Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

4

Comecinho de ano, que tal aproveitar 2014 para adquirir conhecimento? Uma sugestão é ler (ou reler) os filósofos mais importantes da história. Se leres ao menos seis obras serás uma pessoa bem mais interessante quando chegar 31 de dezembro. Pode ser o niilista Friedrich Nietzsche, o cético David Hume, o idealista Hegel, o existencialista Jean-Paul Sartre, o crítico Immanuel Kant ou o grego Aristóteles, considerado o maior filósofo de todos os tempos.

*

Muitas doenças já ameaçaram a vida na terra, e algumas continuam ameaçando. A descoberta de vacinas contra alguns dos males garante a permanência da vida humana no planeta. Sem elas, as vacinas, doenças como sarampo, varíola, tuberculose e as diversas gripes já teriam dizimado a população mundial. A história registra epidemias que mataram milhares de pessoas, como a Peste Negra, no Século XIV, o tifo, durante a 1ª Guerra Mundial etc. Nos dias atuais, a malária continua matando muita gente, aproximadamente três milhões de pessoas por ano. A ciência ainda não descobriu uma forma de conter o causador da doença, o protozoário Plasmodium.

*

Nosso planeta existe há 4,54 bilhões de anos, e abriga vida há cerca de 3,6 bilhões deles. No período, catástrofes naturais já acabaram com quase todos os seres. Há 251 milhões de anos um supervulcão acabou com 90% das espécies. Os dinossauros foram extintos há 65 milhões de anos. Estudiosos são uníssonos em dizer que um dia a vida na terra irá acabar, mas isso só deverá ocorrer daqui a dez milhões de anos, no mínimo.

*

A pombagira é uma entidade do candomblé e da umbanda. Ela é invocada em rituais para ajudar os interessados em conselhos amorosos e recuperar um amor. Após incorporada no médium, ela se apresenta risonha e dá gargalhadas estridentes, tal é feito para afastar o mal e amedrontar espíritos obsessores. Gosta de beber, fumar, vestir-se bem e está sempre com as mãos na cintura.

*

Com 79 anos, Shigeo Tokuda é um dos ícones do pornô japonês. Filmes eróticos com idosos representam 20% do gênero naquele país. Ele já participou de mais de 200 filmes, e garante que nunca precisou de remédio para atuar.

*

Há no mundo 15 usinas que produzem energia elétrica a partir das ondas do mar. A primeira delas foi construída na França, em 1966. Essa fonte de energia tem relevante vantagem em relação à solar e à eólica, vez que as ondas são mais constantes que o Sol e os ventos. Uma dessas usinas, a primeira da América Latina, está situada no Brasil, e bem pertinho de nós, no vizinho Ceará, desenvolvida por engenheiros da UFRJ. Localizada no Porto do Pecém, produz 600 kWh/dia, o suficiente para abastecer 300 casas. A escolha não foi à toa. O mar do Ceará tem as ondas mais regulares do litoral brasileiro.

 *

Entre 1983 e 1984, centenas de milhares de brasileiros foram às ruas para pressionar o governo militar a aprovar a Emenda à Constituição que instituía o voto direto, proposta pelo deputado federal Dante de Oliveira (PMDB-MT). As manifestações ficaram conhecidas como Diretas Já, e tiveram a participação de líderes políticos e artistas. Apesar de toda a pressão, a Emenda não foi aprovada pelo Congresso Nacional. O voto direto só viria a ser instituído em 1989, quando os brasileiros então elegeram Fernando Collor para presidente.

*

O aviso “medicamento contraindicado em caso de suspeita de dengue” é recorrente em remédios que contenham ácido acetilsalicílico (AAS) na sua composição. Tal substância reduz a atividade de plaquetas no sangue, mesma ação da dengue. Desta forma, torna-se grande o risco de hemorragia. Como os primeiros sintomas de dengue são dores de cabeça e no corpo, muitos recorrem a remédios como Doril, Melhoral e Aspirina, os quais contém AAS na composição. Por isso tanta ênfase no aviso.

Compartilhe

4 respostas

  1. Lê quéim qué – 20

    (A verdade que você não lê em nenhum outro meio de comunicação)

    E ai? Ei, psiu, é com você mesmo que tô falando. Ta môôôôco, tááááá????? Tô falando com você que é leitor do blog mais porreta da cidade, EN-TEN-DEU A-GOOOOOO-RA???? Passou o réveillon em Tibau, num foi? Tive noticias que tu tava lá se exibindo no “carrão fiado”. Vidros abertos, braço do lado de fora mostrando a pulseirona e o “relojão” amarelo (imitação de um Rolex), sem camisa e um cordão de Michelin pendurado no pescoço, o filhão com um Tablet na altura da cabeça pra todo mundo ver….A esposa enfeitada com bijuterias baratas dos pês a cabeça……Tudo comprado no Vuco Vuco. E o sonzão? Viiiixi maria! Tocando forro cearense em alto volume. Detalhe: Quando tu ta se exibindo, procura falar com todo mundo para que todos vejam a tua riqueza fajuta, ne não?????? Isso mesmo! Tudo é valido para mostrar aos outros o que tu tem e o que não tem. E verdade ou num é? KKKKKKKK Mudando um pouco de assunto, percebeu que ao entrar no mar a agua tava cheia de bosta humana? NÃO????? Pois diiiiiga KKKKKKKK Hooooomi, com aquele mundão de gente tomando banho, o mar de Tibau virô uma imensa latrina a céu aberto. Tem bosta colorida boiando para todos os gostos KKKKKKKKKKKKKKKKK é muito comum o povão ‘jogar um barro gostoso ’ dentro do mar nessa época, sabia? Dizem que é bom entrar o ano novo descarregando a merda no mar e lavando o cu com agua salgada, sabia dessa? KKKKKKKK Ooooooolhi, quando a bosta que boia na agua é amarela, é fácil de identificar e se esquivar. Mas quando a porra é marrom ou esverdeada, salve-se quem puder. A preta então, ô lôco, meu! E ai? Tu também jogou um barro no mar? Besteira, fale a verdade. Aqui so tem eu e você. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Viiiixi! Ia esquecendo: Essa marmota de pular as 7 ondas após a meia noite, pode dar uma “sorte” danada KKKKKKKKKKKKKK É muito comum alguns idiotas, ao chegarem a areia da praia e sob a escuridão da noite, pisarem em bosta humana já no primeiro minuto do “ano novo”. Ai, velho, o idiota já começa o “ano novo” atolado em merda. Peeeeense numa “sorte”, ne não????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Ei, psiu, tu desejou muito feliz ano novo a todos que encontrou pela frente? Com certeza, ne? Ora, se todo ano eh assim, por que então este ano seria diferente? Pensando beeeeem….isso é uma coisa muito antiquada e môrocoxo, ne não? Phoda é que, quanto mais tu deseja feliz ano novo ao próximo, mais merda acontece na vida dele. Já percebeu? Acabe com isso, homi, deixe de frescura explicita…esse negocio de desejar feliz natal e ano novo, é mais véi que a posição de cagar, é ô num é? Mas falando financeiramente, depois da festança toda, tu ta mais liso que espinhaço de pão doce, num ta? Ora, gastou o dinheiro tôdim no Xopi para dar uma de “gastoso”, num foi? Oooolhi, os donos das lojas tão morrendo de rir de felicidade, viu? Aaaaaah! Tu dividiu tudo em 10 vezes no cartão de credito. Num foi? Eu sabiiiiiiiia! KKKKKKKKKKKKKKKKK Mas deixa isso pra la, num é mêrmu?

    Ah! Aquela musiquinha choca “¶Esse ano quero paz no meu coração bla bla bla¶”. PU-TA QUE PA-RIU!!!! Esse tampo ja encheu o saco de todos os papais noeis do mundo e os culhões de todos os seres machos da Terra, viu? Num tem mais no mundo que aguente aquela chôcura KKKKKKKKKKKKKKKK E tem a outra também “¶ Adeus ano velho, feliz ano novo ¶” Essa, da azia ate em limão Taiti. Pois é, todo no ano é a mesma coisa. Não muda nada. O sol nasce pela manhã, se põe a tarde….. durante a noite o céu escurece e as estrelas aparecem e o povão imaginando que do dia 31 de janeiro para dia 1 de fevereiro vai mudar alguma coisa KKKKKKKKKKKKK A única coisa que muda é que, com o passar do tempo, tu envelhece mais e fica cada vez mais perto da morte, ne não? Mas falando serio, tu notou alguma diferença do dia 31 de janeiro para o dia de hoje? Olhe para o céu e me responda: O sol, por acaso, ta azul e o céu ta amarelo? Tu ouviu algum noticiário informando que os oceanos secaram? Alguém fez um deposito milionário na tua conta bancaria? A tua sogra voltou a ser uma gata com 18 aninhos? Os aleijados largaram as muletas e estão andando? Os cegos estão enxergando? Os surdos estão ouvindo? Os mudos estão falando? O teu carrão foi quitado pela financeira? NÃO???? NADA DISSO ACONTECEU???? NÃÃÃÃO???? Pois é, homi! Não mudou porra nenhuma, por isso, acho uma grande frescura essa coisa de adeus ano velho, feliz ano novo,aqueles abraços fajutos na hora da “virada” KKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKK Mas mesmo assim quando tu tava com o cu cheio de cana, cantou adoidado as musiquinhas , foi ô num foi? Num minta não, viiiiiiiiu? O teu porre teve testemunha e tu sabe diiiiisso. Num sabe????? Ei, psiu, lembrei-me do espumante brasilêru (ruim que nem presta). Parece que “tô venu”……Tu “aguardô” o relógio “batê” meia noite e ordenou a todos ao seu redor que, de praxe, vestiam branco pra num da “azá” KKKKKK, gritassem em um só coro: PESSOAL, A-TEN-ÇÃO PARA A CONTAGEM REGRESSIVA: 10 – 9 – 8 – 7 – 6 – 5 -4 -3 -2 -1……….. FELIZ ANO NOOOOOOOVO kkkkkkkkkkkkkkkkk Nesse momento, já com o espumante na mão e dispensando os “famosos, tradicionais e imperdíveis abraços de confraternizações KKKKKK”, tu começou a ‘istôrá ’ uns 3 ou 4 e a soltar um monte de fogos – Xisssssssssss Pôôôôuuu! Xisssssssssss Pôôôôuuu! Xisssssssssss Pôôôôuuu! pra mostrar aos teus filhos, parente e vizinhos que tu ta cheio da grana (de araque). Ca pra nos, peeeense numa mentira fela da puta, ne não???? KKKKKKKKK Deixe disso, homi, va pagar as contas atrasadas ao invés de se exibir KKKKKKKKKKKKKKKE agora que as comemorações passaram e chegou a ressaca moral e financeira, heim? E ai???? Eiiiita do preju fela da gaita……. e haaaaaaja dor de cabeça. Tô mentindo?? KKKKKKKKKKK

    Mudando de assunto, tu ja ta reservando uma graninha pra comprar os fogos que pretende soltar durante os jogos do braziu? Oooooolhi, se tu num torcê pela seleção brazilêra, tu num é normal não, sabia? KKKKKKKKKK Oooooolhi, “nunsisquêça” também de comprar umas bandeirinhas e adesivos verde e amarelo para enfeitar o carrão que por sinal, tu ta devendo “tôdin, tôdin, ne não? Sabia que a população do país corrupto so veste verde e amarelo e so adquire e agita uma bandeira brazilêra a cada quatro anos? ou seja, apenas quando a seleção canarinha joga durante a copa do mundo, é – ô – num – é? É patriotismo demaaaaaaais hoooooomi, É-Ô-NUM- ÉÉÉÉÉÉÉ? Viiiiixi, Desculpa ai, velho. Ate parece que gritei “nus” teus “uvidus”, num foi? KKKKKKKKKKKKKK
    Voltando a falar no teu “lizeu”, acho bom tu ir pagando, PELO MENOS, as contas vencidas em novembro. E cuidado com a prestação do carrão que tu comprou todo fiado, pertence tôdin a financeira, mas tu diz a todo mundo que é teu. Ooooooolhi, é muito comum a financeira tomar o carro do “novo rico” por falta de pagamento e ele sair dizendo a todo mundo que…” Vendi o carro, a porra num prestava não”. É ô num ééééé????? KKKKKKKKKKKK Ei, psiu, e aqueles “miaus” que tu mandou instalar na tua casa para economizar agua e luz? O quêêêê????? Ainda continua dormindo dia e noite com ar condicionado ligado, e mesmo falido tu ainda continua dando uma de rico, éééé? Tome vergonha e tenha cuidaaaaaaado! Se a Caern e a Cosern “pegar o gato”, tu vai pagar uma multa fela da puta e ficar malhado na rua onde tu mora, viu? Quem avisa amigo é.

    O próximo assunto será a respeito de um profissional liberal (nunca fez doutorado, mas é chamado por muitos idiotas de “dôto”KKKKKKK). É bastante conhecido na área jurídica e ta levando mais chifre que pano de toureiro. Phoda é que o corno não percebe que ta com a testa toda enfeitada com “gaia” e ainda chama a sua esposa, digo, quenga, de “Mô”. Pode? KKKKKKKKKKKKK Se Txitxio prometer liberar o nome do cornão, eu envio o comentário dizendo quem é. Ate porque, o próprio cornão tem que saber, e nada melhor que saber pela mídia. Pode ate ficar mais famoso ainda KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Finalizo neste momento mais um “Lê quéim qué” prometendo retornar amanhã ou a qualquer momento em edição extraordinária. Se Txitxio assim permitir. Claro!
    ‘Me queiram’ bem porque não custa nada. Os que não me querem bem……. vão pa baxa da eeeeeeeeeeegua
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. Lê quéim qué – 20

    (A verdade que você não lê em nenhum outro meio de comunicação)

    E ai? Ei, psiu, é com você mesmo que tô falando. Ta môôôôco, tááááá????? Tô falando com você que é leitor do blog mais porreta da cidade, EN-TEN-DEU A-GOOOOOO-RA???? Passou o réveillon em Tibau, num foi? Tive noticias que tu tava lá se exibindo no “carrão fiado”. Vidros abertos, braço do lado de fora mostrando a pulseirona e o “relojão” amarelo (imitação de um Rolex), sem camisa e um cordão de Michelin pendurado no pescoço, o filhão com um Tablet na altura da cabeça pra todo mundo ver….A esposa enfeitada com bijuterias baratas dos pês a cabeça……Tudo comprado no Vuco Vuco. E o sonzão? Viiiixi maria! Tocando forro cearense em alto volume. Detalhe: Quando tu ta se exibindo, procura falar com todo mundo para que todos vejam a tua riqueza fajuta, ne não?????? Isso mesmo! Tudo é valido para mostrar aos outros o que tu tem e o que não tem. E verdade ou num é? KKKKKKKK Mudando um pouco de assunto, percebeu que ao entrar no mar a agua tava cheia de bosta humana? NÃO????? Pois diiiiiga KKKKKKKK Hooooomi, com aquele mundão de gente tomando banho, o mar de Tibau virô uma imensa latrina a céu aberto. Tem bosta colorida boiando para todos os gostos KKKKKKKKKKKKKKKKK é muito comum o povão ‘jogar um barro gostoso ’ dentro do mar nessa época, sabia? Dizem que é bom entrar o ano novo descarregando a merda no mar e lavando o cu com agua salgada, sabia dessa? KKKKKKKK Ooooooolhi, quando a bosta que boia na agua é amarela, é fácil de identificar e se esquivar. Mas quando a porra é marrom ou esverdeada, salve-se quem puder. A preta então, ô lôco, meu! E ai? Tu também jogou um barro no mar? Besteira, fale a verdade. Aqui so tem eu e você. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Viiiixi! Ia esquecendo: Essa marmota de pular as 7 ondas após a meia noite, pode dar uma “sorte” danada KKKKKKKKKKKKKK É muito comum alguns idiotas, ao chegarem a areia da praia e sob a escuridão da noite, pisarem em bosta humana já no primeiro minuto do “ano novo”. Ai, velho, o idiota já começa o “ano novo” atolado em merda. Peeeeense numa “sorte”, ne não????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Ei, psiu, tu desejou muito feliz ano novo a todos que encontrou pela frente? Com certeza, ne? Ora, se todo ano eh assim, por que então este ano seria diferente? Pensando beeeeem….isso é uma coisa muito antiquada e môrocoxo, ne não? Phoda é que, quanto mais tu deseja feliz ano novo ao próximo, mais merda acontece na vida dele. Já percebeu? Acabe com isso, homi, deixe de frescura explicita…esse negocio de desejar feliz natal e ano novo, é mais véi que a posição de cagar, é ô num é? Mas falando financeiramente, depois da festança toda, tu ta mais liso que espinhaço de pão doce, num ta? Ora, gastou o dinheiro tôdim no Xopi para dar uma de “gastoso”, num foi? Oooolhi, os donos das lojas tão morrendo de rir de felicidade, viu? Aaaaaah! Tu dividiu tudo em 10 vezes no cartão de credito. Num foi? Eu sabiiiiiiiia! KKKKKKKKKKKKKKKKK Mas deixa isso pra la, num é mêrmu?

    Ah! Aquela musiquinha choca “¶Esse ano quero paz no meu coração bla bla bla¶”. PU-TA QUE PA-RIU!!!! Esse tampo ja encheu o saco de todos os papais noeis do mundo e os culhões de todos os seres machos da Terra, viu? Num tem mais no mundo que aguente aquela chôcura KKKKKKKKKKKKKKKK E tem a outra também “¶ Adeus ano velho, feliz ano novo ¶” Essa, da azia ate em limão Taiti. Pois é, todo no ano é a mesma coisa. Não muda nada. O sol nasce pela manhã, se põe a tarde….. durante a noite o céu escurece e as estrelas aparecem e o povão imaginando que do dia 31 de janeiro para dia 1 de fevereiro vai mudar alguma coisa KKKKKKKKKKKKK A única coisa que muda é que, com o passar do tempo, tu envelhece mais e fica cada vez mais perto da morte, ne não? Mas falando serio, tu notou alguma diferença do dia 31 de janeiro para o dia de hoje? Olhe para o céu e me responda: O sol, por acaso, ta azul e o céu ta amarelo? Tu ouviu algum noticiário informando que os oceanos secaram? Alguém fez um deposito milionário na tua conta bancaria? A tua sogra voltou a ser uma gata com 18 aninhos? Os aleijados largaram as muletas e estão andando? Os cegos estão enxergando? Os surdos estão ouvindo? Os mudos estão falando? O teu carrão foi quitado pela financeira? NÃO???? NADA DISSO ACONTECEU???? NÃÃÃÃO???? Pois é, homi! Não mudou porra nenhuma, por isso, acho uma grande frescura essa coisa de adeus ano velho, feliz ano novo,aqueles abraços fajutos na hora da “virada” KKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKK Mas mesmo assim quando tu tava com o cu cheio de cana, cantou adoidado as musiquinhas , foi ô num foi? Num minta não, viiiiiiiiu? O teu porre teve testemunha e tu sabe diiiiisso. Num sabe????? Ei, psiu, lembrei-me do espumante brasilêru (ruim que nem presta). Parece que “tô venu”……Tu “aguardô” o relógio “batê” meia noite e ordenou a todos ao seu redor que, de praxe, vestiam branco pra num da “azá” KKKKKK, gritassem em um só coro: PESSOAL, A-TEN-ÇÃO PARA A CONTAGEM REGRESSIVA: 10 – 9 – 8 – 7 – 6 – 5 -4 -3 -2 -1……….. FELIZ ANO NOOOOOOOVO kkkkkkkkkkkkkkkkk Nesse momento, já com o espumante na mão e dispensando os “famosos, tradicionais e imperdíveis abraços de confraternizações KKKKKK”, tu começou a ‘istôrá ’ uns 3 ou 4 e a soltar um monte de fogos – Xisssssssssss Pôôôôuuu! Xisssssssssss Pôôôôuuu! Xisssssssssss Pôôôôuuu! pra mostrar aos teus filhos, parente e vizinhos que tu ta cheio da grana (de araque). Ca pra nos, peeeense numa mentira fela da puta, ne não???? KKKKKKKKK Deixe disso, homi, va pagar as contas atrasadas ao invés de se exibir KKKKKKKKKKKKKKKE agora que as comemorações passaram e chegou a ressaca moral e financeira, heim? E ai???? Eiiiita do preju fela da gaita……. e haaaaaaja dor de cabeça. Tô mentindo?? KKKKKKKKKKK

  3. Lê quéim qué – 21
    (A verdade que você não lê em nenhum outro meio de comunicação)

    Mudando de assunto, tu ja ta reservando uma graninha pra comprar os fogos que pretende soltar durante os jogos do braziu? Oooooolhi, se tu num torcê pela seleção brazilêra, tu num é normal não, sabia? KKKKKKKKKK Oooooolhi, “nunsisquêça” também de comprar umas bandeirinhas e adesivos verde e amarelo para enfeitar o carrão que por sinal, tu ta devendo “tôdin, tôdin, ne não? Sabia que a população do país corrupto so veste verde e amarelo e so adquire e agita uma bandeira brazilêra a cada quatro anos? ou seja, apenas quando a seleção canarinha joga durante a copa do mundo, é – ô – num – é? É patriotismo demaaaaaaais hoooooomi, É-Ô-NUM- ÉÉÉÉÉÉÉ? Viiiiixi, Desculpa ai, velho. Ate parece que gritei “nus” teus “uvidus”, num foi? KKKKKKKKKKKKKK
    Voltando a falar no teu “lizeu”, acho bom tu ir pagando, PELO MENOS, as contas vencidas em novembro. E cuidado com a prestação do carrão que tu comprou todo fiado, pertence tôdin a financeira, mas tu diz a todo mundo que é teu. Ooooooolhi, é muito comum a financeira tomar o carro do “novo rico” por falta de pagamento e ele sair dizendo a todo mundo que…” Vendi o carro, a porra num prestava não”. É ô num ééééé????? KKKKKKKKKKKK Ei, psiu, e aqueles “miaus” que tu mandou instalar na tua casa para economizar agua e luz? O quêêêê????? Ainda continua dormindo dia e noite com ar condicionado ligado, e mesmo falido tu ainda continua dando uma de rico, éééé? Tome vergonha e tenha cuidaaaaaaado! Se a Caern e a Cosern “pegar o gato”, tu vai pagar uma multa fela da puta e ficar malhado na rua onde tu mora, viu? Quem avisa amigo é.

    O próximo assunto será a respeito de um profissional liberal (nunca fez doutorado, mas é chamado por muitos idiotas de “dôto”KKKKKKK). É bastante conhecido na área jurídica e ta levando mais chifre que pano de toureiro. Phoda é que o corno não percebe que ta com a testa toda enfeitada com “gaia” e ainda chama a sua esposa, digo, quenga, de “Mô”. Pode? KKKKKKKKKKKKK Se Txitxio prometer liberar o nome do cornão, eu envio o comentário dizendo quem é. Ate porque, o próprio cornão tem que saber, e nada melhor que saber pela mídia. Pode ate ficar mais famoso ainda KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Finalizo neste momento mais um “Lê quéim qué” prometendo retornar amanhã ou a qualquer momento em edição extraordinária. Se Txitxio assim permitir. Claro!
    ‘Me queiram’ bem porque não custa nada. Os que não me querem bem……. vão pa baxa da eeeeeeeeeeegua
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. Lê quéim qué – 22
    (A verdade que você não lê em nenhum outro meio de comunicação)

    A bolsa dos Estados Unidos, país que praticamente faliu há poucos anos, teve uma alta em 2013 de 26%. Já no país tupiniquim que, segundo a Besta Barbuda so foi atingido por uma “marolinha, teve uma QUEDA de 15%. Pra frente braziu, ziu, ziu KKKKKKKKKKKKKKKK

    P.S – Se o governo PTralha não der um pe na bunba do ministro ‘Mantêga’, o pais vai pro brejo. E a Petrobras sera a primeira a atolar. Anotem e aguardem.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *