Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Uma infeliz coincidência quase termina em tragédia na cidade de Governador Dix-sept Rosado. Na noite de segunda, um veículo tipo Saveiro saiu em fuga após um assalto que culminou com a morte de um policial militar no Centro de Mossoró. Consoante informações, o carro era guiado por uma mulher.

Na mesma noite chegou ao Centro de Saúde de Governador Dix-sept Rosado uma mulher, numa Saveiro de cor branca, trazendo um homem ferido. A associação foi inevitável. Não tinha como não ser o assaltante que matou um policial em Mossoró. Era ele, só que não.

Na verdade, a mulher trazia um jovem que havia se acidentado na comunidade rural de Horizonte, que, para aumentar a coincidência, é um dos caminhos alternativos entre Mossoró e Governador.

Faltou pouco para o jovem ser preso e, até mesmo, linchado pela população, que estava revoltada com a morte do policial militar. A equipe médica que o atendeu disse que realmente se tratava de escoriações decorrentes de um acidente, que não havia ferimento de bala.

Quanto azar. Escapou por pouco.

*

A OAB Subseção de Mossoró divulgou ontem uma Nota de Repúdio à Violência, onde cobra atitude efetiva do poder público para solucionar o problema da criminalidade em nossa cidade e se solidariza com os amigos e familiares das vítimas da violência. A OAB finaliza a nota lembrando que a Constituição Federal assegura a todos o direito à segurança.

O documento foi assinado pelo presidente da OAB-Mossoró, o contador Canindé Maia; pelo advogado Rogério Barroso, presidente da Comissão de Direitos Humanos; e pelo advogado Victor Medeiros, presidente da Comissão de Segurança Pública.

*

Não existe ideologia partidária em nosso país. Os políticos usam os partidos de acordo com suas conveniências. A maioria não sabe ao menos o que é ser “republicano”, “socialista”, “progressista”, “democrata” etc. Tal ficou bem evidente nas últimas semanas, com o troca-troca partidário permitido pelo Congresso Nacional.

Um caso emblemático é do vereador Claudionor dos Santos, que saiu do PMDB e se filiou ao PEN (Partido Ecológico Nacional). Pelo amor de Deus me digam o que danado o vereador Claudionor tem a ver com ecologia? Qual a ligação dele com este setor? Tenho certeza que ele não sabe nem quem foi Chico Mendes.

*

Em razão do feriado de Semana Santa, o expediente na Justiça Estadual encerra hoje às 14h, só voltando na segunda-feira, dia 28 de março.

*

Está valendo desde a última sexta-feira o novo Código de Processo Civil, que traz significativas mudanças na tramitação de processos cíveis, tornando-os mais céleres e mais rigorosos quanto aos devedores contumazes e devedores de pensão alimentícia.

Há vários artigos na internet com as novas regras.

*

Vários setores ligados à Segurança Pública publicaram ontem nota conjunta esclarecendo que as mortes havidas após o assassinato do policial militar nada tem a ver com retaliação, que não há ordens de nenhuma autoridade do estado para exterminar bandidos, que não procede o que vem sendo insinuado em grupos de WhatsApp.

*

Diante de crises econômicas, alguns entes públicos mundo a fora conseguem encontrar soluções criativas para enfrentá-las. Na maioria dos casos tais soluções consistem em readaptações no próprio serviço público, como, por exemplo, vender a frota oficial e contratar, via permuta, uma empresa de locação de veículos, como aconteceu no distrito de Croydon, em Londres, Inglaterra.

No Brasil, lamentavelmente, nossos representantes só enxergam uma solução quando as receitas caem: aumentar tributos. A criatividade dos nossos políticos encontra uma grande barreira quando se fala em melhorar a Economia. Nesta área eles são uns babaquaras, ou, ainda pior, fingem ser.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *