Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

Criou-se muita expectativa para o debate de ontem, promovido pela TCM Canal 10. Infelizmente as expectativas não foram atendidas. O debate foi enfadonho, modorrento, chato. Isso por causa do formato escolhido pela produção, um formato que remete aos debates dos anos 80.

Como o nome próprio sugere, deve-se provocar um debate entre os candidatos, e não um espaço para apresentação de propostas. Ora, se eu quiser ver as propostas dos candidatos eu entro nos sites das campanhas e leio.

A intenção deveria ser colocar os candidatos para confrontar estas propostas, questionando a capacidade de elas serem cumpridas ou não. Além disso, uma oportunidade para um candidato questionar as qualidades e defeitos dos oponentes.

A rede Globo, sempre pioneira (admitamos), já percebeu isso. Vejam só a imagem acima, com dois candidatos debatendo frente a frente. Este deve ser o objetivo, e não colocar o candidato para falar pro eleitor. Este quer ver DEBATE, e não uma propaganda eleitoral.

Nas redes sociais foi geral a reclamação. Apontaram ainda o excesso de participação do mediador, que aparecia a todo instante. Foram centenas de “obrigado, candidato”, “obrigado, candidata”. Isso porque os sorteios foram feitos na hora, e não previamente, com as assessorias. Engessou e tornou enfadonho.

Quanto às falas dos candidatos, não há muito o que dizer, lamentavelmente. Todos tiveram desempenho abaixo do esperado pela sociedade. Cada um com seus defeitos.

O destaque negativo foi o candidato Josué Moreira (PSDC), que falou em observatório lunar, creche para idosos e ao final disse que estava orgulhoso de estar ao lado da ex-governadora, que ela era um mito. Sem dúvida, o grande MICO do debate. Só faltou se ajoelhar e beijar-lhe a mão.

A noite só não foi de toda perdida porque o candidato Francisco (PSD), impedido de participar do debate, fez um facelive de 30 minutos comentando-o. Apesar de tudo, Francisco conhece a realidade da administração municipal, além de ser um grande debate. Com ele, o debate teria sido bem mais interessante, isso neste aspecto de confronto de ideias etc.

Inicialmente pensei que o candidato Josué poderia assumir este papel, mas logo no início percebi que trocaram um Marcelo Rezende por um Dalai Lama.

Para piorar, a TCM ainda anunciou que vai reprisar o debate. Pelas caridades, façam isso não. Poupem seus assinantes.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Eu adverti a TCM no blog de Carlos Santos:

    ”Ponham no ar e nesse horário, Alf O Teimoso, A Pantera Cor de Rosa, ou os discursos de defesa do advogado da Miss Pasadena José Eduardo ”Porra Louca Teimoso” Cardozo.

    Tenho certeza que dará mais audiência.

    Concordo com você, nobre blogueiro. O que se vê nesses debates, é nada mais e nada menos o mesmo que se ouve e o que se vê na propaganda eleitoral no radio e na TV, com um diferencial:

    Por se tratar de falas e imagens gravadas, no radio a na TV os candidatos se sentem a vontade. Já no debate, todos parecem estar mumificados, inclusive o mediador.

    De uma coisa a TCM a InterTV têm que acreditar: o melhor momento dos debates aconteceram quando o assinante acionou o seu controle remoto para trocar de canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *