Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

2

cartum cabide de empregos

Ao folhear o JOM (Jornal Oficial do Município) nº 391, datado de 20 de janeiro, percebemos que a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) está indo de encontro ao que disse durante a campanha eleitoral e que ratificou após tomar posse, ou seja, que iria reduzir custos e minorar o número de cargos comissionados, assim entendidos os de livre nomeação e exoneração.

O JOM mencionado trouxe a nomeação de 35 (trinta e cinco) cargos comissionados para a Secretaria Executiva de infraestruturas e Projetos, que é apenas um braço da Secretaria Municipal de Infraestrutra, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, secretaria esta para qual também houve uma leva de nomeados.

Também chamou à atenção a quantidade de pessoas nomeadas para a pasta de Comunicação Social, 09 (nove), quase todos ativistas das redes sociais.

Em 20 dias de governo, a prefeita de Mossoró já nomeou 75 cargos comissionados, isso para quatro secretarias.

*

Por falar nisso, a lista de nomeados causou certo constrangimento dentro do próprio grupo. Dois ou três nomes, todos ligados ao ex-prefeito Francisco José Jr., não foram bem digeridos. Isso porque foram nomeados em detrimento de rosalbistas e neo-rosalbistas. Além do mais, há alguns nomeados que não possuem qualificação nenhuma para o exercício da função. Nomes escolhidos sabe-lá por que, ou melhor, sabemos.

*

O blog reconhece a importância dos cargos comissionados. Muitas vezes são eles que engrenam o serviço público, ante a leniência dos efetivos, que dormem na rede da estabilidade. O que se condena é o excesso, sobretudo em tempos de crise.

*

O imbróglio envolvendo o clássico Potiguar x Baraúnas ainda não acabou, apesar da decisão judicial liberando o estádio Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão. O mais provável é que o clássico seja reagendado para outra data, ou então que a partida seja em Assu, na próxima quarta-feira, como fora agendada. A decisão será tomada hoje à tarde pela FNF (Federação Norteriogrande de Futebol).

*

Outra chapa se apresenta para disputar a reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Os professores David Leite (FAD) e Emanoel Márcio (FACEM) decidiram entrar na disputa. Além deles, também haverá as chapas encabeçadas pelo atual reitor, Pedro Fernandes, e pela professora Telma Gurgel, petista tradicional.

Os professores David Leite e Emanoel Márcio pretendem alcançar os votos do que estão insatisfeitos com a atual gestão e dos que não compactuam com o radicalismo da oposição. Eles ainda não decidiram, contudo, quem encabercerá a chapa.

As inscrições das chapas começam hoje (23) e seguem até a quinta-feira (26). A campanha será entre os dias 17/02 e 21/03. A votação será no dia 22 de março.

*

Os órgãos de policiamente ostensivo deveriam coibir a ação de “ursos” nos semáforos pedindo dinheiro. Muitas vezes, em horário de pouco tráfego, o motorista é abordado por um “urso de carnaval”, uma pessoa completamente fantasiada e utilizando máscara de monstro. Quem garante que ali não é um bandido? Seria normal eu andar pelo Centro da cidade, por exemplo, disfarçando ou encobrindo minha identidade? Ora, muitos locais públicos não aceitam nem que o motoqueiro entre usando capacete.

TRADIÇÃO – Há quem fale em respeito à tradição. Discordo. A tradição eram blocos saírem pelas ruas da cidade puxados por um ou mais ursos. Passavam trazendo animação e despertando a curiosidade de todos. Ao ouvirem os batuques, muitos pais levavam seus filhos para as calçadas, a fim de verem o “urso” passar. Alguns, com medo, olhavam pelas rótulas (meu caso). Havia também as figuras dos “índios”, que atuavam de forma semelhante. Esta sim era a tradição, e não uma pessoa ficar sozinha num semáforo abordando motoristas.

Compartilhe

2 respostas

  1. Boa tarde

    No Jom do dia 20/01 na pagina 14 saiu a nomeação do secretario executivo de mobilidade urbana e transito,aumentando para 76 as nomeações na prefeitura.

  2. Concordo Tio Colorau.
    Esse negócio de Ursos é um absurdo e uma violência para a cidade.
    Realmente assustador e deve ser proibido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *