Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 O brasileiro tem alguns valores distorcidos. Não raro ouço pessoas lamentando o fato de o goleiro Bruno, do Flamengo, ter participado de um crime de homicídio, o que resultou no fim precoce de sua carreira. Costumam dizer que Bruno era um goleiro brilhante e que se tivesse continuado na ativa seria um dos cotados para defender a seleção brasileira de futebol. Não ouço o mesmo em relação ao médico Roger Abdelmassih, considerado o melhor médico do Brasil em fertilidade e inseminação artificial. Em 12 anos de carreira, gerou mais de 2,5 mil crianças de proveta, o que representou um terço do total de bebês nascidos deste modo em todo o Brasil no período. Abdelmassih, assim como Bruno, também cometeu crimes. No caso do médico, ele abusava sexualmente das pacientes quando elas estavam sedadas. Hoje ele está preso e sem poder exercer sua profissão. Não ouço ninguém lamentar o caminho trilhado pelo maior especialista do país em fertilidade. Lamentam a perda de um goleiro, mas não a de um médico.

*

A cada dia os bandidos estão mais ousados. Na quarta-feira da semana passada, 18, um bandido tentou assaltar uma senhora exatamente em frente ao Tiro de Guerra (TG) de Mossoró, instituição militar onde há dezenas de reservistas em formação. O meliante parou numa moto e pediu à vítima, que estava na calçada do TG, que lhe passasse a bolsa. Num ato instintivo a pessoa abordada saiu correndo e entrou numa clínica médica próxima do local. Não houve dano físico nem material, apenas psicológico. O que se destaca do episódio, friso, é o fato de ter ocorrido na calçada do TG, em plena 16h. É muita ousadia.

*

* Como já é cediço, a greve dos servidores do Judiciário começou na terça-feira (17). Em Mossoró, os grevistas estão plantando uma árvore por dia de paralisação. Uma forma de contribuir com o meio ambiente em meio ao protesto.  Espera-se, todavia, que o fórum de Mossoró não se transforme num horto florestal, que grevistas e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, cheguem logo a um consenso.

*

Nos últimos meses, a cidade de Mossoró registrou um incêndio e dois desabamentos em prédios comerciais. Por sorte (se é que podemos falar de sorte), os sinistros ocorreram nos fins de semana, o que contribuiu para que não tivessem vítimas, apenas prejuízos materiais.  Não se pode esperar, entretanto, que o ocaso sempre nos ajude. Há muitos prédios antigos em Mossoró que reclamam uma vistoria e consequente reforma. As autoridades têm que agir para evitar que novos sinistros ocorram. Não podemos ficar à mercê da sorte.

*

I – Apesar de eu não me simpatizar muito com os dois Gomes de Sobral, é forçoso reconhecer que Cid Gomes tem total razão neste imbróglio em que se envolveu com o Congresso Nacional, especialmente o PMDB, o qual resultou em seu pedido de exoneração do cargo de Ministro da Educação. Cid sugeriu ao PMDB que assumisse sua posição ou largasse o osso, sugerindo que o partido levantasse a bandeira governista ou então que entregasse seus cargos.

*

II – O ex-governador do Ceará e agora ex-ministro está coberto de razão. O PMDB tem vários cargos importantes no governo, inclusive ministérios, mas querem negociar no varejo a cada votação de interesse do Executivo. Para que serve um aliado desses? Querem ser independentes, então entreguem os cargos. O PMDB é um dos piores males deste país, um partido sem ideologia, sem lado, que vive de barganha. Um partido que estrategicamente sempre está dividido. Recentemente cobrou o Ministério da Previdência Social para o ex-deputado federal Henrique Alves, mas uma ala do partido já avisou que, mesmo concretizada a nomeação, o partido ainda assim não ficará satisfeito por completo.

Compartilhe