a do Mérito Industrial “Jerônimo Dix-Neuf Rosado” e do Mérito Comercial “Gabriel Fernandes de Negreiros”.

 

O presidente da ACIM, Nilson Brasil, avaliou que chegar a uma seqüência de 90 anos de existência representa integrar efetivamente a história  de Mossoró e mais do que isso, representa estar presente em todos os momentos significativos da cidade. Ele esclarece que infelizmente o acervo histórico que contra a primeira fase da ACIM entre 1919 e 1950 é muito reduzido, pouca coisa ainda resta, e por isso se torna um pouco difícil remontar esta presença da Associação na cidade neste primeiro período.

 

Porém, Nilson relata que hoje a Associação Comercial e Industrial de Mossoró tem participado ativamente da vida econômica e social de Mossoró. Não apenas por congregar dois importantes segmentos da economia, como a indústria e o comércio, mas, por integrar as grandes discussões, os grandes projetos e ser parte atuante nas grandes conquistas da cidade.

 

A entidade sempre esteve focada no potencial econômico da cidade, seguindo os ciclos históricos da região, defendendo no passado o fortalecimento da indústria salineira, da cera de carnaúba e do pólo algodoeiro. Numa história mais recente, o apoio a fruticultura irrigada, a exploração de petróleo, a revitalização do parque salineiro, o pólo cerâmico, o pólo de cimento, a carcinicultura e a consolidação do distrito industrial de Mossoró.

 

Nilson explica, por exemplo, que hoje a ACIM faz parte do grupo de trabalho que busca a revitalização do Aeroporto Dix-Sept Rosado, tem estado á frente da construção de uma área de exposições, promove com sucesso a grande feira industrial e comercial do interior do RN, entre outras ações de destaque.

 

DELFINO FREIRE – A história da ACIM, iniciada em 8 de junho de 1919, tem como destaque entre seus precursores  a figura de Delfino Freire, que esteve à frente do grupo de empresários que planejou a criação da associação e sua participação ativa no desenvolvimento de Mossoró.  Num primeiro momento, a ACIM teve como bandeiras de luta a consolidação da estrada de ferro na cidade e a  chegada do Banco do Brasil, que por coincidência, passou a funcionar em Mossoró em 1919,  mesmo ano de criação da  associação.

  

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *