Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Foi divulgada ontem a lista dos aprovados no SISU, atual forma de ingresso na maioria das universidades públicas do Brasil. Como sempre, muitas histórias de dedicação e superação.

Destaco o exemplo de Fábio Constantino, aluno de origem bastante humilde que estudava no IF (Instituto Federal) de Ipanguaçu. Filho de uma empregada doméstica com um vendedor de material de construção, Fábio conseguiu superar as adversidades que a vida lhe impôs e foi aprovado para o curso de Medicina da UFRN, com destaque para o fato de ter obtido nota 1000 (a máxima) na redação.

Tal fato mostra que, com esforço, qualquer um – humilde ou abastado – pode alcançar seus sonhos. Eis uma das vantagens de uma nação democrática e capitalista.

É forçoso também reconhecer a importância da família, a qualidade de ensino dos IFs e o sistema de quotas.

*

Em alguns dias este blog contará com um novo layout, bem mais moderno e funcional. Parte do projeto de renascimento deste espaço.

*

Ontem, tivemos um dia de chuvas em Mossoró e região, o que deixou muita gente, sobretudo o homem campesino, com semblante mais alegre. A boa notícia é que a meteorologia prevê uma terça igualmente de chuvas. Os sulistas podem até achar estranho esta nossa alegria quando o clima está nublado e chuvoso, mas quem mora na região sabe o quanto sofremos durante o ano quase todo com um Sol impiedoso.

*

Amanhã será feriado em Governador Dix-sept Rosado, Caraúbas, Encanto e outras cidades cujo padroeiro é São Sebastião. Como ocorre todos os anos, muitos políticos se dobrarão para participar das procissões em Governador e Caraúbas. Eita povo religioso este.

*

O prefeito Francisco José Jr. anunciou ontem uma mudança na estrutura organizacional da administração municipal, com destaque para a redução do número de secretarias (de 19 para 11) e a extinção das secretarias adjuntas. Com as medidas anunciadas, haverá uma redução de 30% nas despesas com cargos em comissão, o que representará uma economia de R$ 1,7 milhão por ano.

Esta é a terceira vez que o prefeito anuncia medidas de redução de gastos, e não foi a última. Outras medidas continuarão sendo anunciadas, tudo para equilibrar as contas públicas diante das reiteradas quedas de receitas.

*

No último sábado foi realizado no hotel Villa Oeste, a Etapa Mossoró do concurso New Face Brasil, que busca modelos mirins. O concurso é promovido pela agência Modelo Brasil. A vencedora da disputa foi a criança Maria Fernanda, 08 anos, que disputou na faixa entre 06 e 13 anos. O próximo passo será a Etapa Nordeste, que será disputada em Recife (PE). O blog parabeniza a criança, os pais e torce para que ela também se consagre vencedora na próxima etapa.

Maria Fernanda é filha do professor de Educação Física Emmanuel Amorim e da enfermeira Shirley Amorim.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *