Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

01 – Na última sessão do Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, quarta-feira (21), o desembargador Caio Alencar usou da palavra para cobrar de seus pares uma atitude firme em relação aos blogueiros do Estado que publicaram notícias de que dois desembargadores daquele tribunal estavam sendo investigados pela Polícia Federal. Caio Alencar, mostrando-se bastante nervoso, disse que os blogueiros deveriam ser interpelados para dizer quais os nomes dos desembargadores investigados, pois a falta de nomes deixa todos sob suspeita. No discurso o desembargador citou o nome dos blogueiros e mostrou cópias dos posts em que o assunto foi tratado, pedindo, ao final, uma ação imediata do Tribunal de Justiça. Nota: A interpelação judicial é prevista no art. 144 do Código Penal, que diz textualmente: “Se, de referências, alusões ou frases, se infere calúnia, difamação ou injúria, quem se julga ofendido pode pedir explicações em juízo. Aquele que se recusa a dá-las ou, a critério do juiz, não as dá satisfatórias, responde pela ofensa”.

02 – ROSALBA vs GAZETA DO OESTE – O jornal Gazeta do Oeste vem fazendo oposição sistemática a senadora Rosalba Ciarlini (DEM). A editoria de política da publicação passou a trazer matérias apontando a desestabilização do grupo da senadora, sua atuação no Senado Federal – que o jornal considera pífia -, bem como as dificuldades que ela terá numa possível candidatura ao cargo de governador em 2010. Tio Colorau lembra que a citada senadora tem um histórico de conflito com o jornal, sobretudo quando este era dirigido pelo jornalista Canindé Queiroz. Várias ações de indenização foram propostas por Rosalba Ciarlini em desfavor da “C.Q. Organização Gráfica e Editorial Ltda”. Em algumas destas ações o jornal foi condenado a pagar quantias significativas, em outras não houve condenação e algumas ainda tramitam nas varas cíveis de Mossoró. 

03 – ANAX NO RÁDIO – No último sábado foi ao ar a primeira edição do programa “Falando com o Povo”, apresentado pelo radialista Hélio Silva e pelo ex-prefeito de Governador Dix-sept Rosado, Anax Vale. Na primeira edição o ex-prefeito falou sobre a atual situação da saúde dix-septiense, bem como esclareceu alguns fatos trazidos pela imprensa local durante a semana. O programa irá ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na rádio Difusora.

04 – TIO COLORAU ENTERTAINMENT – Escrito e dirigido por Woody Allen, Vicky Cristina Barcelona **** (2008) conta a história de duas amigas, Vicky e Cristina, que vão passar o verão em Barcelona e lá conhecem um sedutor pintor, recentemente divorciado. A trama traz triângulos amorosos, traições e decepções. Com Javier Barden, de Onde os Fracos não Têm Vez.

05 – INDENIZAÇÃO – O ex-vereador Zé Emídio (PMDB), de Governador Dix-sept Rosado, ajuizou uma ação de indenização por danos morais em desfavor dos jornais Gazeta do Oeste, DeFato e Correio da Tarde. Na ação, o ex-vereador alega que sofreu danos morais depois que os jornais citados trouxeram matérias que o acusaram de agredir um portador de deficiência física. Zé Emídio juntou aos autos cópia do processo criminal que respondeu, onde restou documentado que tal agressão não existiu.

06 – TIO COLORAU HISTORY – O primeiro evento “fora de época” que se tem notícia ocorreu na França, no século XV, onde um grupo de jovens organizou uma festa no “meio da quaresma”, denominada mi-carême, daí a expressão micareta. No Brasil, as micaretas tiveram início na Bahia. Apenas em 1989 foi realizada a primeira micareta fora deste Estado, a Micarande, em Campina Grande (PB). O termo “abadá” surgiu em 1993, quando a banda Eva assim denominou as peças de roupa daqueles que acompanham o trio.

07 – DICAS DE FILME – O radialista/colunista Gilson Cardoso informa que vez por outra loca alguns dos filmes indicados neste espaço. A indicação de filmes, segundo ele, é um bom serviço oferecido pelo blog Tio Colorau.

Aproveito o ensejo para dizer que nem todos os filmes que comento aqui merecem ser assistidos. O número de asteriscos que coloco depois do nome de cada filme serve para classificá-los de péssimo (*) a imperdível/ótimo (*****), passando por ruim (**), razoável (***) e bom (****). Isso, claro, baseado nos meus critérios. Cada um tem os seus.   

08 – ERRO DA ARBITRAGEM – Como não poderia deixar de ser, o campeonato Carioca começa com um erro de arbitragem que favorece o Flamengo. Aos 2 minutos do segundo tempo a equipe do Friburguense marcou o que seria o primeiro gol da partida, mas o árbitro, Leonardo Garcia Cavaleiro, viu um impedimento inexistente, não validando o gol. Era de se estranhar se o erro prejudicasse o Mengo…

08 – MEIA-OITO – Dedico o post de hoje a minha excepcional mãe, Maria Helena Carlos Firmino, que chega hoje aos 68 anos de vida. Inexistem palavras para explicar o quanto de amor e carinho sinto por esta humilde mulher nordestina, nascida no sertão potiguar. Mulher forte, dedicada e honesta.   

Ouvindo LA BELLE DE JOUR, com ALCEU VALENÇA, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *