Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

13321292

Leio no blog do jornalista Carlos Santos que o governador Robinson Faria foi à China atrás de investidores para o Rio Grande do Norte. Um dos mercados oferecidos é o de energia solar. Excelente iniciativa do governador. Atualmente, apenas 0,1% da energia consumida no país é solar, o que mostra a enorme capacidade de crescimento deste setor.

O Rio Grande do Norte, com Sol intenso durante todo o ano, é um local excelente para o aproveitamento desta matriz energética.

Apesar do clima favorável, a energia solar nunca vingou por aqui pelo fato de não existirem empresas para produzir e fazer a manutenção dos equipamentos instalados. A questão é simples: por uma razão técnica e de logística, as peças para estações coletoras devem ser produzidas nas regiões em que serão usadas. Não sendo assim, os custos se tornam elevadíssimos, daí a pouca existência de energia solar no nosso estado.

Deste modo, a ideia do governador de convencer empresários chineses a instalar empresas de energia solar em nossa região é excepcional. Além de gerar empregos, nos dar a possibilidade de ter mais esta opção de matriz energética.

O investimento de uma placa de energia numa casa com quatro pessoas gira em torno de R$ 15 mil, e gera energia por 25 anos. Caso a conta de energia seja de R$ 250 por mês, a família tira o investimento em cinco anos.

A matéria informa, contudo, que o governador pretende levar as empresas para a região do Seridó. Seria melhor para nós mossoroenses que viessem para nossa cidade. Nossos políticos, contudo, são mais fracos que caldos de chuchu. A tendência é que – caso venha – instale-se pelo Seridó mesmo.

*

IMG-20170219-WA0003

Foi realizado em Governador Dix-sept Rosado, nos últimos dias 17 e 18, o Iº Fórum Municipal de Cultura, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Desporto, comandada pelo secretário Marcelo Neves. O evento ocorreu na Câmara Municipal daquela cidade, com apresentação de diversos artistas locais, em vários ramos da arte. A iniciativa merece encômios. A arte é uma das formas de atrair a atenção dos jovens, afastando-os das drogas e afins.

O evento contou com os apoios do prefeito Antonio Bolota (ao centro) e da presidente da Câmara Municipal, Symara Dantas (última à direita).

*

Ontem, no 1º Encontro Estadual de Magistrados do Rio Grande do Norte, ocorrido em Natal-RN, o desembargador Amaury Moura Sobrinho informou sobre os estudos que estão sendo feitos para que seja alterada a Lei de organização Judiciária (LOJ) do estado, datada de 28 de abril de 1999. Nestes anos o Judiciário mudou consideravelmente, o que justifica a modificação da LOJ. Os estudos deverão ser concluídos em até 90 dias. Neste período os magistrados poderão enviar sugestões para a equipe que está reformulando a lei referida. Técnicos da UFRN ajudam nos trabalhos.

*

Ainda sobre o Judiciário, a atual gestão pretende aumentar o número de estágios remunerados, inclusive estendendo o programa para alunos do ensino médio. Outra prioridade é renovar os equipamentos de informática em fóruns do interior.

*

A prefeitura de Mossoró decidiu antecipar o pagamento da folha de fevereiro para o próximo dia 24. Ainda não há data para o pagamento do mês de dezembro, que continua “em aberto”.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Parabéns ao secretário de Cultura de Gov pelo evento ,MAS EM RELAÇÃO ao evento cultural nacional chamado Carnaval,não temos nenhuma nota do MP recomendando que não tenha…nem da prefeitura informando o prq da não realização do evento…Vejo o Carnaval como uma festa popular ,que investindo pouco faz a alegria da população. O discurso mudou…agora a crise voltou a tona e os gestores insistem em dizer que não tem dinheiro pra Carnaval…sendo que o Carnaval também eh uma forma de lazer..
    Direito garantido na constituição.Ow Bolota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *