Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

A ciência nutricional vive uma época de grandes transformações. Muitos estudos recentes desmentem tudo que sabemos sobre o que faz bem e o que faz mal à saúde.
Não que essas teorias sejam novas, nos anos 70 o pesquisador britânico John Yudkin já as defendia, contra todos e contra tudo. Pesquisas recentes, aos poucos, vêm confirmando tudo que ele difundiu.
Falo do consumo de GORDURA e sua relação com doenças. Hoje, a ciência nutricional mostra que os maiores vilões da saúde são o carboidrato refinado e o açúcar, e que o consumo de gordura saturada (origem animal) não tem qualquer relação com ataques cardíacos, AVCs etc.
É difícil de acreditar, pois nos últimos anos todos os nutricionistas condenavam ovos, manteiga, leite integral, carnes gordas etc. Hoje está tudo liberado. Afinal, a natureza que nos proporciona esses alimentos. O leite materno é rico em colesterol. Deus nos deu porco, galinha, leite rico em gordura etc., não nos deu macarronada, sorvete, doces, trigo refinado, entre outros produtos criados pela indústria alimentícia e fabricados em grande escala após a Revolução Industrial.
Um estudo realizado pela Univ. Oxford atestou que a França, país com alto índice de consumo de gordura, apresenta os menores índices de ataques cardíacos da Europa. Exatamente o inverso ocorre com a Ucrânia, menor consumo de gordura e maior taxa de ataques cardíacos.
Os dados são chocantes, pois vão de encontro a tudo que aprendemos. Por isso digo que estamos diante de uma revolução na ciência nutricional, tudo com base em estudos, onde os resultados nem sempre são os almejados pelos tradicionalistas, mas contra fatos não há argumentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *