Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

1

greve-geral-2

Amanhã, centenas de milhares de brasileiros vão às ruas protestar contra as reformas trabalhista e previdenciária, é a chamada GREVE GERAL. Em Mossoró, a concentração será no largo da Igreja São João, às 8h. Os manifestantes sairão a pé até a Catedral de Santa Luzia. O fato de o evento começar e terminar num templo santo não é coincidência. A igreja católica está engajada contra as reformas.

Os empresários, na maioria apoiadores das reformas, estão pressionando os empregados a não participarem das manifestações, inclusive com ameaças de suspensão e demissão.

O Brasil está claramente dividido entre apoiadores de ideias esquerdistas e apoiadores de ideias direitistas. Tal se torna visível em qualquer lugar que haja meia-dúzia ou mais de pessoas. As redes sociais estão repletas de gente se digladiando sobre ideias esquerdistas e direitistas, além de outras correntes minoritárias.

Ir a rua protestar contra as reformas é um ato legítimo, criticar quem vai também o é. E assim vamos amadurecendo nossa democracia.

*

A esta altura do campeonato, no ano passado, o assunto “licitação do Mossoró Cidade Junina” era o mais comentado em rádios, jornais, blogs, redes sociais, salões de beleza, clubes de tiros etc. Todos cobravam informações acerca do início do processo, das empresas concorrentes etc. Era impossível passar um dia sem lermos ou ouvirmos alguém exigir informações sobre a licitação.

Neste ano, vivemos situação até pior, pois – até a presente data – não existe nada tramitando. Não existe processo de licitação iniciado, e olhe que o evento está bem ali. Estou sentindo falta, contudo, das cobranças incessantes. De repente, não mais que de repente, todos deixaram de cobrar a realização do processo licitatório. Estranho, muito estranho.

*

Através de Decreto, o presidente Michel Temer concedeu Indulto de Dia das Mães a algumas presas do sistema penitenciário nacional. Assim, elas poderão ser liberadas se preencherem algum dos requisitos previstos na norma, entre estas ter gravidez de risco, ser maior de 60 anos, ter filho ou neto com idade inferior a 12 anos e ser considerada pessoa com deficiência. Para a concessão do benefício, outros requisitos devem ser associados aos acima citados, mormente no que se refere ao tipo de crime e tempo de cumprimento de sentença. Tudo está estabelecido no decreto, publicado no Diário Oficial da União do dia 17 de abril.

*

Os canteiros do Planalto 13 de Maio continuam tomados pelo lixo e pelo mato. Não via situação assim há anos. Tem tanto mato que os motoristas não conseguem ver os carros do outro lado da via, o que pode causar acidentes.

*

Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht, tinha como fiel parceiro o senador Romero Jucá (PMDB-RR). Era ele quem agia, mediante propinas, para que a Odebrecht conseguisse alterar leis em seu benefício. Um mercador de leis. Agora dá para entender por que Jucá foi o líder no Senado nos governos de FHC, Lula, Dilma Rousseff e agora é no governo Temer. Eita Florão da América sem jeito.

A revista Época desta semana traz vários exemplos de medidas provisórias e leis que foram feitas sob medida para favorecer a Odebrecht, entre os benefícios estão facilidades para refinanciar dívidas, isenções, desonerações e descontos tributários.

*

A juíza do Trabalho, Tamara Gil Kemp, de Gama-DF, decidiu, em caso concreto, que não há vínculo empregatício entre motorista de Uber e o aplicativo. No sentir da magistrada, a relação é de parceria, e não de subordinação.

Compartilhe

Uma resposta

  1. Para cada real ”doado”, a Odebrecth recebia em troca UM MILHÃO DE REAIS dos governos.

    o ”sui real” continua sem saber de nada. Entretanto, ele e os filhos estão podres de rico e, coincidentemente, a riqueza teve inicio em janeiro de 2003.

    Isso, ele sabe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *