Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

5

 

 

Meu Deus, onde estão com a cabeça as pessoas que dirigem nosso município?

 

Primeiro, a prefeitura viabiliza, com direito a recepção com pompa e almoço, os humoristas (?) do Pânico na TV, os quais ridicularizaram ao extremo nossas pessoas e o próprio evento Mossoró Cidade Junina.

 

Ao mesmo tempo, nega qualquer tipo de auxílio ao escritor Gilbamar de Oliveira, que no próximo sábado virá a Mossoró para lançar o livro “O Ataque de Lampião a Mossoró”. O escritor buscou junto a prefeitura um auxílio para vir a Mossoró lançar um livro que enaltece a cidade e que enriquece nossa cultura.

 

O que a prefeitura fez? Desprezou o escritor.  

 

Leia abaixo o relato do próprio Gilbamar de Oliveira, que reside em Natal. Permita-me, nobre leitor, colocar o texto em fonte maior do que a costumeira. O relato é forte.

  

Meu caro amigo Erasmo, veja só! caso seja realmente verdade que a Prefeitura de Mossoró arcou com as despesas gerais desses inominados “repórteres” para a ida à cidade de Mossoró, acho estranho que ninguém da administração, para quem escrevi falando sobre o meu deslocamento de Natal com a finalidade exclusiva de fazer o lançamento de um livro realçando a coragem do povo mossoroense na defesa da cidade contra Lampião e seus bandoleiros, inclusive explicando sobre as despesas de hotel, alimentação e gasolina para o carro e solicitando a possibilidade de a PMM adquirir uns poucos exemplares que fosse com vistas a minimizar tanto gasto de minha parte, não tenha me respondido. Nem para dizer NÃO!

 

Resultado, irei a Mossoró fazer o lançamento do meu livro O ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ – Trovas totalmente às minhas expensas (hotel, alimentação, deslocamento no meu carro, etc) e correndo o risco de não vender uma quantidade mínima de exemplares que compense os gastos totais com a viagem.

 

Infelizmente! Ainda assim irei porque assumi o compromisso com a livraria Siciliano e com os meus poucos leitores, aqueles que realmente estarão presentes no lançamento do livro por amizade e simpatia. Sei que não sou escritor consagrado nem ao menos conhecido, mas para que todos saibam informo que esse mesmo livro que estarei, se Deus quiser, lançando em Mossoró já foi vendido até nos Estados Unidos e está no catálogo de vendas do http://www.amazon.com, o maior portal de venda de livros do mundo. Ah, e também está sendo vendido para todo o Brasil através do site http://www.biblioteca24×7.com.br. Basta conferir nos dois sites citados.

 

É uma pena. Alguns de meus próprios conterrâneos não dão qualquer valor ao esforço realizado por seus iguais em prol da nossa cultura, preferindo convidar, com as despesas pagas (se realmente isso ocorreu, pois não tenho provas para afirmar isso), “humoristas” para achincalhar a cidade e seu querido povo, fazendo nossa amada Mossoró servir de risos e chacotas para o Brasil inteiro. Até quando?

 

Nota do blog: Pois é, nobre escritor Gilbamar, talvez se você viesse para cá esculhambar e ridicularizar nosso povo, receberia apoio total e irrestrito da prefeitura, mas como vem fazer cultura, é desprezado. Essa é a Mossoró da gente.

 

Compartilhe

5 respostas

  1. Não entendo tanta polêmica atrelada ao fato do Programa Pânico ter estado em Mossoró. Acredito que quem está indignado com o acontecimento não deve conhecer o teor do programa, que tem no esculhacho e no no humor escrachado a sua razão de ser. E mais, muita gente que ficou escandalizada com a matéria, ri todos os domingos assistindo ao programa, ou seja, desde que não seja com Mossoró, pode esculachar e humilhar à vontade. Moro aqui há quatro anos, e desde então tenho percebibo como os gestores deste município (com raríssimas exceções)esculacham, humilham, passam por cima de tudo e de todos em nome na manutenção da “gente” deles, no poder, fazendo e acontecendo. Então, não acredito ser de hoje que a cidade está em “Pânico”. Seria ótimo que todos que se mostraram indignados com a reportagem, demonstrassem o mesmo sentimento com relação aos políticos da cidade e aos seus gestores, que levasses essa discussão para os seus lares, se fizerem uma avaliação breve, perceberão, quem, de fato, está fazendo horrores com um município tão rico, promissor e estrategicamente importante para o Estado do Rio Grande do Norte. REFLITAM!!!

  2. Nesta semana, uma amiga de Recife/PE me falou que estava assistindo uma reportagem sobre o Cangaço, com historiadores especialistas nessa área, e ela veio me dizer que não passou nada na reportagem relacionado a Mossoró. Eu disse a ela que não foi a primeira vez que me falaram algo parecido, sobre matérias do Cangaço que não citam Mossoró. Lendo a história contada pelo escritor Gilbamar, acho que dá pra entender porquê isso acontece. É uma pena! E por falar em História, alguem sabe informar se o museu de Mossoró está aberto ao público? Ao menos nesse período de festas?

  3. Andréa, você não tem o direito de dizer que o mossoroense assiste esse ou aquele programa. Você tem em mãos alguma pesquisa nesse sentido? Quem chama esses sujeitos de artistas, não sabe o que é arte.

  4. Caro Everton, bom dia! Você pode até dizer que não sei o que é arte, mas esse não é o mérito da questão. Infelizmente, não tenho dados de pesquisa para afirmar o que digo como você pede, e mesmo que quisesse fazê-la, seria impedida, tal é quantidade de buracos e esgotos a céu aberto espalhados pela cidade (e não preciso de pesquisa para mostrar isso!). Então, meu caro, tudo que tenho a dizer é que, apesar de não entender de arte, como cidadã e pagadora de impostos, sei o que esperar de uma administração séria. Portanto, pense bem, quem é que achincalha a população mossoroense, dioturnamente?

  5. ao invez de ficarmos encomodados com tanta coisa boba que nem essa discurção entre buracos cangaços e programas de tv, deveriamos ficar mais focados na nossa cultura, que é bela, atraente e acima de tudo muito bem vista em outros estados, hoje a prefeitura esta cuidado bem dos buracos, mais a força da natureza insite em fazer sua parte, o nosso são joão pode ser la um dos dos poucos conhecidos do nordeste, mais sua diversatilidade é muito grande e muito boa, coisas que não tem em campina grande ou em caruaru. devemos ter orgulho de tudo isso que esta acontecendo. só assim Mossoró esta conecida nacionanemmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *