Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

Tio Colorau

Por Erasmo Firmino

0

Ontem, durante intervalo do Jornal Nacional, foi exibido um pronunciamento do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), onde este tratou do pacote de 18 medidas para conter a crise econômica, as quais foram enviadas ao legislativo pelo governador do estado, Robinson Faria (PSD), tudo atendendo a exigências do governo federal, que só socorrerá financeiramente o estado se as medidas forem aprovadas.

No pronunciamento, o deputado citou algumas destas medidas, mas fazendo jogo de palavras a fim de enganar a todos. Disse, por exemplo, que um dos projetos visa a REGULAR a contribuição previdenciária. Ora, o deputado pensa que todos somos beócios. Regulada a contribuição previdenciária já é há anos, o que o projeto busca é AUMENTAR a alíquota, de 11% para 14%, sacrificando o servidor público que ganha menos.

No Rio Grande do Norte, cerca de 80% dos servidores públicos estaduais recebem menos de R$ 2 mil por mês. Um aumento de alíquota atingirá enormemente este grupo. O deputado deveria ser honesto e utilizar o verbo correto: aumentar.

*

Ainda sobre o pacote fiscal, este prevê um perdão de dívida de até 95% para devedores dos antigos bancos Bandern e BDRN. Talvez isso justifique o apoio irrestrito da classe empresarial ao pacote. É um absurdo que os servidores sejam penalizados e os empresários sejam agraciados. E, neste caso, o perdão da dívida prejudica a toda a sociedade, que deixa de contar com mais uma receita, a qual poderia ser aplicada em saúde, educação, segurança etc.

*

Vale lembrar que o pacote de medidas do governo é uma exigência do governo federal para socorrer financeiramente o estado. Assim, não há o que se estranhar. Desde sua assunção à presidência, Michel Temer aplica uma política neoliberal que sacrifica a classe pobre e beneficia a classe empresarial, como o é toda política neoliberal.

*

Faltam poucos dias para o julgamento do ex-presidente Lula da Silva (PT) no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região, com sede em Porto Alegre (RS). Para manter a segurança de todos, dirigentes dos órgãos públicos que funcionam no entorno do prédio onde funciona o tribunal decidiram, em reunião, que o expediente será suspense já a partir das 12h do dia 23 e durante todo o dia 24, dia do julgamento.

Pelo histórico da 8ª turma, composta por três desembargadores, estes deverão manter a condenação do ex-presidente, com possibilidade de, inclusive, aumentar a pena, como aconteceu em 32 decisões dos 98 recursos envolvendo a Operação Lava-Jato. Apenas em sete oportunidades o colegiado reformou a pena de condenação para absolvição.

O dito popular de que o ano só começa depois do carnaval não se aplica neste 2018…

*

Hoje é o dia dos Tribunais de Contas. Não há o que parabenizar. A depender de mim eles seriam todos fechados. São órgãos inócuos, que servem apenas para acomodar aliados políticos, dando-lhes cargos de conselheiros, todos vitalícios e com vencimentos estratosféricos. Pode até ser que haja trabalho nestes órgãos, mas estes não resultam em nada de concreto.

Teoricamente, os tribunais de contas são órgãos auxiliares do poder legislativo para investigar a aplicação de recursos públicos. Na prática, as investigações nunca dão em nada.

*

Neste instante, as caixinhas de som do computador tocam a canção Just My Imagination, pra mim, a melhor da banda The Cramberries, que esta semana perdeu sua vocalista, Dolores O’Riordan, que morreu aos 46 anos de idade.

*

Continua até o dia 20 os festejos alusivos a São Sebastião na cidade de Governador Dix-sept Rosado. Todas as noites têm novena, apresentação de peça teatral e shows musicais. A procissão de encerramento da festa será no dia 20, dia de São Sebastião.

*

A revista Superinteressante, edição 383, de novembro de 2017, apresenta 15 mitos que envolvem a saúde, tudo com base em vários estudos. A matéria diz que (01) homeopatia não funciona; que (02) estalar os dedos não faz mal; que (03) açúcar mascavo não é mais saudável do que o branco; que (04) tomar banho depois das refeições não faz mal; que (05) vitamina C não cura gripe ou resfriado; que (06) cápsulas de Ômega-3 não turbinam o cérebro, e nem nada; que (07) não há alimento ou suco com efeito detox; que (08) o café da manhã não é mais importante que as outras refeições; entre outros. Repito, todas as conclusões foram feitas após numerosos estudos.

*

É impressão minha ou essa nova novela da TV Globo, Deus Salve o Rei, procura imitar, em alguns personagens, a famosa série Vikings?

*

Na primeira rodada do estadual, o Potiguar perdeu pro Assu, em casa, por 4 x 1; já o Baraúnas perdeu para o Globo por 3 x 0, em Ceará-Mirim. Sinal de que novamente as equipes mossoroenses serão sacos de pancada no certame estadual.

Quem está de fora costuma apontar soluções para o futebol local, mas a realidade é que não há, por enquanto, nenhuma solução no horizonte. Quem está no comando dos dois times vem se esforçando bastante, podem ter certeza. O problema é que os demais times possuem maior estrutura e organização, e isso não vem de hoje. Há anos que o futebol mossoroense definha, e ninguém encontra uma forma de reerguê-lo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *