Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Ao chegar pela primeira vez onde hoje é a Venezuela, o explorador espanhol Alonso de Ojeda ficou impressionado com as casas, construídas muito próximas das águas. Logo ele recordou de Veneza, na Itália, e batizou o local de Venezuela, que significa “pequena Veneza”.

*

I – Quando alguém está bebendo rápido demais, sempre aparece um para dizer: “calma, a cerveja do mundo não vai acabar”. É verdade. Só no Brasil foram produzidos 13,3 bilhões de litros de cerveja em 2012, sem contar as artesanais. Some-se a esse número os 44,4 milhões de litros que importamos.

*

II – O brasileiro consome, em média, 47 litros por ano, o que nos deixa na NONA posição dos consumidores desta bebida, que teve origem no Oriente Médio, há cinco mil anos.

*

Na comparação com a cerveja, a produção e consumo de vinho são bem mais modestos. A produção é de 194 milhões de litros (incluindo aqueles “fuleragem” vendidos em galões), com 65 milhões de litros importados. O consumo é de DOIS litros por ano, por pessoa. Na França, são 54 litros por pessoa. Todavia, a depender do enófilo Eudson Lacerda (foto) as estatísticas aumentarão consideravelmente na próxima apuração. OBS. Foto extraída do blog de Carlos Santos.

*

I – Quando se fala de Nazismo, muitos o associam a frase “o massacre de seis milhões”, e acham que o regime comandado por Hitler matou seis milhões de pessoas. Matou bem mais. Seis milhões foram os judeus mortos, mas o Nazismo também matou gays, ciganos, romenos e sérvios. E, curiosamente, os judeus não foram as maiores vítimas. O nazismo matou 10,5 milhões de eslavos.

*

II – Ao todo, o regime de Hitler matou entre 17 e 20 milhões de pessoas, e ainda assim não é o maior genocídio da história. Há outros três maiores. Um destes foi o provocado por Gengis Khan, que no Século 13 matou 40 milhões de pessoas.

*

I – Exigências de cantores e bandas costumam ser uma atração a mais a cada apresentação. Há muitas bizarrices, como uma sala de perucas (Cher), sete anões vestidos como no conto infantil (The Stooges), filhotes de coelhos (Mariah Carey), 50 mil abelhas (Slayer) e seis lhamas (Lady Gaga).

*

 O pedido mais conhecido de todos vem da banda Van Halen, que em todos – sim, em todos – os seus shows pedia aos organizadores uma grande tigela de MM’s, mas sem nenhum da cor marrom. Anos depois, integrantes da banda disseram que faziam o pedido, entre vários outros relacionados à produção, só para saber se os organizadores tinham mesmo lido minuciosamente toda a lista. Se na tigela tivessem MM’s marrons era sinal de que algo nos instrumentos e no palco também poderia estar faltando.

*

O roqueiro Marilyn Manson, de classificação biológica indefinida, sempre pede uma BELA prostituta, mas que não tenha nenhum dente e que seja careca. Até hoje não foi atendido.

*

A maior biblioteca do mundo, em acervo, é a Biblioteca do Congresso, que fica em Washington D.C. São mais de 155 milhões de itens. É a biblioteca oficial de pesquisa do congresso norte-americano. Só de livros raros são 700 mil. Também é a maior coleção de gibis do mundo, com 100 mil exemplares. Por dia, 11 mil itens são adicionados ao acervo.

*

O sabor tutti-frutti é baseado no aroma da banana e no sabor da laranja. Na sua composição leva – além de banana e laranja – abacaxi e morango. O nome é italiano, mas a invenção é atribuída ao norte-americano Roy Motherhead, dono de uma indústria de sorvetes, em 1950.

Compartilhe

Uma resposta

  1. GENOCÍDIO – Sempre me surpreendi com esses números, especialmente os que se referem ao Século XIII; já tinha tanta gente assim naquela época? Ainda não faz 100 anos que a Terra viu o primeiro bilionésimo nascimento! Considere-se ainda que, apesar de vasto o império mongol, o meio de locomoção daquele tempo era o cavalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *