Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

 

01 – Se Deus não tivesse escrito a Bíblia, o diabo teria escrito. Quando quem pode dar a informação certa se cala, dá chance do inimigo de preencher as lacunas, por vezes de forma sincera, por vezes de forma distorcida. O diabo cresceria se Deus permitisse que ele relatasse a criação do mundo e os personagens cultuados seriam outros se coubesse ao diabo a responsabilidade de contar as parábolas, explicar os milagres e nomear os apóstolos. A coisa pública tem muito ônus e talvez o maior deles é de escrever, o próprio governante, a sua Bíblia. Antes que o diabo o faça.

 

02 – LIBERDADE AOS BLOGUEIROS – A UOL voltou a permitir que seus blogueiros escrevam na fonte que entenderem mais conveniente. Nestas últimas semanas ela só permitia textos na fonte Times New Roman. Houve reclamação geral por parte dos blogueiros e então o portal decidiu voltar ao sistema antigo, que dava (e novamente está dando) total liberdade ao blogueiro.

 

03 – CONTADOR DE HOMICÍDIOS – N.º 07 – Raimundo Nonato Júnior, 41, assassinado na rua Melo Franco; N.º 08 – Luiz Lavoisier da Silva Júnior, 16, vítima de emboscada na rua Seis de Janeiro.

 

 

 

04 – TIO COLORAU ENTERTAINMENT – No drama Um Segredo Entre Nós *** (2008), um escritor viaja à cidade onde nasceu a fim de participar da formatura da mãe, mas antes de chegar ao destino ela morre num acidente de carro. O escritor acompanha o funeral e decide ficar alguns dias com os demais familiares, quando vem à tona a infância complicada que teve ao lado do pai e da tia. Com Julia Roberts e Ryan Reinolds.

 

05 – DÚVIDAS SOBRE O TRÂNSITO – A edição de amanhã do programa Conheça seus Direitos (às 20h na TV Mossoró) trará o inspetor Rosemberg Medeiros (PRF) e o Capitão Gomes (PRE), os quais tirarão dúvidas sobre a “lei seca”, faróis de xenônio, operações das polícias de trânsito até o carnaval, municipalização do trânsito, entre outros. O telespectador poderá participar enviando perguntas durante a exibição do programa. A apresentação ficará a cargo do juiz de Direito Herval Sampaio Júnior. 

 

06 – TROCA DE GOVERNO – No comum, quando há troca de governo, o novo administrador segue um ritual com a seguinte ordem: anúncio de medidas, dificuldades para garantir recursos e as denúncias contra a administração passada. No caso do Rio Grande do Norte, muitos prefeitos escolheram a fase da denúncia para ser a primeira e ainda estão nela. Resta saber até quando.

 

07 – EXAME DE ORDEM – Um dos grandes problemas enfrentados nas faculdades de Direito é a falta de vocação do aluno. Ao contrário da Medicina e da Engenharia, por exemplo, infelizmente “qualquer” pessoa com um mínimo de habilidade consegue colar grau no Direito. Some-se a isso a completa inapetência de grande parte das instituições brasileiras de dar ao acadêmico as condições mínimas para o exercício profissional. Estes dois fatores principais somados explicam em grande parte a reprovação em massa no chamado exame da Ordem.

Na verdade, hoje os cursos de Direito “formam” bacharéis. Cabe ao aluno escolher qual a profissão a seguir. Pouquíssimos alunos diziam que optariam pela advocacia. A grande maioria estava lá para fazer concurso público para juiz ou promotor. Apenas no último semestre é que acabam se dando conta da realidade e a advocacia passa a ser sua oportunidade. E aí vem a tão temida prova. No Brasil, hoje, mais de 90% reprovam nesse exame.

Mas o aluno não é o único culpado. Existe uma simbiose nos cursos de graduação extremamente perniciosa: eu faço de conta que ensino e tu fazes de conta que aprende. Nas avaliações da faculdade invariavelmente encontramos alunos com nota 10, como se fossem capazes de saber, por exemplo, tudo de Direito Civil. Mas como? Será que este professor sabe tanto ou o aluno é o reflexo da pequenez desse professor? Na verdade, na nota final estão embutidos trabalhinhos copiados da internet, participação em aula e em alguns casos até a frequência, imaginem, é premiada.

Então você acha que um aluno assim formado conseguirá vencer uma prova difícil? Você já se perguntou quantos alunos são aprovados ao longo do curso com notas superiores a sete? E quantos reprovaram? Só posso concluir pela premissa inicial, ou seja, enganemo-nos. As faculdades de Direito, em sua maioria, não proporcionam ao aluno treinamento de habilidades para a realização das provas que enfrentarão a seguir. Teorizam e muito mal. É como fazer uma faculdade de Medicina sem cirurgia.

Infelizmente, no Brasil, a seriedade no ensino superior é cada vez mais rara. E os acadêmicos, que também têm a sua parcela de culpa, são os maiores prejudicados. Os exames da Ordem nada mais são do que uma proteção contra a mercantilização do ensino, até que a sociedade consiga separar o joio do trigo.

 

 

08 – A BELA DO DIA

 

 

 

 

Hayden Panettiere, atriz americana de 19 anos. Pode ser vista na série Heroes, onde interpreta a personagem Claire.

 

Ouvindo ATÉ QUANDO ESPERAR, com PLEBE RUDE, encerro esse post.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *