Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Em reunião havida no mês passado, o G7 (EUA, França, Itália, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Japão) se comprometeu a acabar com o uso de combustíveis fósseis no mundo até 2100. O objetivo é investir em fontes de energia renováveis (solar, eólica, biomassa…), além de procurar novas fontes renováveis de energia.

O ineditismo da reunião foi os Estados Unidos terem assinado o documento. Até então o país nunca tinha sido signatário de nenhum acordo com o propósito ambiental.

Combustíveis fósseis são o petróleo, o carvão mineral, o gás natural, entre outros. Espera-se que daqui a 100 anos as bombas de gasolina sejam peças de museu.

O Brasil usa prioritariamente uma fonte renovável de energia, as hidrelétricas, mas ambientalistas dizem que ela é igualmente nociva ao meio ambiente, e que o país deve buscar fontes ecologicamente mais corretas.

*

O número de peixes-serra diminuiu drasticamente no último século. Segundo especialistas, o número desta espécie de peixe representa hoje apenas 1% do que representava em 1900. Em algumas regiões, como na Flórida, já há peixe-serra nascendo por partenogênese, reprodução unicamente feminina. Tal fato é raríssimo na natureza, só acontece quando há risco de extinção. É uma forma para garantir a perpetuação da espécie.

*

Um fóssil de um pássaro encontrado na Chapada do Araripe, no Ceará, é considerado o registro mais antigo de uma ave no Brasil. Estimativa de que tenha vivido há 115 milhões de anos. A informação foi publicada na revista Nature Communications.

*

1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano no mundo. Alguns países já adotam medidas para coibir que alimentos próprios para o consumo sejam jogados no lixo. Na França, por exemplo, uma lei recente proíbe supermercados de jogarem alimentos fora. Eles são obrigados a doar os produtos que julgam impróprios para a venda para instituições de caridade. O descumprimento gera uma multa de até R$ 300 mil e dois anos de prisão para o responsável pelo supermercado.

*

A lealdade dos cães obedece à regra do “se é inimigo do meu amigo também é meu inimigo”. Ele ataca ou não de acordo com o comportamento do seu dono em relação ao estranho. Isso explica a razão pela qual os cães que vivem nas ruas, sem dono, não atacam ninguém, a não ser que estejam doentes ou se sintam ameaçados.

*

PATRONOS DE RUAS – Camilo Paula – Nasceu no dia 06/01/1917, filho de Luiz Pereira da Costa e Silva e Maria Emília de Paula. Foi um comerciante de larga visão, que conseguiu sucesso com a firma Paula & Irmãos. Faleceu em Natal, no dia 07/10/1968, aos 51 anos.

*

A Sombra e a Escuridão”, de 1996, está na lista dos dez melhores filmes de ação que já assisti. A história prende do início ao fim. Não sabia, todavia, que o filme era baseado numa história real. Soube apenas dia desses. Os leões realmente existiram, e mataram 140 operários durante a construção de uma ponte no Quênia, em março de 1898. Até hoje cientistas tentam explicar tamanha ferocidade e esperteza destes dois leões. Eles eram bem superiores aos seus pares, a ponto de pensarem que eram seres sobrenaturais.

Ótima oportunidade para eu assistir ao filme novamente, pela quarta ou quinta vez, não sei ao certo.

Compartilhe

Uma resposta

  1. A SOMBRA E A ESCURIDÃO – Parece título de filme de vampiro!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *