Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Stonehenge, o conjunto de pedras localizado a 137 km de Londres (Inglaterra), é um dos grandes mistérios da humanidade. Ninguém sabe com precisão como aquelas pedras de até 52 toneladas foram parar ali, nem o porquê de terem sido dispostas daquela forma. Teorias, há muitas, sobretudo apontando a ação de alienígenas. O que se sabe, contudo, é que Stonehenge foi construído no período Neolítico, entre 3000 e 2000 anos a.C., e que muito provavelmente tenha sido um cemitério.

*

O alimento mais consumido do mundo é o leite (589 milhões de toneladas por ano, incluindo os derivados), seguido pelo trigo (439 milhões), arroz, batata, cerveja, açúcar (154 milhões) e tomate (136 milhões). A mandioca, que tem origem brasileira, do Sul da Amazônia, é o 10º alimento mais consumido do mundo, com 95 milhões de toneladas por ano. O maior consumidor do tubérculo, contudo, não é o Brasil, mas o Congo. Lá, cada habitante come, em média, 261 kg de mandioca por ano.

*

A primeira pílula anticoncepcional foi criada pelo biólogo Gregory Pincus, nos EUA, em 1960. Foi uma grande revolução. A partir daquele momento as mulheres passaram a decidir se queriam ou não ter filhos. Foi decisiva para a emancipação sexual feminina. O preservativo, que também serve como método anticonceptivo, existe desde 2000 a.C. Os faraós egípcios usavam uma versão de pano empapado com mel e fezes de crocodilo.

*

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela pode medir 2 m² e pesar até 4 kg em um adulto.

*

Conflito sem sim. No início do Século XX era apenas a Palestina, quando Judeus começaram a comprar terras no local. O número foi se avolumando até que em 1948 esse grupo formou um novo país, Israel. Os desentendimentos sempre existiram, mas o primeiro conflito armado ocorreu em 1967, a chamada Guerra dos Seis Dias. Várias tentativas de conciliação já foram feitas, mas nenhuma obteve sucesso. A mais importante ocorreu em 1993, mediado pelos EUA, entre Yitzhak Rabin (Israel) e Yasser Arafat (Palestina). Hoje, palestinos ocupam apenas a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

*

Até o fim do Século XIX, os barbeiros não cuidavam apenas de barba e bigode, também faziam pequenos trabalhos médicos e odontológicos. Ante a escassez de mão de obra especializada, tais profissionais eram requisitados para procedimentos médicos em razão da habilidade que possuíam com as mãos. Claro que cometiam muitos erros, e aos poucos o nome “barbeiro” passou a ser associado às pessoas que fazem coisas mal feitas. No Brasil, a expressão passou a designar maus motoristas.

*

A eutanásia é o ato de matar ou permitir a morte de uma pessoa acometida de uma doença intratável. O procedimento é proibido no Brasil, onde nem ao menos discussão da sociedade sobre o tema existe. Muitos países permitem o procedimento, entre estes a Holanda, que autoriza a eutanásia inclusive quando o sofrimento é psicológico. Aconteceu dia desses com um transexual, que alegou perturbação psicológica para ter uma morte provocada. Similar, a ortotanásia é a suspensão do tratamento que mantém o paciente vivo.

 *

A noiva mais velha do mundo foi a australiana Minnie Munro. Tinha 102 anos quando se casou com Dudley Reid, 83, em maio de 1991.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *