Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

borsalino

Bom dia, bom dia, alegria. Salve, salve nossa Mossoró de clima serrano – pelo menos do início da semana para cá -. Então a bebida da vez é o vinho. Vamos aproveitar o momento único durante o ano. Mas sem frescura, viu. Não me venham com isso de harmonização, grau de inclinação, de refrigeração, taninos etc. A única exigência é que seja vinho seco. Vinho doce não dá, é como se misturasse uma parte de Ypioka com três partes de suco de uva em caixinha.

*

A imprensa e as redes sociais informando que os mossoroenses retornam a cidade depois do carnaval. Era de se estranhar se não voltassem mais. Imaginem se todos fixassem residência em Apodi, Areia Branca etc. Outros ainda anunciam que o carnaval se encerrou com alguns incidentes. Ora, encerrou-se o carnaval 2017, o evento em si ainda perdurará por muitos e muitos anos.

*

Racionalmente analisando, a apuração das notas para a escolha da escola de samba campeã do carnaval carioca em nada tem a ver conosco. Tantas coisas importantes acontecendo em nossa região e nós em frente ao aparelho televisor vibrando a cada nota informada pelo narrador. Prende-nos bastante, apesar de nada ter a ver com nossas vidas, com nosso cotidiano.

*

Para a maioria das pessoas, ver cadáveres é uma tarefa nada agradável. Mas como em tudo existe exceção, um advogado mossoroense é frequentador assíduo do ITEP, onde vai apenas para ver os defuntos. Segundo relatos, ele costuma aparecer no órgão no domingo à tarde e após feriadões. Chega perguntando se tem novidades. Macabro.

*

Ontem, próximo ao Nogueirão, flagrei um senhor praticando atividade física com um cassetete na mão. A que ponto chegamos.

*

A sociedade em geral pode até discriminar as pessoas de pele escura, mas os colunistas sociais têm verdadeira ojeriza a gente feia (qual o conceito de feio?). Ao anunciarem uma festa, a primeira coisa que fazem é dizer que haverá muita gente bonita. É um tal de “gente bonita” pra cá, “gente bonita” pra lá. Resta saber qual o conceito de beleza aplicado, pois há uns empresários feios de doer que vivem sendo paparicados por estes sanguessugas.

*

O que você acha do cara que sai de casa com destino ao shopping, num dia chuvoso, unicamente para comer um petit gateau (pesquisei o nome no Google)? Isso é coisa de quem é bivolt. Caba macho sai de casa pra ir ao mercado comer uma buchada, isso sim, daquelas que escorre a gordura pelos cantos da boca.

*

Entre os adolescentes, tudo é azaração, galera, curtição e resenha. Que tal estudarem para um dia serem úteis à sociedade?

*

Por tradição, o colunista social informa os aniversariantes do dia. Quando eles querem bajular um pouquinho a mais dizem que Fulano é o aniversariante da semana, quando querem bajular de forma escancarada dizem que Fulano é o aniversariante do mês. Quando perdem a vergonha e a consciência, dizem que Fulano é o aniversariante do ano, da década etc. Quanto maior o espaço temporal, maior deverá ser o mimo, pensam.

*

Vamos às semelhanças:

felipe.tiago

isaias.chimbinha

gerson.pedro

*

Já perceberam que sempre escolhemos os piores planos de celulares? Pesquisamos, fazemos mil cálculos, análises e, ao final, imaginamos estar usufruindo do melhor plano de celular existente na face da Terra, mas ai vem a filha da vizinha, uma adolescente cria do programa Malhação, dizendo que na operadora tal eles liberam trocentos minutos por dia, outros tantos torpedos, plano de dados o triplo do seu, e ainda dão o aparelho de graça, fazendo nos sentir uns lesados. Para piorar, somos obrigados a passar um ano no plano que contratamos,  que agora descobrimos ser bastante sem futuro. É sempre assim, plano bom só o dos outros.

*

Segundo Platão, “os governantes têm o direito de não dizer a verdade para os cidadãos”. Pelo que se percebe, nossa classe política leva a sério demais este pensamento do filósofo grego.

*

Vou ali beber uma Cerpa no bar Suez para ver se eu esqueço.

*

OBS. Contribuiu com este post o amigo João Bosco, o Bosquinho.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Vinho combina com frio, frio e neve tem tudo a ver.

    Em Mossoró, o povo só vê ”neve” cair quando a prateleira do supermercado desaba.

    E não me venha dizer que esse é um momento único para beber vinho.

    99,9999% dos brasileiros só bebe vinho na sexta feira santa, sob uma temperatura de 40 graus. Aliás, ele não bebe: enche o bucho até se embriagar e mijar nas calças.

    RECEITA Á MODA BRASIL

    Pegue um copo grande, coloque bastante gelo e complete com Sangue de Boi, Vinho do Padre, Vinho Padre Cicero, São Roque ou Canção.

    TIRA GOSTO(???) DO VINHO.

    Com o costume de não comer carne na sexta feira santa, a melhor pedida para acompanhar um bom vinho é Piaba, pescada na Barragem de Baixo e frita no óleo de algodão.

    TIRA GOSTO DA PIABA.

    Limão. Não deixe faltar limão em casa durante a semana santa. Não deixe faltar gelo para colocar no vinho. Vinho sem gelo não presta. Todos sabem disso.

    GUARNIÇÕES.

    O único acompanhamento para se degustar Piaba frita é farinha.

    SOM PARA OUVIR TOMANDO VINHO.

    Na primeira hora, a sugestão é ouvir uma suave musica romântica. Genival Santos é uma boa pedida. A partir de então, qualquer forro tocado por bandas cearenses é bem vinda.

    APÓS INGERIR 1 GARRAFÃO.

    Um banho de bica é aconselhável para esfriar o clima e renovar as energias.

    Vejam como fica o COMBO:

    Vinho + Gelo + Piaba frita + Farinha + Limão + Genival Santos + Forro Cearense + Banho de Bica ou de rio/açude/lagoa, etc.

    UMA DICA.

    Prefira os vinhos em garrafões de 5 litros. São mais saborosos, saem mais em conta e você pode ainda aproveitar a linda embalagem para decorar a estante da sua casa ou jardim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *