Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Amanhã, às 17h, advogados se reunirão na sede estadual do órgão, em Natal-RN, para uma mobilização contra o aumento da anuidade da categoria, que passou de R$ 670 para R$ 870. Decisão tomada no último dia 20 de outubro pelo Conselho Seccional.

No dia anterior, curiosamente, o STF havia decidido, num caso de Repercussão Geral, que entidades de classe não podem fixar anuidade acima da previsão legal.

É inconstitucional, por ofensa ao princípio da legalidade tributária, lei que delega aos conselhos de fiscalização de profissões regulamentadas a competência de fixar ou majorar, sem parâmetro legal, o valor das contribuições de interesse das categorias profissional e econômica, usualmente cobrada sob o título de anuidades. Vedada, ademais, a atualização desse valor pelos conselhos em percentual superior aos índices legalmente previstos.

Resta claro que o aumento não deve ser feito ao bel-prazer, sem vinculação a nenhum índice econômico.

Além do mais, os advogados se queixam da pouca atuação da Ordem em defesa de seus interesses. No máximo, um desconto numa academia ou num restaurante, o que é muito pouco diante do tamanho e da história da OAB.

OBS. Particularmente, como cidadão, sinto a ausência da OAB nas grandes questões nacionais, estaduais e locais, como outrora. O Órgão parece não existir em nossa cidade. Vejo apenas, aqui e acolá, uma Nota de Repúdio quando algum advogado da cúpula é destratado. Não vejo a Ordem intercedendo nos grandes problemas locais. Repito: parece que nem existe em nossa cidade.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *