Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

732PX--1

A FALTA DE CONSIDERAÇÃO COM OS MORTOS – O Brasil todo comenta sobre a atuação dos grupos políticos frente à morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia. De um lado, alguns imbecis demonstravam satisfação com a passagem de dona Marisa para a páscoa eterna; por outro, defensores do PT acusavam a oposição de provocar o infortúnio da ex-primeira-dama. Houve erro de ambos os lados. O momento é apenas de lamentar e desejar força à família enlutada. Talvez, no futuro, possa-se analisar os fatos de forma mais acuidada, mas, por ora, o silêncio respeitoso se impõe.

*

Ainda sobre assunto fúnebre, impressiona como as pessoas estão mais insensíveis a cada dia. Outrora, velórios e cortejos fúnebres de pessoas conhecidas eram acompanhados por uma grande massa popular, que se prestava a confortar a família e prestar a última homenagem ao morto. Ultimamente, a insensibilidade com a dor alheia vem levando cada vez menos pessoas aos rituais fúnebres.

Ontem, pouquíssimas pessoas acompanharam o cortejo fúnebre do juiz aposentado Assis Amorim. Diante de sua importância para o município de Mossoró, esperava-se uma quantidade de pessoas dez vezes superior a que compareceu. Além de sua atuação como magistrado, Assis Amorim também atuou na arquitetura e enveredou na política. Apesar da falta de atenção da sociedade com ele em sua despedida, tem seu lugar garantido na história de Mossoró.

*

Enquanto o Brasil avança politicamente, com abalizadas discussões entre grupos políticos, Mossoró retrocede. Aqui, ainda impera a futrica, o fuxico, a invencionice, a distorção de fatos. A atuação de alguns integrantes de grupos políticos chega a enojar, causa asco. Enquanto a consciência política nacional evolui, a do povo mossoroense – guardadas as exceções – segue retrógrada e pequena, alicerçada em picuinhas. Lamentável.

Não segurem produtos de mercearia, segurem livros. É minha dica. Cresçam, evoluam.

*

Quem está na cidade é o ator Antonio Ysmael. Nascido em Mossoró, o ator foi logo cedo atrás do sucesso no Rio de Janeiro, e conseguiu. Apesar dos percalços que enfrentou no início, Ysmael conseguiu se consagrar no teatro e na teledramaturgia, trabalhando na TV Globo em novelas como “O Bem Amado”, “Feijão Maravilha”, “O Astro”, “Velho Chico”, entre diversas outras.

O ator veio à região atendendo a convite do secretário de cultura de Grossos, Genildo Costa, que promoveu um evento com ele na tarde de ontem, naquela cidade. Durante o dia de hoje ele concede entrevistas à imprensa local. É sempre bom ouvir Antonio Ysmael. Sua história de vida nos enche de orgulho.

*

A rainha da Inglaterra, Elizabeth II, completa hoje 65 anos no trono. Tanto tempo no poder lhe fez bater vários recordes, entre estes o de soberana viva com mais tempo no trono. Se um dia ela morrer, seu substituto será o príncipe Charles, que conta hoje com 68 anos de vida. Nesta idade, em que muitos já estão aposentados, o príncipe Charles ainda nem começou a trabalhar.

*

A presidente da Câmara Municipal, vereadora Izabel Montenegro (PMDB), fará leitura hoje à tarde da realidade financeira da Casa Legislativa. O evento será na própria Câmara Municipal, às 15h.

Já posso antecipar: não há muita brecha para investimento ou aumento de despesa. A palavra que impõe é “economizar”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *